Vloud – aumentar o volume dos seus mp3s

Vloud

Por vezes os nossos ficheiros de som tem o volume bastante baixo e mesmo com as colunas no máximo não conseguimos obter o resultado que queremos (que é partir os vidros das janelas, apesar de nunca acontecer (quase)).

Pois bem, apresento-vos uma aplicação Web que permite aumentar o volume dos nossos mp3s, bastando apenas fazer upload dos mesmos para um pequeno formulário e indicar o nível do volume que desejamos.

Vloud torna o processo de aumentar o volume dum mp3 bastante simples.

Alojamento Web

AudioCommander 4.0 – Converter ficheiros de áudio

AudioCommander (command-line MP3 converter) é uma aplicação bastante útil para quem trabalha com ficheiros de áudio, como DJ ou até mesmo para fazer pequenas simulações ou conversões de formato.

Com o AudioCommander pode converter, codificar e descodificar ficheiros de áudio recorrendo a um ambiente gráfico, ou até mesmo à linha de comandos.

Poderá alterar a frequência, o bitrate, os canais e muito, muito mais, podendo para além disso converter dos formatos de áudio CD, WAV, WMA, OGG, AAC, AC3, AIFF, FLAC, AU, VOX, RAW, PCM, ADPCM, A-LAW, u-LAW, MP2, ALAC, CD, M4A, MP4, WavPack, AVI para outros formatos de ficheiros de áudio como são o exemplo do MP3, WMA, WAV, OGG, AAC, ADPCM, AIFF, AMR, A-LAW, u-LAW ou até VOX.

Para além disso pode usar o AudioCommander como ferramenta de compressão de ficheiros de áudio, permitindo assim por exemplo que comprima ficheiros MP3 de 320kbps para 128kbps de forma a poder colocar muitas mais músicas no seu leitor de mp3 ou gadget com suporte a mp3.

Esta aplicação pode ser bastante útil para quem desenvolva aplicações web em servidores Windows, podendo assim converter áudio directamente no servidor, duma forma semelhante à extensão ffmpeg em servidores Linux.

O AudioCommander celebra a versão 4.0, funciona em Windows 95, 98, me, 2000, XP, 2003 e Windows Vista e tem o preço de 65 dólares americanos.

Site: AudioCommander – command-line audio converter

Alojamento Web

Snow Leopard: Empresas e PowerPC

Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.

Alojamento Web

Fedora 9 – Download

Fedora 9

Já está disponível para download o novo Fedora 9.

De entre as novidades está a versão 2-6-25 do kernel Linux, o Gnome 2.22 e ainda a oferta do KDE 4, que há muito se espera para a distribuição. A beta 5 do Firefox 3 está também incluída, oferecendo um menor consumo de recursos aliado a uma performance de topo, oferecendo uma experiência de navegabilidade muito melhor comparada com a do Firefox 2.

O chamado Sulphur, também inclui novidades a nível mais técnico, como o servidor de som PulseAudio e o PolicyKit que implementa uma segurança muito mais rígida ao sistema, que agora está incorporado de forma mais completa e firme.
O NetworkManager, que facilita configurações de rede e ligações mais simples a redes sem fios, traz agora suporte a dispositivos GSM e CDMA.

Outra novidade é o PackageKit que oferece uma gestão universal de instalações, pacotes e actualizações de forma fácil e rápida. Esta plataforma é compatível com diversos sistemas de gestão de pacotes, deste o YUM do próprio Fedora até aos doutras distribuições, o que faz do PakageKit uma bela implementação para outras soluções.

O tema visual Nodoka foi também aprimordiado. Está mais limpo e mais refinado no Fedora 9. Agora é mais consistente e mais polido e suporta as novidades da nova versão do Gnome.

O Fedora está disponível em 3 downloads: Install Media, Desktop Live Media e KDE Live Media. As dua últimas são versões LiveCD com instalador.
Alojamento Web

Messenger para Mac 7 Lançado

A Microsoft lançou hoje a nova versão do seu cliente de messenger para Mac, o Messenger for Mac.

Nesta nova versão, além de um design ligeiramente alterado, o grande ponto dela é as capacidades de áudio e vídeo, infelizmente apenas para clientes empresariais com Office Communications Server 2007.

É também agora possível comunicar com outras pessoas dentro da mesma rede via Bonjour. É também possível fazer pesquisa pelos contactos, tal como na versão Windows.

Pode fazer o download do novo cliente no site da Microsoft.

Alojamento Web

iTunes Store Celebra 5 Anos

A Apple está hoje a celebrar os 5 anos da iTunes Store. Para celebrar, a Apple (na iTunes Store US) reuniu os bestsellers e os favoritos do Staff destes 5 anos, embora não tenha qualquer desconto.

A iTunes Store (iTunes Music Store na altura) foi criada a 28 de Abril de 2003, com um catálogo de 200 mil músicas. Em 2004, começou a fornecer exclusivos e o iTunes Originals, além dos livros áudio. Em 2005 deu-se a introdução de séries de TV e vídeos de música, além do directório de podcasts e o iTunes Essentials. Já no ano de 2006 foram introduzidos filmes completos e deu-se o lançamento dos jogos para iPod e da iTunes Latino Store.

No ano de 2007, foi introduzido o iTunes U, a iTunes WiFi Music Store, os toques para iPhone e o iTunes Plus. Actualmente, a iTunes Store tem um catálogo de 10 milhões de músicas e é o fornecedor de música  número um nos EUA e o nº 1 online em todos os países onde opera.

Nestes 5 anos, a Apple já vendeu mais de 4 mil milhões de músicas e mais de 125 milhões de episódios de séries, e tem aproximadamente 50 milhões de clientes.

A Apple está de parabéns por este excelente serviço e pelos resultados obtidos. Aproveito também para, em nome da equipa do AppleTuga, desejar os parabéns ao blogger southafrikanse, que faz hoje 23 anos.

Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

BBox – pequeno e ao nível dos grandes

Um gestor/leitor de músicas faz parte de qualquer desktop. Em Windows, os utilizadores têm à sua disposição o Windows Media Player, mas esse, pelo menos para mim, nunca foi grande coisa a gerir músicas e é demasiado pesado.
Talvez querer uma aplicação que ajude a gerir a colecção de músicas, que toque as músicas, que converta CDs, suporte streams, tenha equalizador e seja leve seja pedir muito. Ou talvez não.
O BBox Audio Player é uma aplicação com as características que descrevi no parágrafo anterior e ainda mais: suporta tags, visualizações, análise espectral, e mais umas quantas funcionalidades. Mas está longe de ser perfeito: não suporta a criação de playlist baseadas em critérios, só converte CDs para MP3 e não monitoriza pastas. Por outro lado, só "ocupa" uns 3 MB de memória.
Se as funcionalidades que o BBox tem são o que querem, dêem-lhe uma oportunidade.

via freewaregenius.com

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

The Story of Stuff: um filme sobre a origem das coisas

The Story of Stuff

Hoje é um daqueles dias em que vos deixo com algo que foge à temática habitual do Webtuga. Desta vez, deixo-vos com uma link para uma curta-metragem de Annie Leonard chamada The Story of Stuff. Este vídeo mostra que o consumismo não é aquela coisa bonitinha que nos dizem, mas sim a fonte de muitos problemas. Para além de passar uma mensagem importante, o filme está muito bem feito.

The Story of Stuff (download, em .mov)