Twitter: ainda tem muito pio para dar

Twitter

Um pouco por toda a blogosfera, através de posts e artigos em blogs e noutros sites, tem-se tornado um bocado lugar-comum falar sobre o possível abrandamento do Twitter.

Para quem tem vivido debaixo duma pedra ou numa caverna sem comunicação com o mundo exterior, o Twitter é um site que consiste numa rede social e serviço de microblogging, em que os utilizadores podem enviar e ler mensagens de outros utilizadores, mensagens estas que são chamadas de tweets. Estas mensagem têm um limite máximo de 140 caracteres. Cada utilizador pode seguir (follow) e ter outros seguidores que o queiram seguir (followers). Pode-se enviar tweets não só a partir do nosso perfil no site do Twitter como também a partir de aplicações externas como os smartphones e SMS a partir de telemóveis. Infelizmente Portugal ainda não está incluído na lista de países suportados para poder usar SMS.

Apesar de haver algumas mentes pela web que falam sobre a perda de poder do Twitter, esse cenário ainda está longe de acontecer. O Twitter tornou-se tão enraizado dentro da rotina virtual dos utilizadores mais virados para a web e as redes sociais, que vai ser difícil despegar este hábito. E cada vez mais pessoas, de todas as idades, se viram para o seu computadorzinho ligado à internet e entram na onda social. É quase como dizer que o Facebook está a perder terreno… o Facebook, segundo o Alexa Ranking, que é um site chamado Alexa que mede os níveis de tráfico dos sites por todo o mundo, é o 2.º site mais visitado do mundo. O primeiro é o Google, faz sentido? O Twitter está na 9.ª posição.

No dia 2 de Novembro de 2010 o Presidente da Venezuela ultrapassou a barreira de 1 milhão de seguidores. Agora, se aquele número é legítimo ou anda ali mão do diabo já não sei. Existem algumas formas de aumentar os números de seguidores no Twitter, umas mais fáceis do que outras, mas vamos partir do princípio que o Hugo Chavéz é mesmo um gajo popular.

O Twitter tornou-se um dos dois botões obrigatórios em todas as empresas que querem se mostrar “para a frentex”, tornou-se um hábito, e os hábitos são difíceis de mudar. Não é que o Twitter seja comprovadamente, em todos os casos, bom para o negócio, eu acho que acaba por ser uma distracção, porque muitas pessoas vão para o Twitter vindo dum website que tinha um botãozinho engraçado, e o webmaster daquele site pode ter perdido um cliente ou um leitor interessado, enquanto o utilizador já esqueceu, anda a navegar pelo twitter, ou pior ainda, apenas fechou a página anterior e foi para o youtube ver vídeos. Adeus utilizador.

Há mercados em que o Twitter pode funcionar melhor, se estes forem personalidades ou empresas que sejam genuinamente atractivas para os seus seguidores, em que as pessoas queiram mesmo, mas mesmo, mesmo estar actualizados com quem eles estão a seguir… em toda maioria dos outros, acaba por ser uma distracção. Não é que não contribua para a formação ou visibilidade da empresa, mas em termos de clientes em si, não é eficiente.

Twitter

O que é que isto quer dizer para utilizadores normais como nós? Nada de especial, mais uma maneira de usar o nosso tempo, ao menos não se perde tanto tempo lá como no Facebook (vocês sabem do que é que eu falo…).

______________________

O João Paulo é artista, designer, entusiasta sobre digital marketing e os motores de busca, gosta de ler, ver um bom filme, e veja-se lá, de vez em quando pensa que é escritor.

É administrador dum site àcerca do logotipo e tem ainda um outro engraçado sobre o retrato artístico como tema principal.

Alojamento Web

Mais-Tráfego – Cria um Blog

Mais-Trafego

A comunidade Mais-Tráfego em conjunto com vários outros parceiros, decidiu lançar um passatempo que tem em vista ajudar um cybernauta a aprender a usar varias ferramentas de blogging.

Neste passatempo, para alem de aprender os conceitos básicos de blogging, aprender a criar, gerir e a levar um blog ao sucesso, terá também a oportunidade de ganhar vários prémios como incentivo.

Entre os prémios estão um Netbook Toshiba NB100-12Z, uma Pocket Cam Flip Ultra e uma Emtec Pen USB C300 de 16GB para o primeiro classificado, um iPod Touch para o segundo classificado e um sistema de som Vers Audio 2X – Natural Cherry.

Apenas precisa de criar um blog e inscrever-se na pagina oficial do passatempo. Para alem da oportunidade de criar um blog, tem ainda a possibilidade de ganhar estes e outros prémios.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • 1.Qualidade e frequência de actualização; (30%)
  • 2.Design; (10%)
  • 3.Originalidade; (10%)
  • 4.SEO – optimização para motores de pesquisa; (10%)
  • 5.Linkbuilding; (5%)
  • 6.Social Networking;(10%)
  • 7.Colocação de publicidade e potencial de rentabilização; (5%)
  • 8.Google Pagerank; (5%)
  • 9.Alexa Rank; (Factor desempate)
  • 10.Rank Technorati; (5%)
  • 11.RSS Feed readers; (10%)

Para alem do apoio na divulgação feito pelo WebTuga e outros projectos online, este passatempo conta ainda com vários parceiros como o Sapo, Canalmail e a Promais.

Poderá consultar outras informações como regras, Faqs e critérios de avaliação no Mais-Tráfego.

Alojamento Web

Top 10 sites em Angola

Angola

Segundo as estatísticas do Alexa, o Live.com, o Hi5, o Yahoo e o MSN.com são mais visitados que o Google.com, no entanto o Google marca presença com o Google.com, Google.pt, Google.it.ao, Google.com.br e YouTube.com, já o Blogger.com está em 11º.

Deixo-vos aqui com a lista dos 10 sites mais visitados em Angola:

  • 1 – Live.com
  • 2 – Hi5.com
  • 3 – Yahoo.com
  • 4 – Msn.com
  • 5 – Google.com
  • 6 – Google.it.ao
  • 7 – Google.pt
  • 8 – Google.com.br
  • 9 – Uol.com.br
  • 10 – YouTube.com

O Sapo.pt encontra-se em 16º lugar segundo o Alexa, em frente do Ask.com. Poderá encontrar a lista mais detalhada aqui.

Alojamento Web

Alexa com novo design

Alexa Novo Design

O Alexa, uma ferramenta de recolha de informações e estatísticas acerca de sites tem agora um novo design.

A ferramenta mantida pela Amazon que obtém informação acerca do tráfego de um site e determina um ranking para este através dos dados obtidos pela Alexa Toolbar, tem agora um novo design que permite uma melhor navegação no directório de sites e nos dados de cada site.

Para além disso, o Alexa tem agora mais informações relativas aos sites, como a média do tempo que uma visita passa no seu site, o número de pageviews por utilizador e ainda o bounce rate.

Leia também o artigo “Como aumentar o Alexa Page Rank“.

Alojamento Web

EditGrid – Folhas de calculo online

EditGrid - Folha de calculo online

O EditGrid é uma ferramenta de criação e edição de folhas de calculo online bastante completa e totalmente gratuita que permite colaboração online e publicar posteriormente a folha de calculo disponível na Internet para o acesso a qualquer pessoa.

Tem algumas opções avançadas que permitem a integração com a API do Alexa, Google Charts, Yahoo! Finance, Reuters e ainda a API dos gráficos do Compete. Para além disso é possível também fazer ligações remotas a base de dados e adicionar vários tipos de gráficos à sua folha de calculo.

Esta folha de calculo tem de tudo para deitar abaixo qualquer aplicação desktop do género que já vi até agora, muito boa para quem necessita de trabalhar com folhas de calculo e partilhar os resultados com outras pessoas. Uma ferramenta simplesmente genial para colaboração online na criação de folhas de calculo.

Alojamento Web

Revisão WebTuga 2008

WebTuga

Está a chegar o final de 2008 e eu gostaria de vos trazer de volta alguns dos artigos relevantes neste últimos tempos (semanas/meses). Alguns artigos são bastante recentes, outros nem por isso. Como decidi dar uma vista de olhos ao passado do blog, recolhi alguns dos artigos que penso que marcaram a segunda metade do ano 2008 no WebTuga.

Alguns deles são opiniões pessoais, outros guias, outros discussões e outros apenas notícias, mas todos eles foram aqui discutidos por pessoas com opiniões diferentes.

Espero que gostem desta pequena (grande) recolha de artigos.

Web 3.0
Deskmod Linux
Windows 7 – 2008
Lista de url shortners
Drupal – Melhor CMS 2008
Alternativas ao phpmyadmin
Alojamento de ficheiros online
Compras Online em Segurança
Joost – Tv online no seu browser
Ver vídeos do Hulu em Portugal
Como aumentar o Alexa Ranking
PTGamers (Webrain) querem 200.000€
Fotos e Vídeo da Carolina Salgado nua
10 razões para não usar Ubuntu (Linux)
Publicidade na Internet – Bloquear ou não bloquear
Pixmania
Portátil Magalhães
O vício das séries
Google Chrome
BlogDay 2008
E-escolinhas

Em 2008 ocorreram bastantes acontecimentos no mundo das novas tecnologias. Esperemos que 2009 nos reserve bastantes surpresas, pois nós estaremos aqui para cobrir as novidades como sempre.

Alojamento Web

Como aumentar o Alexa Ranking

Alexa

Hoje em dia os serviços como o Text-Link-Ads, Sponsored-Reviews e outros sites do género utilizam o Alexa ranking e o Google Page Rank no seu algoritmo de avaliação de sites.

Aqui deixo algumas dicas que o vão ajudar a aumentar o seu Alexa Ranking, bem como as visitas ao seu site.

1 – Instalar a Alexa Toolbar

Até à poucos meses, a Alexa Toolbar era exclusiva para Internet Explorer, razão pela qual o Alexa Ranking era provavelmente falível. Agora com a toolbar Sparky para Firefox é mais fácil aumentar o seu ranking no Alexa e este torna-se um pouco mais perto da realidade.

2 – Colocar o Alexa Rank Widget no seu site

Colocando o widget do Alexa com o seu ranking no seu site pode aumentar o seu ranking, apesar de alguns especialistas dizerem que esta técnica já não funciona.

3 – Encorajar os seus leitores a utilizarem a Alexa toolbar

Apesar da maioria das toolbars serem sinónimo de spyware, adware e outros, o Sparky é bastante simples, ficando escondido na barra de estado e sem ocupar visualmente um grande espaço.

4 – Instalar a Alexa Toolbar nos computadores do seu trabalho/escola/outros

Apesar de não ser ético, esta é uma boa opção para aumentar o seu Alexa Ranking. Muitas das pessoas vão usar o Alexa Toolbar sem sequer notarem.

5 – Obter reviews dos seus utilizadores no Alexa acerca do seu site

Se os seus utilizadores fizerem reviews ao seu site no Alexa, provavelmente o seu ranking irá aumentar.

6 – Escrever acerca do Alexa no seu site/blog

Isso mesmo, tal como eu estou a escrever no WebTuga acerca do Alexa, muitos webmasters fazem o mesmo. Se parte dos seus utilizadores colaborarem ou forem webmasters, vão ser mais algumas visitas ao seu site com o Sparky instalado.

7 – Partilhar o seu blog/site com outros webmasters

Alguns dos webmasters sabem a importância que certos rankings têm para o seu site, portanto utilizam o Sparky. Se os seus colegas webmasters visitarem o seu site, só tem a ganhar.

8 – Escrever conteúdo de interesse relevante para Webmasters

Tal como foi dito anteriormente, as visitas de Webmasters são um ponto a mais para o seu Alexa ranking aumentar.

9 – Crie ferramentas para webmasters

Ferramentas como Page Rank Checker, Topsites e métodos de divulgação de websites fazem com que os webmasters ao seu redor estejam em alerta no seu site. Isso irá aumentar as visitas de webmasters, logo aumenta o Alexa Rank.

10 – Faça com que o seu site seja divulgado

Seja pelo StumbleUpon, seja pelo Digg, seja por outros fóruns. Quantas mais visitas tiver o seu site, maior é a probabilidade de ter visitas que utilizem o Sparky.

São pequenas dicas que podem ajudar a aumentar o Alexa Ranking dos seus sites.

Alojamento Web

YouTube – Google adquire Omnisio

Omnisio Logo

O YouTube teve um crescimento extraordinário de visitas, tendo desde 2005 ultrapassado a maioria dos sites em número de visitas, incluindo o próprio Google.

No entanto, apesar de ter revolucionado a Web, o Google quer tirar mais partido deste e foi esse o motivo que o levou a adquirir o Omnisio.

O Omnisio permite a qualquer pessoa, incluindo anónimos, adicionar comentários em forma de balões ao vídeo em tempo real a qualquer vídeo do YouTube.

Actualmente está desactivado o serviço, no entanto é ainda possível adicionar comentários e ver vídeos anteriormente adicionados ao sistema.

Deixo aqui um dos vídeos mais comentados no Omnisio, duma personagem bastante conhecida:

Alojamento Web

Battle of the Bands: o barómetro online da música

A startup inglesa Songkick lançou o Battle of the Bands, um serviço semelhante ao Alexa mas para bandas e artistas – um barómetro de popularidade.

Para a medição da popularidade, o Battle of the Bands utiliza as contas das bandas e artistas no MySpace com 50 ou mais contactos, de onde recolhe informação sobre o número de vezes que as músicas foram tocadas e o número de contactos. O calculo também é feito através das menções em 1500 blogs e do número de vendas que as bandas presentes no MySpace têm no Amazon.

Por enquanto, este serviço pouco mais permite que ver como está a popularidade das bandas e dos artistas presentes no MySpace. Futuramente, de acordo com o techcrunch.com, será possível inserir os gráficos em qualquer website.

Songkick Battle of the Bands

Alojamento Web

Google Page Rank em actualização

O Google Page Rank está em actualização.

Agosto foi o mês escolhido pelo Google para actualizar o Page Rank dos sites indexados no seu motor de busca.

Para quem não sabe, o Google Page Rank é um algoritmo que calcula o ranking de cada site através de vários factores que o influenciam.

O Page Rank vai de 0 a 10, sendo 0 o mínimo valor e 10 o máximo.

O Google está a começar um processo ao qual chamamos Google Dance. Não, não se trata de uma evento de danças tradicionais patrocinado pelo Google, este nome é verificado devido às DataCenters do Google durante este processo mostrarem valores totalmente diferentes. Quando o processo acabar, todas as DataCenters estarão estabilizadas.

O Google começou por contar ( não, não têm macacos a contar… é um processo automático ) os backlinks para cada site, ou seja, o número de sites que ‘linkam’ um determinado site.

Este é o primeiro processo da actualização, por exemplo, na segunda-feira o Google reportava que o WebTuga tinha 341 Backlinks, hoje se forem a esta página encontramos 421 resultados, que indica o número de sites que têm hiperligações para a página principal do WebTuga.

O processo estará concluído em finais do mês de Agosto, até lá todos os resultados poderão ser instáveis.

O WebTuga desenvolveu uma aplicação que lhe informa o page rank actual da sua página, bem como o número de backlinks e o rank do Alexa.com .

Site: WebTuga Page Rank Check