Creative Commons lança Public Domain

Creative Commons

Foi hoje ao ler o Zone41 que fiquei bastante contente devido à criação de uma nova licença por parte da Creative Commons para atribuição de domínio publico.

Com a Public Domain Mark, poderá indicar que o seu trabalho é livre de qualquer restrição de direitos de autor. A Public Domain Mark foi criada com o objectivo de ser utilizada em trabalhos antigos que são livres de qualquer restrição copyright ou trabalhos que foram colocados a domínio publico após a expiração do tempo de direito pelo autor do mesmo.

Poderá ler e obter mais informação acerca da Public Domain Mark (PDM) na página oficial da Creative Commons e nos Faqs (url).

Alojamento Web

Multicolr Search Lab – Encontre fotografias gratis com as suas cores

Multicolr Search Lab

O Multicolr Search Lab é uma ferramenta espantosa que já tenho aqui nos favoritos do Firefox à bastante tempo, mas que ainda não me tinha atrevido a partilhar com vocês.

Esta ferramenta utiliza a API do serviço de alojamento de fotos do Yahoo!, Flickr. Recorrendo à API do Flickr, o Multicolr Search Lab permite-lhe encontrar milhões de fotos sob licenças Creative Commons com cores que você indicar.

Desta forma poderão encontrar fotos para os vossos sites, fotos para o fundo do vosso desktop como wallpaper, fotografias para o fundo do Twitter, etc.

Multicolr Search

Poderá adicionar até 10 cores em simultâneo para filtrar as fotos, os resultados são espantosos. Depois de isto, já não vão querer o Google Images para nada. Não se esquecem de agradecer aqui ao vosso amigo cenourinha.

Alojamento Web

LegalTorrents – Torrents de multimédia licenciada com Creative-Communs

LegalTorrents Cada dia são criados mais e melhores serviços Web inovadores, permitindo-me afirmar que a Internet está em fase de mudança todos os dias.

Há poucos dias, o Bruno Miguel dava-nos a conhecer que o YouTorrent iria passar a indexar apenas conteúdo legal e agora chega-nos um novo motor de busca de torrents, chamado LegalTorrents.

O LegalTorrents é uma comunidade online de partilha de ficheiros multimédia de alta qualidade, com licença livre da Creative Commons.

Sendo ficheiros legais, o LegalTorrents aloja todos os ficheiros nos seus servidores, fazendo assim uma distribuição directa para o utilizador final, o que faz com que as velocidades de download sejam bastante elevadas.

Assim, tirando partido da tecnologia Bittorrent, o LegalTorrents permite a divulgação de conteúdo de novos autores e a distribuição de conteúdo com licenças gratuitas como a Creative-Commons e outras.

Site: LegalTorrents

Alojamento Web

Malandro – o wallpaper

malandro

Estou com insónias. Decido abrir o meu leitor de feeds, o Liferea, e pôr as leituras em dia. Vejo que o Eurico Leite publicou mais um post, desta vez sobre um wallpaper meu conhecido. Leio o post.

As insónias não passam. Então, decido fazer uma brincadeira, inspirado pelo wallpaper apresentado no post do Eurico. Vários minutos depois, o Malandro – assim se chama o wallpaper – é criado.

O wallpaper está disponíveis sob uma licença Creative Commons 2.5 by-sa.

Download (2.6MB)

Alojamento Web

Até já(zz)

despedida temporaria

Infelizmente, devido a motivos pessoais, a minha participação no Webtuga está em standby. Continuarei apenas a participar esporadicamente e não diariamente. Aos leitores e também aos meus trolls de estimação: continuem a visitar o Webtuga e até já!

A imagem utilizada neste post é da autoria de mira_foto, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0.

PS: os convites que fiz a algumas pessoas para publicarem um guest-post no Webtuga continuam de pé.

Alojamento Web

Microsoft vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express

stopA Microsoft anunciou que vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express em Junho deste ano. Este é mais um prego no caixão deste cliente de email da Microsoft que servirá para aumentar a adopção do Windows Live Mail.

Apenas o Outlook Express será "bloqueado". O Outlook poderá continuar a ser usado, mas os utilizadores terão que actualizar a ferramenta de sincronização Outlook Connector. Outras aplicações, como o Thunderbird e qualquer outro cliente com suporte para POP3, poderão também continuar a ser usadas.

A razão para o fim do suporte do Hotmail no Outlook Express é a mudança do protocolo utilizado para comunicar entre as aplicações e os servidores do Hotmail. Em vez do WebDav, será utilizado o DeltaSync que, pela discrição, parece ser bastante similar ao IMAP, mas com a vantagem de suportar mais que emails.

via Inforworld.com e mes-newslive.blogspot.com

Nota: a imagem deste post é a autoria de Elephant wearing striped pants, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0

Alojamento Web

Salesforce e Google renovam acordo, “atacam” sector empresarial

empresaDepois da tentativa de aquisição do Zoho ter falhado, a Salesforce decidiu renovar o seu acordo com o Google. O anúncio oficial deverá ser feito dentro de muito pouco tempo.

Esta colaboração entre o Google e a Salesforce permite integrar o sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relação com o Cliente, em português) da Salesforce com as aplicações de produtividade do Google numa única oferta, disponibiliza online, oferecendo mais funcionalidades.

Ao disponibilizarem um pacote com estas ferramentas, as duas empresas estão a competir directamente com a Microsoft no sector das ferramentas de produtividade empresariais.

via NYTimes.com

Nota: a imagem deste post é da autoria de swisscan, que a disponibilizou sob uma licença creative commons 2.0.

Alojamento Web
Alojamento Web
Alojamento Web

Gnome Do 0.4.0 disponível

David Siegel anunciou o lançamento da mais recente versão do Gnome Do, Gnome Do 0.4. Esta versão introduz algumas funcionalidades interessantes, que passarei a enumerar.

A maior novidade do Gnome Do é esta aplicação poder ser utilizada em ecrãs pequenos, como o monitor do Asus Eee PC, sem ocupar boa parte da imagem.

gnome do

Outra novidade é a introdução de um novo interface, semelhante ao do KDE 4. Para ver o Gnome Do com esse interface, basta executar a aplicação com o parâmetro –glassframe.

Para facilitar o acesso à pasta de plugins, foi adicionado um menu ao Gnome Do que permite abrir esta pasta automaticamente, o que facilita a vida ao utilizador na hora de gerir os plugins.

Mais novidades são a adicção de novos plugins, como o plugin para o Twitter ou o plugin para o Google Reader, e o funcionamento das teclas de atalho mesmo sem a presença do Tomboy no sistema.

Os utilizadores que desejarem instalar a nova versão do Gnome Do, podem descarregar e compilar a aplicação.

A imagem, disponibilizada sob a licença Creative Commons 2.0 by-sa, é da autoria do próprio autor da aplicação.