VirtualHostX v2.0 – Gerir Servidor Web no seu Mac

VirtualHostX

Com os Mac Mini cada vez mais acessíveis e com o lançamento do novo Mac Mini Server, torna-se cada vez mais interessante testar macOSx em ambientes de servidor.

Se está a pensar em utilizar o seu Mac como servidor web, então provavelmente irá necessitar de uma ferramenta como o VirtualHostX 2.0.

VirtualHostX

O VirtualHostX permite-lhe facilmente alojar vários websites no seu Mac, permitindo-lhe de uma forma rápida e intuitiva, criar e gerir virtual hosts no servidor Apache.

Se é webdesigner e tem um Mac, então esta ferramenta é um “must” para si, pois permitir-lhe-á gerir vários projectos no mesmo servidor sem a necessidade de ter conhecimentos avançados nem abrir o Terminal para brincar com os comandos disponíveis.

A versão 2.0 deste software permite-lhe controlar algumas opções do Apache e é compatível com MAMP, Xampp e com o servidor web que vem por defeito no macOSx.

  • Configurar automaticamente o servidor web
  • Funciona com MAMP, XAMPP e com servidor web default do macosx
  • Partilhar os seus hosts com outros utilizadores da mesma rede local
  • Directivas personalizadas do Apache
  • Backup e restauro das definições do servidor
  • Criar um ambiente de desenvolvimento completo no seu Mac

Poderá fazer o download do VirtualHostX v2.0 aqui.

Alojamento Web

Habari – plataforma opensource de blogging

Habari Project

Habari é uma plataforma de blogging modular com suporte para vários tipos de base de dados, incluindo MySql, SQLite e PostgreSQL.

Permite utilizar vários serviços de armazenamento de ficheiros multimédia como o Flickr e o Viddler, tem suporte para o Atom Publishing Protocol, permite criar vários utilizadores e vários sites com uma única instalação, suporte para páginas e tem scripts para importar o conteúdo de outras plataformas de blogging como por exemplo o WordPress ou o Serendipity.

Existem ainda vários plugins e themes para a plataforma, que lhe permitiram assim expandir as funcionalidades da plataforma, integrando o blog com o twitter, flickr, feedburner, sistema anti-spam Defensio e muito mais.

Esta plataforma é opensource e está disponível em HabariProject.org, licenciada sob a licença Apache.

Alojamento Web

JaikuEngine – código fonte do Jaiku (opensource)

JaikuEngine

O JaikuEngine, código fonte do serviço de microblogging Jaiku comprado pelo Google, já está, como prometido, disponível gratuitamente e distribuído como opensource sob a licença Apache 2.0 no Google Code.

Uma vez que o Google não irá mais desenvolver o Jaiku, poderá correr o JaikuEngine no Google App Engine ou em qualquer servidor que tenha suporte para Python 2.4 ou Python 2.5.

Para além disso foi criado um grupo de discussão para o JaikuEngine no Google Groups onde os utilizadores poderão discutir e continuar a desenvolver o projecto.

Alojamento Web

Jaiku será OpenSource em breve

JaikuSe ainda ontem falei aqui num serviço que nos permite criar o nosso próprio Twitter ( Yonkly ), hoje chega-nos a notícia de que o Jaiku, um clone do Twitter comprado pelo Google, vai tornar-se OpenSource e será licenciado sob a licença Apache.

O sucesso do Jaiku não foi o esperado pelo Google e portanto este provavelmente irá fechar e tornar-se opensource para quem quiser criar o seu Twitter. De momento o Jaiku está a ser importado para o motor do Google App, portanto dentro de pouco tempo poderemos ter acesso a uma versão opensource o serviço.

É pena este projecto morrer, no entanto por outro lado penso que seja bom o Twitter ter o poder no que toca a microblogging e não o Google. Nem tudo na web pode ser do Google.

Alojamento Web

Sitonomy

O Sitonomy permite-lhe descobrir quais as tecnologias que um site está a utilizar, como software de recolha de estatísticas, linguagens de programação utilizadas pelo site, bibliotecas javascripts utilizadas no site, redes de publicidade utilizadas pelo site e ainda o servidor web que corre o site.

Para além disso o Sitonomy ajuda-o a encontrar alternativas ao software que esse site utiliza e obter estatísticas acerca desse software.

Quer espiar o software que o WebTuga utiliza? Então clique aqui.

Alojamento Web

Microsoft financia a Apache Software Foundation

Apache Software Foundation logo

A Microsoft vai financiar o desenvolvimento do servidor Apache, pelo que possivelmente implementará parte das suas funcionalidades no seu servidor web, visto que a licença do Apache, ASL v2 (Apache Software License v2) permite que o mesmo seja utilizado em software proprietário sem a necessidade deste o partilhar posteriormente como software livre.

Vejo isto como uma grande vantagem para ambos os lados, por um lado a Microsoft vai melhorar o seu software graças ao Apache e por outro lado a Apache ficará ainda melhor com o desenvolvimento de novas capacidades.

Alojamento Web

Android será 100% Open Source

Logo do android

Segundo diz o Google, ao contrário do que se tem dito, a plataforma Android, bem como todos os seus componentes e bibliotecas necessárias para fazer o port da plataforma para novos dispositivos, serão totalmente opensource para uso comum.

A licença usada será a ASL v2, ou seja, Apache Software License v2, usada também em projectos como o servidor HTTP Apache, o Tomcat e muitos outros grandes projectos opensource, existindo apenas duas excepções como é o exemplo do software que já está actualmente coberto por licenças, como é o caso do kernel Linux que usa a GPL ( Gnu Public License ) e ainda no que toca ao software Eclipe, que será licenciado pela licença Eclipse Public License (EPL).

O que poderá não ser open-source, serão as aplicações 3rd party criadas por desenvolvedores, que poderão ao abrigo da licença ASL v2, escolher qual será o licenciamento a proteger o seu software. Ou seja, o desenvolvedor poderá escolher se deseja ou não partilhar o código.

Alojamento Web

Debian GNU/Linux 4.0 actualizado

debianA versão 4.0 do Debian GNU/Linux, também conhecida como Etch, foi actualizada com mais de 100 correcções de falhas de segurança e outras correcções.

Entre as aplicações alvo de correcções ou actualizações estão o Apache2, o instalador do Debian, o Gnome-panel, o OpenOffice e o Linux.

Os utilizadores do Debian GNU/Linux Etch poderão actualizar o seu sistema através do apt-get ou aptitude. Quem desejar fazer o download das imagens actualizadas, poderá fazer escolher um dos mirrors oficiais e efectuar o download.

Lista de actualizações e correcções
Mirrors oficiais (inclui mirror português)

Alojamento Web

BitNami – uma forma prática de ter um servidor web

bitnamiBitNami é o nome do utilitário multi-plataforma – pode ser usado em GNU/Linux, Mac OS X e Windows – que permite instalar um servidor web e várias aplicações we populares sem qualquer complicação.

As aplicações web do BitNami são, entre outras, WordPress, Mantis, Alfresco, Moodle, MediaWiki, Apache, MySQL, PHP e Ruby On Rails.

Este utilitário é a solução ideal para quem quer experimentar algumas aplicações web, mas não tem muitos conhecimentos sobre instalação e configuração de servidores web ou não quer ter trabalho a configurar o sistema.

Download

Alojamento Web

WampServer 2.0 sucede ao Wamp5

O Wamp era um conhecido conjunto de aplicações para Windows que possibilitava a criação de um servidor web Apache com suporte para PHP e MySQL sem grande esforço e dor de cabeça. Entretanto este projecto foi encerrado para dar lugar ao WampServer 2.0.

O WampServer 2.0 segue a mesma linha do Wamp5: um pacote, sob a licença GPL, com Apache, PHP e MySQL, tudo combinado para uma fácil administração e manutenção.

Este pacote incluí as versões mais recentes do Apache 2, MySQL5, PHP5, SQLiteManager e PhpMyAdmin, nuns singelos 20MBs. Mas se isto não for suficiente, o utilizador pode expandir as funcionalidades do WampServer com addons.

Download do WampServer