Pedofilia

pedo

A pedofilia é uma doença do foro psiquiátrico que se caracteriza por pulsões e comportamentos sexuais orientados para crianças pré-púberes.

Causa? Incerta. Os estudos abundam mas ainda não foi comprovada inequivocamente qualquer relação de causa-efeito. Existem sim associações, isto é, maior probabilidade de manifestação da característica A num indivíduo pedófilo do que na população em geral, sem que daí se possa extrair um nexo de casualidade evidente.

Nas minhas pesquisas, tive a oportunidade de ler um artigo que explora associações entre a pedofilia e alterações cerebrais.

Artigo

Neste artigo foi feito um estudo de comparação de grupos – pedófilos do sexo masculino, metade patologicamente orientado para crianças do sexo masculino, metade para o sexo feminino e um grupo de controlo constituído metade por heterossexuais e metade por homossexuais, de maneira a assegurar um paralelismo de afinidade de género.

Para avaliar a existência de diferenças, recorreram à ressonância magnética, uma técnica imagiológica. Para os geeks de vós, usaram um técnica chamada VBM – voxel based morphometry. Um voxel é um pixel volumétrico; em linhas gerais, agrupam os sujeitos em grupos (pedófilos e controlos), fazem um averaging, e comparam voxel a voxel em busca de diferenças.

O que encontraram?

Resultados

Sem grandes detalhes anatómicos, a verdade é que foram encontradas diferenças significativas. Com detalhes, para quem os quiser ler, verificou-se diminuição do volume de matéria cinzenta no putamen, nc. accumbens, cortex orbifrontal e cerebelo no grupo de sujeitos pedófilos.

A interpretação do output gráfica da VBM é simples, as zonas vermelhas representam diminuição de massa cinzenta, na primeira slice temos zonas vermelhas no cerebelo, no segundo corte a nível do cortex orbifrontal, etc…

Por fim, pergunto aos que lerem isto, da mesma forma como me perguntei a mim mesmo, que valor tirar desta informação? Vamos diagnosticar pedófilos? Fazer exames genéticos como quem faz uma amniocentese ou uma ecografia pré-natal? Vamos entrar numa onda à Minority Report onde a sentença antecede o crime?

Não há muito tempo atrás Adolf Hitler seleccionava indivíduos no seu ideal eugénico. No futuro, o conhecimento poderá levar à tentação, e a tentação levará a…prefiro não saber.

Alojamento Web
Alojamento Web

Considerações sobre o MacBook Air

Ontem li três artigos que achei bastante interessantes e decidi partilhar com vocês.

O primeiro artigo, que “causou” os outros dois, é um artigo do iPhil sobre o MacBook Air e a comparação deste com os outros portáteis da Apple.

O segundo artigo é do nosso leitor A. Paulo Ferreira, que em jeito de resposta ao artigo do iPhil explica algumas razões para escolher um MacBook Air.

O terceiro artigo é da Maria João, que vê o MacBook Air como um produto pioneiro, avançado para a época, como a Apple já tinha feito, por exemplo, com o Newton.

Alojamento Web

Interlog: Um Alvo a Abater

Ora hoje ando eu pelos sites da “especialidade” quando me deparo com um artigo de levar aos céus. Verdade ou não, mostra muitas coisas que encaixam na realidade desta nossa “amiga”, a Interlog.

Passando pela incompetência na assistência técnica e dos seus responsáveis ao seu relacionamento com a Apple, Inc., este é sem dúvida nenhuma um artigo a ler.

Site | Clique aqui