Alojamento de ficheiros online

Por vezes existe a necessidade de partilhar arquivos, sejam eles ficheiros de som, documentos, vídeos ou qualquer outro tipo de ficheiro, com colegas e amigos nossos.

No entanto nem sempre existe a disponibilidade ou a necessidade de alugar uma conta de alojamento para partilhar estes ficheiros e para partilhar ficheiros as pessoas recorrem a serviços de File Upload, como são o exemplo do rapidshare, megaupload e tantos outros.

Outra das razões às quais as pessoas recorrem a estes serviços é o desconhecimento de tecnologias como o Bittorrent, apesar de que as velocidades geralmente são mais baixas em bittorrent, dependendo não só da velocidade de download do utilizador que está a descarregar, mas também da velocidade de upload daquele que faz de servidor, ou seja, aquele que está a enviar o ficheiro para o outro.

As pessoas recorrem aos File Uploaders pois é uma opção gratuita e rápida, no entanto poderia ser utilizado um servidor de FTP, uma conta de alojamento web, partilha por um dos canais de bittorrent ou gnutella, entre muitas outras formas de partilha de ficheiros.

Todos estes protocolos e serviços de partilha de ficheiros têm as suas vantagens e desvantagens, no entanto vou-me focar nos File Uploaders que funcionam através da web, pelo nosso próprio browser e estão associados a endereços web.

Existem centenas ou até milhares de File Uploaders, apesar disso, apenas uma pequena percentagem destes sites oferece propostas apetitosas.

Fiquem aqui com uma lista dos mais populares file uploaders, uns gratuitos, outros pagos e outros com vários planos grátis e com subscrições premium, como é o caso do rapidshare:

A lista é extensa e tal como disse, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Fica o tópico em aberto para todas as sugestões que não tenham sido aqui referidas e deixo um inquérito de forma a saber se costumam utilizar este tipo de serviços.

[poll id=”5″]

Alojamento Web

FileQube – mais um serviço de armazenamento de ficheiros

Nos serviços de alojamento de ficheiros, opções gratuitas é coisa que não falta: Box.net, Mediamax.com, Divshare.com, ElephantDrive.com, etc, etc, etc… Eu ainda podia inserir aqui mais uns quantos que tenho nos meus favoritos, uns melhores que outros, mas não vale a pena estar a bombardear-vos com serviços deste género.
Mas vou falar-vos de mais um que apareceu, chamado FileQube. Este serviço é muito semelhante ao Box.net, como poderão ver pela lista de funcionalidades; contudo, tem algumas características bem mais interessantes:
– 2 GB de espaço para as contas gratuitas
– partilha de ficheiros através de widgets,
– organização de ficheiros por tags
– upload de múltiplos ficheiros
– limite máximo do tamanho dos ficheiros a 150MB para os utilizadores que não têm conta registada e 500MB para quem tem conta no FileQube
– partilha de pastas
– acesso aos ficheiros através de RSS
– downloads directos
– interface agradável
– apenas 512 MB de tráfego
O serviço parece ser interessante: 2GB de espaço e organização de ficheiros por tags são funcionalidades bastante apelativas. Mas se utilizarem o FileQube para partilhar ficheiros com os vossos colegas, familiares e amigos, o limite do tráfego a 512 MB estraga tudo.

FileQube, via 2.0 Webmania

Alojamento Web

Dropclock – uma protecção de ecrã com muito eye-candy

A protecção de ecrã é um elemento habitual de qualquer desktop, é daquelas coisas que já faz parte da mobília. Não têm grande utilidade, mas o certo é que são bastante usados – eu próprio tenho um que mostra o output do comando netstat num verde fósforo sexy.

Existem tantos screensavers, que é difícil contá-los todos. Mas há sempre alguns que saltam à vista, como o Droplock – uma protecção de ecrã que ocupa uns singelos 136 MB.

Esta protecção de ecrã pode ser utilizada no Windows XP e Windows Vista, desde que tenham, pelo menos, a versão 1.1 da framework .Net; e pode ainda ser instalada no Mac OS X 10.3 ao 10.5. Está disponível uma versão gratuita, mas para poderem usufruir de todo o esplendor do Dropclock, terão que desembolsar 15 dólares (€9.5).

É verdade que o preço e o tamanho não abonam muito a favor do Dropclock, mas a animação da protecção de ecrã é fantástica, como poderão verificar no vídeo abaixo.

Download

Alojamento Web

Torne o aspecto do Windows XP igual ao do Windows Vista

Vista Transformation Pack 8

A oitava versão do Vista Transformation Pack, o pacote de aplicações e temas criado para replicar o look do Windows Vista, foi lançada.

Esta versão marca uma replicação quase perfeita do aspecto do Windows Vista, mas sem a instabilidade e preço absurdo deste sistema. Várias aplicações foram actualizadas para versões mais recentes e foram adicionadas outras quantas, como o WinFlip e o True Transparency.

O Vista Transformation Pack vem com um ecrã de arranque, um ecrã de login, um tema, ícones, wallpapers, sons, tema para o Windows Media Player e mais uns goodies, para que possa usufruir de um interface semelhante ao do Windows Vista no Windows XP e Windows 2003.

Download do Vista Transformation Pack 8

{Fonte: TechBuzz}

Alojamento Web

Compiz: novo plugin

Autumn é um plugin para o Compiz, baseado no Plugin Snow, que imita a queda de folhas das árvores, adicionando-lhe movimento para um efeito mais realista. O download e instruções de instalação estão disponíveis nos fóruns do Ubuntu.

Como instalar o plugin

Alojamento Web

NASA aposta em GNU/Linux

Para se embeberem do espírito sci-fi desta notícia, ouçam a música que deixo enquanto lêem.

 

A NASA está a desenvolver um projecto, apelidado de "New Millennium Program Space Technology", que visa a utilização de GNU/Linux nas plataformas (hardware e software) usadas nas missões espaciais.

O lançamento oficial deste projecto está previsto para Novembro de 2009. A selecção de GNU/Linux deve-se ao baixo custo da sua implementação, facilidade no port das aplicações, acesso ao código fonte e modularidade.

A empresa seleccionada para ajudar na implementação de GNU/Linux foi a Wind River.

O ST8, desenvolvido pela empresa Honeywell Aerospace, é o primeiro a ser testado com GNU/Linux e com a tecnologia Dependable Multiprocessor, desenvolvida pela NASA.

Se estiverem interessados, podem ler a documentação oficial (em pdf) do projecto aqui.

Fonte: LinuxDevices

Edit: Era para ter escolhido Skazi ou Skazi vs Talamasca, mas isso era capaz de ser muito "hardcore" para os leitores. Fica esta com "menos calorias". Edit #2: A pedido de muitas famílias, fica uma música alternativa para acompanhar a leitura do artigo.

Alojamento Web

Vista a correr num processador a 800MHz?!

A Dell sabe mesmo fazer negócios! Eles estão a vender um computador pré-configurado para o Windows Vista, com 512MB de ram e um processador de 800MHz.

É um computador para instalar o Vista, mas não se podem correr aplicações e jogos. Se não acreditam, vejam.