ENEI 2008

EneiO ENEI (Encontro Nacional de Estudantes de Informática) vai realizar-se novamente este ano e vai ter lugar em Aveiro.

O evento a decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Outubro vai contar com vários oradores, entre eles o Tiago Sousa da Crytek, produtora de jogos, que vai apresentar uma palestra acerca da Programação de Jogos, o Professor Carlos Ramos do ISEP/IPP da área de IA (Inteligência Artificial), o Professor José Luís Oliveira do DETI/UA na área da Bioinformática, o Professor Ricardo Simões do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com uma palestra sobre Mobilidade & RFID, o Professor Pedro Veiga, Presidente da FCCN, que irá mostrar a sua visão quanto ao Estado de Arte, e por último o Engenheiro Frederico Dinis no domínio do Empreendorismo.

As inscrições já estão abertas, não percas este evento, inscreve-te já!

Alojamento Web

DebianDayPT – 15º Aniversário da Distribuição Debian


No dia 16 de Agosto de 2008 a distribuição GNU/Linux Debian festeja o seu 15º aniversário.

Para festejar, a Comunidade Portuguesa de Utilizadores de Debian GNU/Linux vai organizar um encontro em Aveiro para todos aqueles que usem esta distribuição, sejam utilizadores Linux ou estejam apenas interessados em saber mais do mundo Linux.

Para além de festejar os 15 anos da distribuição, este evento tem também o objectivo de divulgar o GNU/Linux e de divulgar a troca de conhecimentos e experiências no mundo Linux.

No decorrer do evento vão haver várias palestras e workshops.

Para mais informações visitem a página oficial da comunidade DebianPT.

Página Oficial: DebianPT

Alojamento Web

12º aniversário do SAPO

sapo

Foi à precisamente 12 anos, na Universidade de Aveiro, que nasceu o projecto Sapo. Nos primeiros tempos de vida, este portal era apenas um conjunto de páginas estáticas, mas rapidamente aderiu ao server-side.

Ao longo da sua existência, o Sapo foi propriedade das empresas Navegante (de 1997 a 1998), Saber & Lazer (de 1998 a 1999) e PT Multimédia (de 1999 até aos dias de hoje).

Chega de conversa. Parabéns Sapo!

Alojamento Web

Objectivos WebTuga 2007

Parece que alguém me convocou para um meme que anda a invadir os blogs, foi o Mario.

De momento tenho muitas novidades, algumas poderei revelar, outras ficão cá para mim e revelo-vos em breve…

Pessoal – A nível pessoal, espero cortar o cabelo e fazer a barba, conviver mais com as pessoas que estão ao meu redor e tentar manter-me mais tempo afastado dos computadores ou de qualquer tipo de aparelho, senão um dia destes confundem-me com um gadget…

Internet – A Internet é para mim uma segunda vida, conheço pessoas bastante interessantes, troco ideias, adquiro informação, etc. Está nos meus planos ganhar uns trocos com a rede de blogs que serão usados a 100% no projecto para melhorias de serviços, pagamento de domínios e alojamentos e o resto já conto…

WebTuga – … e pronto, chegamos para falar do grande.

O WebTuga está apenas agora a sair ao de fora, quem gostaria de conhecer pessoalmente outros utilizadores do WebTuga? quem não gostaria de ter uma camisola do WebTuga? Se tudo correr como o planeado, podem esperar por grandes novidades e mais não conto, quero-vos espantar a todos… Agora quero saber da vida de alguns bloggers, preparem-se pois a lista é grande:

Acho que exagerei, tentem seguir o meme…

Alojamento Web

Featured Feed Netvibes Portugueses…

Netvibes Featured FeedsO site Netvibes adicionou mais uma funcionalidade ao seu serviço: as "Featured Feeds" ou "Subscrições em Destaque" em português. Este site, que permite aos utilizadores a criação de uma área pessoal onde se podem adicionar notícias, notas e uma imensidão de outras widgets, tem agora um novo módulo com as feeds de destaque de cada país. Os sites portugueses das "Featured Feeds" são os blogs 4Discovery, Lâmpada Azul, O Engenheiro, Peopleware, Wisepass, You’ve Got a Mail e o site do jornal O Público. Mas para quem não conhece o Netvibes, aqui fica a definição da Wikipédia: "Netvibes é um desktop online baseado na tecnologia AJAX e é um exemplo da chamada Web 2.0. Graças a sua tecnologia permite um alto nível de personalização, uma vez que nele é possível alterar o título da página, adicionar, mover, remover conteúdos dos mais variados etc. Entre os similares, estão o PageFlakes, o Goowy, o Live.com, da Microsoft, e os desktops do Yahoo e do Google." Os blogs da "Featured Feeds" são-me familiares, e é deles que vou falar a seguir. 4Discovery Este blog, alojado no serviço gratuito do WordPress.com, tem uma boa organização e aborda vários assuntos. Todas as notícias são actualizadas diariamente e tem alguma interacção com os seus utilizadores. Visito diariamente e tenho o gosto de o ter como parceiro do WebTuga. Lâmpada Azul Este é o blog pessoal de João Craveiro, um geek português, onde podemos saber um pouco mais das suas aventuras. Ele é programador, fã de Linux e merece os parabéns pelo trabalho demonstrado. Visitei este blog apenas algumas vezes, mas nunca fiquei sem comentar. Os três sites seguintes pertencem ao Publico.pt que. sendo um jornal, não valorizo muito pois o seu esforço é pago e não feito por amor à informação. O Engenheiro Não tenho a certeza, mas penso que é o blog pessoal de Nuno Almeida. Com conteúdo com uma boa carga de humor e crítica, é uma paragem que recomendo para que gosta de rir e esquecer o stress do dia-a-dia. Peopleware Este já devem conhecer. É um blog sobre tecnologia actualizado diariamente e com bastante aderência por parte da blogosfera portuguesa. Tem bons artigos, que primam pela originalidade e pela "pitada" de humor que cada um contém. Acho difícil fazer melhor. Os meus parabéns à equipa. WisePass Ainda estou para saber porque é que este blog aparece nas "Featured Feeds" portuguesas. Os conteúdos não estão escritos em português, e a única referência a Portugal é uma notícia sobre a ilha da Madeira. Talvez tenha sido engano da equipa do Netvibes. You’ve Got a Mail Um blog pessoal no mínimo… interessante. Se não acredita, visite-o. Tenho pena que não apareçam feeds de outros blogs conhecidos, como Zone41, o blog do Rui Moura e ainda o da Isa, mas pode ser que para a próxima apareçam…