MailCarbon – Backup de conta de e-mail

MailCarbonQuando mudamos de endereço de e-mail somos confrontados com alguns problemas. Vamos perder os nossos e-mails antigos, temos que divulgar aos nossos contactos o novo endereço de e-mail, etc.

Com o MailCarbon esse processo é agora mais simples. O MailCarbon é uma aplicação que corre em Java e que permite fazer backup dos e-mails através de IMAP de uma conta para a outra, evitando assim ter que perder os seus mails ou ter que ir verificar o conteúdo antigo ao seu e-mail anterior.

Para efectuar o backup de uma conta de e-mail para a outra via IMAP apenas necessita das credenciais de login e dos dados do servidor IMAP.

Alojamento Web

Backup2Mail – Fazer backups das bases de dados para o e-mail

Backup2mail

Hoje em dia, cópias de segurança nunca são demais e portanto trago-vos mais uma dica para salvaguardar as bases de dados dos vossos sites.

Como as bases de dados são o mais importante num site, pois a estrutura raramente muda, é necessário ter backups com pouco tempo de diferença. Qualquer empresa de alojamento que se preze, faz backups dos dados dos seus cliente, no entanto, como já referi, cópias de segurança nunca são demais e é interessante ter os backups num sistema onde seja você a controlar.

O Backup2Mail é um sistema em php que depois de configurado, irá ser executado por uma cron job no seu servidor e assim enviar o backup das suas base de dados para um e-mail seu.

É recomendado a que use um novo e-mail para os backups e que tenha em atenção o espaço disponível na sua caixa de correio. Por vezes os serviços de e-mail criam limites que podem fazer com que o seu backup não seja gravado.

Para que o script corra, basta o seu alojamento ter suporte a PHP e permitir-lhe configurar uma cron job. O script ocupa apenas 4KB e apenas tem um ficheiro (+ readme.txt).

Poderá facilmente configurar algumas das opções do script, bastando alterar as variáveis presentes no inicio do código que estão devidamente documentadas.

Alojamento Web

Cucku – Social Backup

Cucku LogoHoje em dia os nossos dados nunca estão 100% seguros, por isso existe a necessidade de criar sistemas de backup.

Nos servidores linux é habitual usar-se o rsync para sincronizar os ficheiros de um disco para o outro.

No entanto existe sempre alguém que não tenha nenhuma drive a parte para efectuar backups.

Para pessoas nesta situação, tenho a apresentar o Cucku. O Cucku permite-lhe efectuar backups para o computador de um colega seu e ao seu colega efectuar backups dos dados dele para o seu computador. Será necessário que o tenha espaço suficiente para efectuar o backup, tanto no seu computador como no computador do seu colega.

Toda a informação é encriptada, por isso não deverá ter problemas em usar este sistema com os seus colegas mais “curiosos”.

Este processo é totalmente automático e para além do mais gratuito.

O Cucku está disponível para Windows XP e Windows Vista e utiliza o Skype para efectuar o backup para um colega, portanto deverá ter instalado o Skype.

Alojamento Web

ThePlanet – Explosão na DataCenter H1

Como devem ter reparado, o WebTuga tem estado off desde há alguns dias. Tudo isto deve-se ao facto da DataCenter em que temos o nosso servidor dedicado alocado, ter tido um curto-circuito que fez com que não só o servidor do WebTuga ficasse sem energia, mas também 9000 outros servidores.

Felizmente ninguém ficou ferido e nenhum dos servidores ficou danificado, no entanto a equipa de incêndio aconselhou/não permitiu que o sistema de backup de energia fosse ligado de forma a não provocar outras pequenas réplicas deste problema.

A equipa ThePlanet tem estado a reunir esforços de forma a normalizar a situação. No meio de tanto azar, o Dragon ( nome que dá-mos ao nosso servidor/bicho de estimação ) estava localização no segundo piso da DataCenter, chamado de Phase 2, que já tem o problema resolvido, entre outros 6000 servidores. No entanto, os restantes 3000 servidores localizados na Phase1 estão ainda a ser alimentados por uma fonte de energia de backup, situação que deverá ser temporária e que irá provocar algum tempo de downtime nos próximos dias.

No meio disto resta-me pedir a compreensão de todos os clientes e utilizadores do WebTuga, pedimos desculpa se de alguma forma não fomos ao vosso encontro para vos esclarecer a situação, mesmo tendo sido tendo sido criado um blog temporário que substituiu a homepage do WebTuga Hosting.

Resta-me também dar o meu apoio a toda a equipa ThePlanet, que apesar de todo o azar, tem tentado resolver a situação de forma a diminuir os prejuízos a todos os seus clientes.

O mais difícil já está resolvido e pensemos pela positiva, em vez de serem 9000 servidores sem energia, poderiam ter sido 9000 servidores danificados.

E agora, vamos lá rapaziada que isto sem blogar durante 2 dias não dá com nada…

Alojamento Web

iPhone 2.0 Consegue Importar Contactos a Partir do SIM

Segundo as descobertas do site iPhone Atlas no simulador do iPhone, a versão 2.0 do novo software de sistema terá a capacidade de importar os contactos do SIM para a memória interna do iPhone.

Esta funcionalidade, já implementada pelo programa SIMport (apenas disponível para aparelhos com jailbrake), permitirá a transferência para a memória interna do iPhone e posterior cópia/backup para um Mac/PC.

Alojamento Web

Torna a tua conta do Flickr numa drive com o FlickrFS

O Flickr até pode ser muito porreiro para guardar imagens – pessoalmente não o acho assim tão bom, mas esta é a minha opinião – mas gerir as imagens e fazer backups delas não é algo que se faça com uma "perna às costas".
Nestes últimos dois pontos, os ilustres utilizadores de GNU/Linux têm uma vantagem: podem utilizar o FlickrFS. O FlickrFS é uma aplicação que permite aceder ao Flickr como se fosse uma drive normal, facilitando imenso a organização das imagens e a realização de cópias de segurança.
Para não tornar a instalação desta aplicação penosa, o seu criador disponibilizou umas simples instruções de compilação.

via Wired Howto Wiki

Alojamento Web

Como alterar a ordem dos separadores do iGoogle

O Google adicionou uma funcionalidade ao iGoogle que permite a importação e exportação das configurações deste serviço. Isto é porreiro para fazer backups e importar configurações de uma conta para outra; mas também, como nota o Blogoscoped.com, para reordenar os separadores criados no iGoogle.
O método é simples: acede-se às opções do iGoogle; exportam-se as configurações do iGoogle, abre-se o ficheiro XML com um simples editor de texto; procura-se um trecho de texto que começa com "<Tab title=", e que é seguido do nome do separador que queremos alterar; copiamos todo o seu conteúdo até ao </Tab>; e colamos antes de outro "<Tab title=" ou depois de outro "</Tab".
Para que isto não pareça complicado, vou deixar um pequeno exemplo. Espero que ele torne a compreensão mais simples que a minha explicação.

tabs

Alojamento Web

Backups à borlix com o Hinx Backup Easy

Eu já disse isto aqui milhares de vezes e vou voltar a dizer, pois sou um teimoso do caneco: os backups são muito importantes.

Para criar backups, existem diversas ferramentas. Umas são pagas, outras gratuitas e outras livres.

Uma destas ferramentas gratuitas – e multi-plataforma – é o Hinx Backup Easy. Esta aplicação suporta o agendamento de backups, permite o seu envio para um servidor remoto através de FTP, SSL e SFTP e pode realizar backups incrementais.

Hinx Backup Easy, via online-tech-tips.com

Alojamento Web

Versão completa do FairUse Wizard oferecida gratuitamente

Os criadores do FairUse Wizard, uma aplicação que permite criar backups de DVDs em Windows, estão a oferecer esta aplicação gratuitamente.

Com o FairUse Wizard, o utilizador pode criar um backup de um DVD em Xvid, DivX, H.264 ou em qualquer outro formato. Também é possível escolher o tamanho do backup e utilizar perfis de backup pré-definidos.

Esta oferta é limitada. Por isso, se quiserem este programa, apressem-se a descarregá-lo. Vá, corram!

Descarregar o FairUse Wizard, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Cuidado com o G-Archiver

Se pertencem ao grupo de utilizadores que utilizou a aplicação G-Archiver, programa que fazia um backup dos vossos emails do Gmail para o vosso computador, fiquem a saber que foram vítimas de roubo de identidade.

O criador deste programa acrescentou uma "funcionalidade" que recolhia os dados inseridos pelos utilizadores e os enviava, por email, para uma caixa de correio do autor da aplicação.

Caso tenham utilizado o G-Archiver, acedam à vossa conta do Google e alterem a password. Se não conseguirem aceder à vossa conta, por esta ter a palavra-passe alterada, contactem o Google.