Ptwix – Tweets no seu site ou blog

PtwixPtwix é uma ferramenta escrita em PHP e AJAX que permite mostrar os seus tweets ou os tweets dos seus amigos numa página e também permitir que outras pessoas o sigam pelo widget.

Poderá personalizar o seu theme, escolhendo um dos 3 temas disponíveis e alterando as imagens e as folhas de estilo.

O widget é de fácil configuração, permitindo-lhe alterar as dimensões e o tipo de timeline que deseja mostrar, através do código. Para além disso, o widget permite-lhe actualizar os tweets clicando apenas num botão, sem ter que fazer refresh total à página.

Para que o widget corra, basta ter uma conta de alojamento com PHP 5 e com a biblioteca Curl. Poderá no entanto usar o Ptwix sem o Curl, no entanto apenas funcionará para a sua timeline e não a dos seus amigos.

Poderá ver uma demo do Ptwix a funcionar aqui e fazer ver as instruções de instalação e download aqui.

Alojamento Web

JomSocial – Redes sociais em Joomla

JomsocialQuem me conhece já sabe que eu não sou lá muito amante do Joomla, no entanto não posso deixar de dizer que a plataforma tem à disposição muitas extensões bastante úteis.

Hoje fiquei a conhecer o JomSocial, uma ferramenta que permite criar redes sociais em Joomla, permitindo aos membros criarem uma comunidade e partilharem emoções.

Rico em Ajax, este novo plugin permite:

  • Criar, entrar e participar em grupos;
  • Conectar-se com outros utilizadores através do sistema de amigos
  • Comunicar em privado com os seus amigos
  • Enviar e partilhar fotos

Com o Joomla poderá criar uma autentica rede social digna de um Hi5 (err… isto saiu mal, vamos tentar de novo), digna de um Facebook (podia ser pior… orkut? :|).

Apesar da maioria dos plugins para Joomla serem gratuitos, esta extensão tem um preço de 149$.

Alojamento Web

Twitter – Novo design

Twitter Re-design

Ver Vídeo

A mais popular rede social de microblogging, leia-se Twitter, renovou a estrutura do seu site.

Para além de “arredondar” os elementos do site, agora o sistema de abas (tabs) está na barra lateral e não no topo como anteriormente.

A nível de design, o twitter permite agora a escolha de uma entre várias skins e ainda a possibilidade de personalizar cada uma dessas cores.

Existem também melhorias no que toca à velocidade do site, pois agora é muito mais acessível graças à implementação de Ajax na página home.

Não se esqueçam de seguir o @webtuga e de aturar o @cenourinha.

Alojamento Web

SQL Buddy – Administração de base de dados MySql Web Based

SQL Buddy

Para quem trabalha com MySQL no dia a dia certamente que conhece e usa ou já usou o phpmyadmin, no entanto a sua interface pode-se tornar um pouco lenta com base de dados com grande quantidade de dados.

Hoje apresento-vos o SQL Buddy, outro sistema de administração de base de dados MySql Web Based, gratuito e opensource que recorrendo ao uso de Ajax, torna o trabalho dos programadores muito mais fácil e rápido.

O SQL Buddy não necessita de instalação, bastando para tal descompactar os ficheiros no servidor e efectuar login com os dados do utilizador do MySql.

Ligando-se como root, poderá criar novos utilizadores na base de dados e assim tudo e todos.

Apesar do sistema recorrer ao Ajax para carregar o conteúdo parcialmente, é possível adicionar as páginas com os resultados aos favoritos.

É ainda uma boa aplicação para importar e exportar conteúdo parcial ou total da ou para a base de dados.

Como ainda não existia plano para tradução em Português de Portugal, apenas estava presente o Português do Brasil, decidi começar a traduzir, caso queiram contribuir cliquem aqui.

Alojamento Web

MyBloop: alojamento de ficheiros ilimitado

MyBloop é um serviço de alojamento e partilha de ficheiros, semelhante ao Box.net ou Mediamax.com. Para enviar os ficheiros, os utilizadores podem utilizar o interface web, que suporta o envio de múltiplos ficheiros, ou o cliente para desktop, compatível com Windows e Mac OS X.

O MyBloop oferece espaço ilimitado para alojar os ficheiros, mas limita o tamanho de cada um a um máximo de 1GB – algo que não deve ser grande incómodo para a maioria dos utilizadores.

Os utilizadores podem partilhar os seus ficheiros no serviço, podendo ser acedidos através de uma pesquisa feita pelos outros utilizadores do MyBloop. Também é possível inserir um código html num blog, fórum ou qualquer outro site, por forma a que outros utilizadores acedam aos ficheiros partilhados.

Outras funcionalidades do MyBloop são a organização de músicas em playlists, interface em AJAX para permitir uma fácil organização dos ficheiros e tráfego ilimitado.

MyBloop.com

Alojamento Web

Cloudo – um Web OS de origem sueca

cloudo

Eu pensava que os Web OS (sistemas operativos online) já eram coisa do passado e que o microblogging era a nova moda da internet. Talvez até seja assim, mas o desenvolvimento do Web OS continuam.

O mais recente é de origem sueca e chama-se Cloudo. Este serviço, ao contrário de muitos outros do género, não utiliza Flash; em vez disso, utiliza Ajax em cima de PHP e MySQL.

Algumas das funcionalidades deste serviço são a sincronização automática entre os ficheiros guardados no computador e no Cloudo, partilha de ficheiros e a possibilidade de acesso a partir de um dispositivo móvel.

O Cloudo está em fase alpha e as inscrições estão fechadas. No entanto, os utilizadores podem inscrever-se para a fase beta, que deverá chegar dentro de pouco tempo.

Cloudo

Alojamento Web

Chyrp: uma alternativa ao WordPress

chyprQuem quer ter o seu blog com alojamento próprio, normalmente escolhe o WordPress. Outra das soluções, escolhida menos vezes que a anterior, é o Movable Type. Uma outra solução, que reúne ainda menos adeptos, é o LifeType. Existem ainda outras opções, mas preenchem uma extremamente reduzida fatia das escolhas dos bloggers.

Uma destas soluções com um reduzido número de utilizadores é o Chyrp, uma plataforma de blogging leve e que utiliza PHP, MySQL e AJAX. Assim como o WordPress, o Chyrp pode ser personalizado com temas e módulos (equivalentes aos plugins do WordPress).

Há poucos dias, esta plataforma chegou à versão 1.0.3. Entre as novidades está a possibilidade de pré-visualizar os posts antes de os publicar, a alteração do nome Tweets por Posts e a implementação de um sistema de actualização de versão.

Chyrp, via Neowin.net

Alojamento Web

Google cria aplicação para o iPhone

O Google lançou uma aplicação para o iPhone, que combina os serviços do gigante dos motores de busca num único interface.

Nesta nova versão, mais rápida e de fácil acesso, é possível usufruir do motor de busca do Google, do Gmail, do Calendar, Google Reader e de muitas mais aplicações web, sem ter de mudar de página, tirando partido do Ajax e do sistema multitouch do iPhone.

Alojamento Web

Visual Studio 2008 com 250 novas funcionalidades

A versão 2008 do Visual Studio 2008 já está disponível para os subscritores da MSDN. Nesta versão, os utilizadores podem esperar mais de 250 novas funcionalidades, entre elas suporte para AJAX e JSON e para as mais recentes versões dos sistemas Windows (Windows Vista e o ainda por lançar Windows Server 2008).

{Fonte: eWeek}

Alojamento Web

Aptana Studio 1.0

O Aptana Studio chegou, após dois anos de desenvolvimento, à versão 1.0 e já está disponível em duas versões: a versão profissional, que é paga, e a versão comunitária, anunciada à uns meses atrás como a base dos produtos da empresa.

A versão comunitária do Aptana Studio tem, de longe, menos funcionalidades que a versão profissional. Esta versão é uma boa escolha para webdesigners que necessitem de ter pré-visualização de CSS e escrever umas coisas em AJAX e Javascript. O suporte para PHP, RadRails, Adobe Air e outras linguagens está na versão profissional, que também suporta debugging do Internet Explorer e SFTP.

Os utilizadores que quiserem a versão profissional terão que desembolsar uns bons €69, mais euro, menos euro. Os outros poderão descarregar, gratuitamente, a versão comunitária e começar a programar. Ambas as versões estão disponíveis para GNU/Linux, Mac OS X e Windows.