XP Codecpack 2.4.3

XP CodecPack

Hoje em dia existem vários formatos de vídeos com métodos de compressão diferentes, portanto existe a necessidade de instalar vários Codecs para a visualização de certos vídeos.

Com o XP Codecpack 2.4.3 pode instalar um pacote de codecs ao mesmo tempo, permitindo-lhe poupar muito tempo e algumas dores de cabeça.

Entre a lista de codecs podemos encontrar o AC3Filter, FFDShow MPEG-4 Video Decoder, Matroska Splitter, o VSFilter (DirectVobSub), entre outros.

Alojamento Web

Real Player 11 para Linux

RealBaseado no projecto opensource Helix Player, o Real Player 11 para Linux já está disponível para download, permitindo assim a possibilidade de reproduzir formatos multimédia como por exemplo o rmvb com codecs livres.

A interface é protagonizada pela tecnologia GTK, facilitando assim a integração do reprodutor com o seu ambiente gráfico.

Alojamento Web

Ubuntu Ultimate 1.7

Recordam-se do Ubuntu Ultimate, já aqui falado à uns meses atrás, ainda o Webtuga corria o WordPress como backend e não havia o excelente serviço de alojamento web Webtuga.net?

Para quem não se recorda – e também para quem se recorda -, o Ubuntu Ultimate é uma variante da distribuição de GNU/Linux Ubuntu que vem com todos aqueles codecs e drivers proprietários que o Ubuntu não trás instalados por defeito (existem algumas questões legais que impedem a Canonical de o fazer) e mais algumas aplicações pré-instaladas.

A última versão do Ubuntu Ultimate, versão 1.7, é baseada no Ubuntu 7.10, mas vem com um diferente tema – em tons de preto, vermelho e verde – e um tamanho de 1.8GB.

Download

Alojamento Web

Ubunta – gestão fácil do Ubuntu

Ubunta é o nome do utilitário desenvolvido para facilitar a configuração de um sistema Ubuntu e a instalação de aplicações.

O Ubunta permite a instalação de codecs, a configuração do famoso modem SpeedTouch 330 USB e a realização de outras tarefas simples mas que costumam ser consideradas complicadas pelos utilizadores de Windows (como se utilizar Windows fosse a coisa mais fácil e intuitiva deste mundo).

Para começarem a utilizar o Ubunta, só têm que fazer o download de um arquivo, descompactá-lo e executá-lo. Tão simples quanto isto.

Download do Ubunta

Alojamento Web

CodecInstall – uma forma mais simples de instalar codecs

Ao contrário da maioria das distribuições de GNU/Linux direccionadas para o desktop pessoal, que vêm com codecs ou oferecem uma forma incrivelmente simples de os instalar, Windows praticamente não consegue ler os formatos multimédia mais usados.

A forma de contornar isto é instalar os codecs, seja um pack deles ou um a um. A segunda opção é muito morosa e a primeira boa demais, porque um pack instala uma panóplia de codecs quando não precisamos, sequer, de metade deles.

Para contornar estas duas situações, existe o CodecInstall, uma pequena aplicação que analisa um conteúdo multimédia e pesquisa o sistema pelo codec necessário. Se o codec estiver instalado, a aplicação fornecerá informação sobre o codec e notificará o utilizador da presença do mesmo no sistema; se o codec não estiver instalado, o CodecInstall faz o download e instalação do mesmo, tornando uma situação chata em algo trivial, ao mesmo tempo que mantém o sistema mais limpo (leia-se, com menos tralha desnecessária).

Mas o CodecInstall faz mais que pesquisa e instalação automática de codecs. Esta aplicação também permite gerir os codecs instalados no sistema e remover aqueles que não queremos e até serve como leitor multimédia, apesar dessa funcionalidade vir desactivada.

Duas pequenas notas: necessitam da versão 2.0 do .NET e não instalem a toolbar do programa

CodecInstall, via FreewareGenius.com

Alojamento Web

Como criar uma versão personalizada do Ubuntu ou Linux Mint

Muitos utilizadores instalaram o Ubuntu, mas quantos se ficaram apenas pelas aplicações da instalação padrão?! Talvez poucos, porque acabam sempre por instalar codecs, mais um editor de texto, um leitor multimédia, um jogo e, no final, já têm uma mão cheia de aplicações extra instaladas. A determinada altura, por qualquer razão, decidem reinstalar o sistema e têm que voltar a instalar todas aquelas aplicações e jogos extra. Embora seja um processo muito menos penoso que em Windows, é um pouco chato.

Para evitar isso, existe o remastersys – uma ferramenta que permite a criação de imagens personalizadas do Ubuntu ou Linux Mint. O funcionamento desta aplicação é extremamente simples e, em pouco tempo, têm um sistema operativo adaptado a todas as vossas necessidades.

Comece agora a criar a sua versão personalizada do Ubuntu.

Alojamento Web

O desktop perfeito com o gOS

Para quem ainda não conhece, o gOS é uma distribuição de GNU/Linux baseada no Ubuntu e criada para permitir um rápido e fácil acesso a vários serviços web, como os serviços do Google, Facebook ou Flickr. Mas enganem-se aqueles que pensam que esta distribuição só serve para isso. O gOS pode ser um desktop normal, com a segurança e estabilidade conhecidas do GNU/Linux, e com as aplicações e codecs necessários a qualquer utilizador. Para isso, basta darem um salto ao tutorial que o HowTo Forge publicou.

Boas "tuxadas"!

Alojamento Web

Fedora 8 já está disponível

O projecto Fedora, a conhecida distribuição de GNU/Linux apoiada pela Red Hat, lançou hoje a nova versão. O Fedora 8 está disponível em DVD, LiveCD e numa imagem optimizada para arrancar a partir de um dispositivo externo USB.

Da longa lista de novidades destacam-se o novo tema, a inclusão do sistema de configuração de privilégios PolicyKit, as restrições no acesso à memória do Kernel, o uso do daemon de som PulseAudio, a instalação automática de impressoras e codecs proprietários, a diminuição do consumo de energia em computadores portáteis e a actualização do Network Manager.

Os interessados em testar o Fedora 8 poderão fazer o download da distribuição por Bittorrent, HTTP, FTP ou RSYNC.

update: Já há, pelo menos, dois mirrors portugueses, o http://darkstar.ist.utl.pt/ e o ftp://tux.cprm.net/pub/fedora/linux/releases/8/. Obrigado aos leitores Nuno Paixão, Jocaferro e G0sh por terem partilhado connosco estes mirrors.

Alojamento Web

O desktop perfeito com o OpenSUSE 10.3

opensuseSempre que sai uma nova versão de qualquer distribuição de GNU/Linux direccionada para o desktop mais conhecida, é certo que é publicado um artigo no Howto forge que explica como instalar várias aplicações ditas essenciais para o desktop. Essas aplicações passam por browsers, codecs para formatos proprietários, clientes de chat, aplicações de produtividade e leitores multimédia.

Ora, o OpenSUSE é precisamente uma distribuição de GNU/Linux direccionada para o desktop bastante conhecida. E como foi lançada a nova versão, 10.3, o Howto forge já tem um artigo que explica como instalar aquelas aplicações que tanta falta fazem. Mas este artigo não cobre só a instalação das aplicações, mas também a instalação da distribuiação – bastante útil para quem o faz pela primeira vez.

Como poderão ver, a instalação de uma distribuição de GNU/Linux, salvo raras excepções, é do mais simples que há. E a instalação de codecs é igualmente fácil. Já não têm razões para continuar com sistemas proprietários, quando os sistemas livres são tão ou mais simples de utilizar.

The Perfect Desktop – OpenSUSE 10.3

Alojamento Web

Linux Mint 3.1

Uma distribuição muito amigável e excelente para quem se quer iniciar em GNU/Linux, ou apenas quer uma distribuição para o desktop que não dê muito trabalho, é o Linux Mint. Esta distribuição é uma variante do Ubuntu, mas ao contrário deste, vem com codecs e drivers proprietários activos na instalação default.

Se ainda não conhecem o Linux Mint, leiam a análise feita pelo blog Open Review à versão 3.1 desta distribuição. O autor cobre vários aspectos das distribuição, como as capacidades multimédia, software usado e a instalação. Uma boa leitura para quem quer entrar no maravilhoso "mundo livre".

Linux Mint 3.1 Review