bitdig – rede social partilha de torrents

bitdig

Dentro das redes sociais, existem vários tipos de redes. Temos por exemplo redes sociais de amizade (hi5, facebook, myspace), redes sociais de bloggers (twitter, pownce, jaiku, etc).

Dentro das redes sociais de partilha de bookmarks/favoritos, temos o del.icio.us, o digg e muitos outros, mas até agora não existia nenhuma rede de partilha de links bittorrent.

O bitdig tem esse objectivo, ou seja, os membros em vez de partilharem links diversos, partilham os torrents mais activos e mais comentados na Internet.

Com este novo site será muito mais fácil saber quais as releases que estão a ter mais sucesso.

Apesar do objectivo não ser lá muito legal, a ideia está bastante boa, pelo que merece pelo menos uma visita.

Alojamento Web

Últimos emails do Gmail através de uma subscrição ATOM

É possível saber quais os emails novos na vossa conta de email do Gmail através do formato de subscrição ATOM. Para terem acesso a ela, têm que estar ligados na vossa conta do Gmail.

O endereço de acesso é https://mail.google.com/mail/feed/atom/unread/

Convém que tenham algum cuidado em relação ao local onde utilizam esta funcionalidade, não vá alguém aceder a ela sem autorização.

Se utilizarem o Firefox e quiserem ser notificados de novos emails através desta funcionalidade, adicionem a feed à Barra de Marcadores do browser. Caso desejem um intervalo de tempo curto entre actualizações, acedam à configuração do Firefox através do enredeço about:config, procurem a chave browser.bookmarks.livemark_refresh_seconds (criem-na caso ela não exista) e alterem o valor para o intervalo de tempo, em segundos, que desejarem.

via Lifehacker.com

Alojamento Web

Guarde as links que não pode ler agora com o Instapaper.com

Eu nunca gostei muito do chamado Social Bookmarking. A razão para este desgosto é simples: não gosto muito dos serviços sociais, onde quase tudo é partilhado por defeito.

Há uns tempos atrás, descobri o Ma.gnolia.com. O serviço é porreiro, mas só permite adicionar bookmarks e dar uma classificação aos favoritos. Mais que isso, só mesmo partilhar-mos a nossa lista de favoritos com os outros utilizadores.

Mas ontem descobri um serviço de bookmarking que é o que eu sempre quis: permite guardar links, marcá-las como lidas ou não lidas (isto é óptimo para guardarmos links para futura leitura) e apagá-los. Só isto.

Normalmente, para guardar as coisas que quero ler, adiciono-as à homepage do Firefox e depois só tenho que carregar no botão da página inicial (aquele ícone em forma de casa) para os ver. O problema é que, assim, abrem-se as links todas de uma vez. O resultado é o browser lento e uma eternidade a carregar os sites (costumo ter, em norma, 8 a 11 links a abrir em simultâneo – mas já tive quase 20).

Vocês nem imaginam o jeito que isto me dá! Felizmente, agora só tenho que visitar o instapaper.com e clicar nas links que adicionei, através de uma snipet no Firefox, ao serviço. Depois de lida uma link, vou novamente ao instapaper.com e clico no botão ao lado da link que diz “skip”; assim a link ficar marcada como lida, o que é óptimo para saber o que já vi. Se quiser, também posso apagar a link.

Como tudo, este serviço não é perfeito. Para criarmos conta, só precisamos de escolher o nome de utilizador e o registo está feito. O problema é que, assim, o serviço fica sem password e as links à vista de todos. Para acabar com estes dois problemas de uma vez, basta adicionar uma pass e está feito, algo que devia estar disponível aquando do registo. A falta de tags é outro dos pontos menos bons do serviço.

Este serviço foi criado pelo mesmo criador da plataforma de microblogging, Tumblr.com. Tal como o Tumblr, o Instapaper é muito simples e extremamente fácil de utilizar. Sem dúvida que o recomendo a todos os utilizadores.

Instapaper.com

Alojamento Web

Google Notebook com novas funcionalidades

O Google Notebook, um dos serviços menos conhecidos do Google, adicionou etiquetas e importação dos favoritos do Google Bookmarks ao serviço. Com estas novas adições, será possível pesquisar as notas de uma forma mais simples e eficaz, assim como criar notas de alguns dos nossos favoritos.

Estas novidades já podem ser usadas com a extensão do serviço, disponível para Firefox e Internet Explorer.

{Fonte: Google Operating System}

Alojamento Web

Sapo Spot, a verdadeira rede social

Recentemente o Sapo lançou o Sapo Spot, uma rede social que vem complementar os seus outros serviços já disponibilizados. Esta rede social, muito ao estilo do Hi5, permite-lhe partilhar informação e conhecer e rever novas pessoas.

A integração do Sapo Spot com os restantes serviços do Sapo é talvez o mais impressionante. Podemos, por exemplo, adicionar vídeos do Sapo Vídeos e fotos do Fotos Sapo ao nosso perfil, adicionar uma hiperligação para o nosso blog e mesmo partilhar os nossos favoritos do Tags Sapo. Mas a integração dos serviços Sapo não é a única; também podemos integrar esta rede com o Flickr, Youtube, Blogger e rss feeds de qualquer outro serviço ou blog.

Para ser membro, apenas necessita de ter um mail sapo, que é como se fosse a sua identificação para todos os serviços Sapo. Quando quiser adicionar amigos, poderá adicionar os contactos da sua conta de email Sapo, Sapo Messenger, MSN, Gmail, Yahoo, Aol, Hi5, MySpace, Orkut, entre muitos, muitos outros serviços.

As muitas funcionalidades desta rede social e o facto de estar muito bem integrada com os serviços Sapo e alguns serviços externos muito conhecidos, faz dela um projecto muito interessante e digno de nota. Tão digno de nota, que o Webtuga já tem um grupo. Depois de criarem uma conta no Sapo Spot, juntem-se ao grupo Webtuga.

Alojamento Web

O que fazer quando não houver net?

É uma das questões que a maior parte dos "viciados na net" se perguntam a si próprio ( cenourinha falando por experiência própria… ).

O Lifehacker respondeu a essa questão em 5 pontos:

  1. Fazer limpeza e organizar os bookmarks
  2. Desinstalar programas que não use
  3. Desconectar o computador e deixar-lo respirar depois do browser receber milhares de informações, cookies e sessions
  4. Planear o que fazer quando a ligação ficar de novo activa
  5. Executar programas que ajudem a melhorar o perfomance do sistema

Deixo aqui algumas ideias em nome do WebTuga:

  1. Ler um bom ebook de informática em geral
  2. Apagar e organizar os icons no ambiente de trabalho
  3. Ouvir uma boa música
  4. Comer uma ou duas peças de fruta
  5. Contar os segundos até à ligação voltar…

E vocês, que sugestões dão?

Alojamento Web

Opera Mini 3.0

A Opera Software lançou o novo Opera Mini com bastantes novidades. Nesta nova versão podes:

  • Subscrever as tuas RSS Feeds favoritas;
  • Fazer upload de fotos do seu telemóvel para a rede My Opera;
  • Bloquear conteúdo não desejado;
  • Navegar com segurança;
  • Navegar rapidamente devido a sua conexão directa com o servidor;
  • E ainda Bookmarks, pesquisa rápida e lista de ficheiros descarregados…

Ainda encontra um formulário na página principal que lhe envia o link directo do programa, para o seu telemóvel.

Home: Opera Mini