devunity – programação colaborativa online

devunity

devunity é o nome de uma aplicação web bastante interessante que permite a colaboração entre programadores no desenvolvimento de aplicações nas mais populares linguagens de programação.

Com o devunity os programadores podem colaborar na criação de novo código, gerir bugs encontrados, implementar APIs e até mesmo usar o version tracking server de uma conta do Google Code ou do SourceForge.

No mesmo site poderá colaborar, escrever código, gerir a sua lista “to do” e implementar as mais populares APIs.

Ainda em fase alpha, espero pelo convite para o devunity, pois certamente fará imenso jeito no que toca a tradução e colaboração online.

Alojamento Web

WordPress – 5 anos de …

Wordpress 5 anos

O WordPress é sem dúvida o CMS do momento. A cada dia são mais os blogs criados na plataforma WordPress e até mesmo sites empresariais a usarem esta solução.

Tivemos o lançamento do WordPress 2.5 que foi bastante bem recebido pela comunidade mundial de bloggers e os rumores das novidades do WordPress 2.6 já colocaram a maioria dos bloggers eu euforia.

Mas hoje em especial, é um dia bastante importante para o WordPress, pois este completa o seu quinto aniversário desde que foi lançada a sua primeira versão.

5 anos de WordPress e de muita evolução, parabéns ao Matt e à restante comunidade de designers, desenvolvedores e tradutores que têm cada dia ajudado a melhorar o funcionamento e desempenho deste script.

Alojamento Web

Microsoft poderá apostar na criação de software para o iPhone

Em entrevista à Forbes, um dos vice-presidentes da Microsoft, Tom Gibbons, deixou no ar a hipótese do seu empregador começar a desenvolver aplicações para o iPhone.

Actualmente, a Apple tem algum software da Microsoft licenciado para o iPhone, como o suporte para Exchange e o protocolo ActiveSync.

Tom Gibbons não deu totais garantias de que a Microsoft irá realmente desenvolver aplicações para o iPhone, mas afirmou que a empresa está a examinar o SDK, a fim de tentar perceber se valerá realmente a pena desenvolver software para este telemóvel.

Caso a Microsoft realmente aposte no desenvolvimento de software para o telemóvel da Apple, será um claro reconhecimento do sucesso deste gadget.

via efluxmedia.com, intoiphone.com e fortune.cnn.com

Alojamento Web

LiveCD do OLPC XO

Se gostavam de experimentar o OLPC XO, mas não têm disponibilidade ou vontade de o adquirir, experimentem o LiveCD desta distribuição baseada no excelente Debian GNU/Linux.

A mais recente versão deste LiveCD é baseado na development build 689 do OLPC e vem com suporte para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão.

 Pode não ser o mesmo que o próprio portátil, mas já permite ficar a conhecer um pouco a plataforma.

Download, via alt1040.com

Alojamento Web

Empresas de tecnologia abrem patentes “verdes” ao mundo

naturezaVárias empresas de tecnologia estão a abdicar das suas patentes relacionadas com ecologia. As razões para estas empresas abrirem mãos de algumas patentes prendem-se com a promoção da filosofia "verde" no sector empresarial.

As patentes em causa estão relacionadas com a diminuição do consumo energético, reciclagem, gestão de resíduos, etc. A gerir esta iniciativa, chamada Eco-Patent Commons, está a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Gigantes da tecnologia como a Nokia, IBM e Sony já aderiram à iniciativa e abdicaram de patentes relacionadas com a protecção do ambiente ou matérias ecológicas.

É pena estas e outras empresas não lutarem contra a extinção das patentes de software, mas o abrir mão de várias patentes "verdes" já não é mau e pode mesmo ser um primeiro passo.

Fonte: iGov

Alojamento Web

Empresa portuguesa entre os finalistas dos Jolt Awards

A empresa portuguesa OutSystems é uma das finalistas dos prémios Jolt Awards, na categoria Enterprise Tools, graças ao OutSystems Platform 4.1.

Os Jolt Awards, promovidos pela publicação Dr. Dobb’s Journal, são um dos prémios mais importantes das TI.

Só no dia 5 de Março, durante a Software Development Conference & Expo West, que se realiza na Califórnia, se saberá se a empresa portuguesa venceu a categoria para que foi nomeada.

Fonte: Sol

Alojamento Web

Instalar o Amarok em Windows

Caros utilizadores de Windows, vocês já podem por o Windows Media Player de lado porque, finalmente, o Amarok – o leitor áudio do KDE – já pode ser executado em Windows.

Infelizmente, correr o Amarok em Windows não é a coisa mais fácil deste mundo; terão que compilar o programa com o gcc ou Visual Studio e, se a compilação der problemas, fazer algum debugging e meter as mãos no código.

Correr esta aplicação em Windows vai dar algum trabalho e talvez algumas dores de cabeça, por isso, se não estão muito à vontade para o fazer, é melhor ficarem-se pelo Windows Media Player, Winamp ou iTunes.

{Instalar o Amarok em Windows, via Wired.com}

Alojamento Web

Google disponibiliza SDK do Android e oferece 10 milhões de dólares

O Google já disponibilizou o Software Development Kit (SDK) do Android, a plataforma livre desta empresa para dispositivos móveis e preparou uma pequena surpresa.

Ao mesmo tempo que disponibilizou o SDK, o Google publicou um vídeo onde é feita uma pequena demonstração das potencialidades da plataforma e é anunciando o "Android Developer Challenge" – um concurso que premiará as melhores aplicações criadas para esta plataforma.

Os prémios do concurso "Android Developer Challenge" prefazem um total de 10 milhões de dólares (aproximadamente 6.8 milhões de euros), que serão distribuidos entre os criadores das 50 melhores aplicações entregues entre os dias 2 de Janeiro e 3 de Março de 2008, com o valor entregue a variar conforme a classificação da aplicação.

{Fonte: Webmania}

Alojamento Web

Intel quer melhorar a gestão de energia do kernel do Linux

A Intel anunciou o lançamento de um projecto comunitário open-source chamado LessWatts. Este projecto pretende tornar o kernel do Linux mais eficiente na gestão de energia.

A apresentação do LessWatts aconteceu ontem, na Intel Development Forum (IDF), São Francisco, onde estavam presentes vários programadores da Intel, programadores individuais e representantes de vários parceiros desta iniciativa.
No âmbito da iniciativa, foi criado o site LessWatts.org, onde os interessados podem ler algumas dicas sobre poupança de energia, ler a documentação e os projectos que estão a ser realizados dentro desta temática, fazer download de ferramentas de gestão de energia e inscrever-se nesta iniciativa.

Este projecto é importante, não só para o ambiente (que bem precisa de ser poupado das atrocidades a que tem sido submetido), mas também para a carteira de quem possui um computador ou um dispositivo móvel. Todo o apoio é bem vindo, por isso, se tiverem conhecimentos nesta área, estejam à vontade para dar uma ajuda.

{Fonte: LinuxWatch}

Alojamento Web

ActiveState abraça o software aberto

A ActiveState, empresa que desenvolve o gratuito mas fechado IDE (Integrated Development Environment) Komodo Edit, decidiu desenvolver uma nova base de código livre para os seus IDE e criou um projecto comunitário chamado Open Komodo.

O aparecimento do projecto surge após o interesse manifestado pela comunidade à volta do projecto Mozilla na criação de um IDE para aplicações web2.0.

"Since we were a couple months from having everything done, I felt it was a good time to announce, so we can start to talk with people in the community about Komodo from a standpoint that they are willing to work with."

O objectivo do projecto Open Komodo é disponibilizar uma base de código aberto que todos poderão melhorar e usar para a criação de editores direccionados para aplicações web. O Open Komodo também será usado como nova base para os projectos de código fechado da Active State.

No âmbido do Open Komodo será desenvolvido o IDE Komodo Snapdragon, um editor para linguagens web client-side (xml, javascript, css, xhtml, etc). Este editor será também de código aberto e usará o Open Komodo como base, assim como o código do Komodo Edit que a ActiveState irá tornar, brevemente, aberto.

{Fonte: ActiveState (via Internet News)}