Actualização de Compatibilidade do Formato RAW 3.1

Actualização de Compatibilidade do Formato RAW
das Máquinas Fotográficas Digitais

Esta actualização aumenta a compatibilidade do Aperture 3 e iPhoto ’09,
com os ficheiros RAW das seguintes máquinas fotográficas:

  • Hasselblad H3DII-50
  • Leica M9
  • Leica X1
  • Olympus E-P1
  • Olympus E-P2
  • Panasonic Lumix DMC-GF1
  • Pentax K-7
  • Pentax K-x
  • Sony Alpha DSLR-A500
  • Sony Alpha DSLR-A550
  • Sony Alpha DSLR-A850

Digital Camera Raw Compatibility Update 3.1
Digital Camera Raw Compatibility Update 3.1
Download 6,8MB

Alojamento Web

Actualização: Aperture 2.1.2

A Apple disponibilizou a versão 2.1.2 do Aperture, o software de edição de fotografias da Apple.

Esta actualização melhora a qualidade dos livros pedidos pelo serviço de impressão do Aperture.

A actualização pode ser feita através da Actualização de Software e ocupa 49.3MB.

Alojamento Web

Download do Dia by OnSoftware

Depois de uns dias sem sugestões a fim de conseguir sincronizar com o blog parceiro OnSoftware, aqui fica mais uma.

Todos os entusiastas da fotografica sabem que de quando em vez, há sempr uma que não fica tão boa. Pois o PTLens serve para corrigir pequenos erros. Esta aplicação pode ablicar o efeito fisheye, alterar a prespectiva e ajustar aspectos relacionados com a cor.

Apesar de ser uma aplicação independente, há plugin para Photoshop, Aperture e funciona como editor externo para Lightroom.

Não tive ainda oportunidade de experimentar, mas se quiserem deixar comentário com uma pequena review, estejam à vontade.

Por Elena Santos em OnSoftware
Download por Softonic

Alojamento Web

Actualização: Digital Camera RAW Compatibility Update 2.1

A Apple disponibilizou o Digital Camera RAW Compatibility Update 2.1, que vem aumentar a compatibilidade de arquivos RAW no Aperture 2 e iPhoto 08 para as câmeras:

  • Canon EOS Digital Rebel XSi/Kiss Digital x2/450D
  • Epson R-D1
  • Leaf AFi 7
  • Leaf AFi 6
  • Leaf AFi 5
  • Pentax K200D
  • Pentax K20D
A Actualização pode ser feita através da Actualização de Software ou directamente do site da Apple. Requer o Mac OS X 10.4.11 ou o Mac OS X 10.5.2 (ou superior) e ocupa 2.9MB.
Alojamento Web

A Apple Disponibiliza O Novo SDK Do Aperture

A Apple disponibilizou o novo SDK do Aperture que permite a criação de plugins.

Já estão disponíveis vários plugins como como o Viveza da Nik (Permite controlar a cor e a luz), o Noise Ninja da PictureCode (Permite reduzir o ruido), entre muitos outros.

Podem fazer download de vários plugins no site da Apple ou no Aperture Plugged In, que é um site especializado para plugins do Aperture.

Via MacNN

Alojamento Web

Aperture Days

A Interlog enviou no dia 1 um convite a informar do evento Aperture Days, que se vai realizar em simultaneo no Porto e e Lisboa hoje e dia 10.

Eu já tinha falado aqui do Aperture de quando a minha ida ao Apple Pro Series.

Eu e o RedMac vamos hoje, a masterhard também, quem mais vai?

Podem ver o convite clicando aqui.

Alojamento Web

Actualização: Aperture 2.1 Suporta Plug-ins Externos

A Apple lançou ontem uma actualização para o Aperture 2, que agora chega à versão 2.1, esta actualização vem permitir a instalação de plug-ins externos para completar as funcionalidade do programa. Várias empresas já fizeram parcerias com a Apple para desenvolver plug-ins.

Esta actualização traz ainda um plug-in produzido pela Apple, Dodge & Burn, que é uma ferramenta para clarear ou escurecer as imagens.

Foi criado o site Aperture Plugged In, um site criado pela comunidade Aperture que reúne plug-ins de todas as partes do mundo.

Está disponível para os que possuam a Aperture 2 e pode ser feita a actualização através da Actualização de Software.

Alojamento Web

Actualização: Plugin Manager 1.7.3

A Apple lançou hoje a nova versão do Pluging Manager 1.7.3, que chega agora à versão 1.7.3.

Esta actualização melhora a estabilidade das aplicações profissionais da Apple, sendo recomendada a todos os que utilizam  Final Cut Studio, Final Cut Express, Aperture, Logic Studio e SDKs (kits de desenvolvimento de software).

Esta actualização ocupa 1.3 MB.

Podem fazer download através do Software Update ou através do site da Apple.

Alojamento Web

Actualização de compatibilidade para câmara digital RAW

A Apple lançou hoje mais uma actualização, nesta que parece ser uma maratona de actualizações.

Esta actualização amplia a compatibilidade de ficheiros RAW para Aperture 2 e iPhoto ’08 com as seguintes câmaras:

  • Hasselblad CFV-16
  • Hasselblad H3D-31
  • Hasselblad H3D-31II
  • Leaf Aptus 54S
  • Leaf Aptus 65S
  • Nikon D60
  • Olympus E-3
  • Pentax *ist DL2
  • Pentax *ist DS2
  • Pentax K100D Super
  • Sony DSLR-A200
  • Sony DSLR-A350

A actualização ocupa 2.7 MB e é aconselhada a quem utiliza os programas referidos em cima.

Podem ver aqui todas as câmeras que suportam o RAW

Podem fazer download através do Software Update ou através do site da Apple.

Alojamento Web

Apple Pro Series

Hoje realizou-se o Apple Pro Series, na exponor no Porto.

Era uma hora quando eu e o redmac chegamos à exponor, após algum tempo à procura do local do evento lá o achamos, estavam poucas pessoas. Na sala exposição encontravam-se vários Mac Pro, iMacs, muitos cinema displays, alguns MacBooks, MacBooks Pro e até MacBooks Air, que podiam ser utilizados por nós para testar vários programas e onde nos eram dadas algumas explicações sobre os programas.

Dirigimos-nos ao local onde se faziam as “inscrições”. Fui atendido por uma menina que me perguntou o meu email, eu respondi “rouba tudo quanto poderes arrouba hotmail ponto com”, a rapariga riu-se e continuou o seu trabalho. Foi nos dado, um papel onde escrevíamos o nosso nome e colocávamos ao pescoço pendurado numa fita porta-chaves que nos foi dada, também nos foi dada uma capa, uma caneta, um papel para nos inscrevermos num concurso para ganhar dois iPods, uma folha com o programa e um DVD com tutorias do Final Cut Studio 2 ( Final Cut Pro 6, Motion 3, Soundtrack Pro 2, Color, Compressor 3 e DVD Studio Pro 4 )

Como ainda faltava quase uma hora para o inicio do seminário Pro Series, começamos a dar uma volta pela exposição, foi chegando pessoal, chegando cada vez mais, até que já eram umas centenas e o Seminário Pro Séries teve de começar ligeiramente mais tarde para que todas as pessoas se pudessem “inscrever”.

O seminário Pro Series começou e para surpresa de alguns foi apresentado por um Francês, embora falasse Inglês pareceu-me que algumas pessoas não perceberam patavina do que ele disse, o seu nome é Eric Smith( obrigado masterhard por me lembrares do nome ), fez uma boa apresentação, com algum humor à lá Apple à mistura.

Neste seminário foi tentado mostrar o máximo possível do OS da Apple e dos seus programas, como por exemplo o Aperture 2, Automator, Keynote e uma vista alargada sobre o Final Cut Studio 2, sendo utilizado para demonstra as capacidades do Final Cut Studio 2 um vídeo publicitário da Ducati do qual algumas partes foram feitas durante o seminário, demonstrando assim as óptimas capacidades do Final Cut Studio no tratamento de vídeo e áudio.

Após este seminário houve uma pausa onde se podiam comer uns bolos e beber um sumo ou café, ao fim deste intervalo tínhamos que decidir qual era o workshop que queríamos ir de entre as seguintes opções:

* Aperture
* Logic Studio
* Leopard/Server
* Final Cut Studio

Eu e o redmac decidimos ir para o workshop de Aperture que era apresentado pelo representante da Apple estrangeiro, que se demonstrou muito simpático ao vir falar com as pessoas do publico enquanto esperávamos que chegassem todos.

A apresentação mais uma vez foi muito boa, explicando muitos dos truques do Aperture 2 e digo-vos que parece impossível como um “programazito” de 50 MB consegue fazer tanta coisa e transformar completamente uma foto, dando-lhe detalhes e permitindo, por exemplo, corrigir uma partícula na lente da máquina fotográfica que fica visível na fotografia, podendo ser facilmente reparada com a ajuda do Aperture 2.

E assim acabou o evento com a entrega dos iPods aos vencedores, mas eu infelizmente não fui um dos contemplados.