Yo Frankie! – Um jogo opensource

Yo frankie!

Yo Frankie! é um jogo opensource desenvolvido em Blender, baseado no já conhecido filme, também ele opensource e desenvolvido em Blender, Big Buck Bunny.

Desenvolvido numa plataforma OpenSource de criação de animações 3D, leia-se Blender, construído para correr em várias plataformas, gratuito, opensource, criado recorrendo ao motor 3D Crystal Space e programado em Python, este jogo é sem dúvida uma demonstração de que o Blender é tão bom ou melhor que muitas das aplicações comerciais do género.

O jogo tem uns gráficos maravilhosos e uma jogabilidade espantosa. Vejam uma demonstração do jogo:

Alojamento Web

Big Buck Bunny disponível para Download

Big Buck Bunny

Já aqui tínhamos falado acerca deste projecto e se pensam que era só conversa de charada, bem que se enganam.

O Big Buck Bunny foi lançado ontem dia 30 de Maio e, para além da possibilidade de comprar o DVD, está disponível para download em vários formatos e em vários mirrors.

Este é o segundo filme opensource criado pela Blender Foundation e em breve poderá haver um terceiro, no entanto não irá começar a ser criado antes do lançamento do Blender 2.5 numa versão estável para uso.

Fique com uma pequena apresentação do filme e se lhe agradar, faça download do filme completo.

Big Buck Bunny

Alojamento Web

Big Buck Bunny – Um filme Open-Source

Big Buck Bunny

Big Buck Bunny é uma curta metragem animada criada pelo estúdio Orange Open Movie Project da Holanda, que faz parte da Blender Foundation, uma organização responsável pela criação e desenvolvimento de um programa open source para modelos em 3 dimensões chamado Blender.

O primeiro filme criado por esta organização foi lançado em Março de 2006, com o nome de Elephants Dream.
 
A criação desta curta metragem apenas foi possível devido às pré-vendas dos DVDs, que custavam 34 euros cada um.

Vão ser lançadas duas versões: uma com melhor qualidade em formato widescreen e outra de alta definição compatível com qualquer leitor de DVDs.
 
Este è um projecto bastante original, iremos ver os resultados quando a curta metragem estiver disponível.