Caixa Magica 14

Caixa Magica

Depois de largos meses de testes e desenvolvimento a Caixa Mágica Software lançou a versão final da sua distribuição de linux: O Linux Caixa Mágica.

Esta versão baseada em Mandriva 2009.1 contém como principais novidades em relação ás versões anterior:

  • * Kernel 2.6.29.3
  • * Gnome 2.26.1
  • * KDE 4.2.2
  • * Apt-RPM com capacidades de rollback e uma primeira versão alpha do apt-pbo, “o primeiro instalador que incorpora tecnologia de Pseudo-Boolean Optimization desenvolvida no âmbito do projecto MANCOOSI pela Caixa Mágica e o INESC-ID”

As imagens de instalação podem ser já encontradas no site oficial: www.caixamagica.pt

Artigo enviado pelo Dextro

Alojamento Web

[actualizado] Nokia 6630 em GNU/Linux

Uma das minhas grandes dores de cabeça desde que utilizo GNU/Linux era não conseguir comunicar, por USB, com o meu Nokia 6630 a partir do sistema operativo. Durante algum tempo, fiz umas pesquisas e a pouca informação que encontrava requeria muitas hacks e não garantiam um funcionamento correcto. Para mal dos meus pecados, nunca nenhuma funcionou.

Entretanto, desisti disto e passei a usar o computador do meu pai, onde o Windows está instalado juntamente com a Caixa Mágica 12. Só por causa deste meu problema é que o computador do meu pai se manteve com Windows.

Hoje, já sem pensar neste assunto, vi uma entrada no meu leitor de feeds, o Liferea, com o título «Nokia 6630 Using USB Cable On Debian». Um sorriso de orelha a orelha esboçou-se imediatamente na minha cara. Abri o artigo, segui as instruções e agora consigo aceder ao meu Nokia 6630 sem problemas, seja à memória interna ou ao cartão de memória, e tenho uma entrada no fstab que faz mount ao telemóvel sempre que ligo o computador.

Apesar do artigo se focar apenas no Debian, o procedimento funciona na perfeição em distribuições derivadas desta e também deverá funcionar sem problemas noutras distribuições do sistema GNU/Linux.

Agora, só me falta encontrar uma implementação livre dos formatos amr e awb, para poder converter alguns sons em mp3 e ogg para os formatos anteriores, os únicos que o meu telemóvel suporta.

Atenção: se utilizarem Ubuntu e derivados, terão que correr os comandos do tutorial com sudo.

Actualização: no tutorial, o autor tem um pequeno erro. Na altura de adicionar o vosso user ao grupo fuse, não usem a opção -G, mas a opção -a. Exemplo: usermod -a fuse bruno. Opcionalmente, poderão utilizar a ferramenta gráfica para gerir utilizadores.

Alojamento Web

Novo portátil do e-escolas já foi apresentado

portatil e-escolas caixa magicaO novo portátil do projecto e-escolas, já aqui mencionado, já foi apresentado. Este portátil nasce da parceria entre a Caixa Mágica e a Inforlândia, e está disponível na oferta da TMN no e-escolas. Apesar de não ser uma máquina topo de gama – nenhum portátil disponível no e-escolas o é – tem umas características bastante interessantes que me parecem ser as melhores de entre toda a oferta disponível no site desta iniciativa.

A melhor característica, pelo menos para mim, é o facto de vir com a Caixa Mágica 12 pré-instalada. Para quem não sabe, a Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa de GNU/Linux – sim, esse sistema operativo sexy usado por gente sexy. Para além da Caixa Mágica, vem com o excelente pacote de produtividade OpenOffice, muito bom suporte para os ISPs nacionais e livre de BSODs (Blue Screen of Death).

Mas estas são do software. A nível do hardware, contem com um generoso Intel® Core2 Duo / Solo até T7800 2,6 GHz, um chipset VIA VN896, uma gráfica nVidia GeForce Go 8400 Turbo Cache com memória dedicada até 895Mb, um monitor TFT 15,4″ WXGA (1280×800) HyperBrilho, até 4GB de ram DDR2 667, 3 portas USB, um leitor de cartões 7 em 1, uma placa de som 7.1, dispositivo WiFi, Webcam de 1.3 megapixeis e um disco SATA (lamento, mas não sei qual a capacidade do disco, mas aponto para os 120GB).

Nada mau este portátil. Vejamos: Caixa Mágica, OpenOffice, Intel Core2Duo, 4GB de RAM, nVidia GeForce Go 8400, leitor de cartões, WiFi; tudo em 360 x 267 x 25.4 mm e 2.6Kg.Porreiro. Se eu ainda estudasse, comprava um portátil destes.

via globpt.com