Ganhe uma conta de Alojamento Web

Ganhar Alojamento

O WebTuga tem o prazer de anunciar um novo passatempo a decorrer via Twitter, onde qualquer pessoa se poderá habilitar a ganhar uma conta de alojamento profissional com 1GB de Espaço + domínio (.com, .net, .org, .info) com validade de 1 ano.

Este passatempo foi realizado com objectivo de escolher o novo nome para o servidor que vai “aguentar” com a Comunidade WebTuga e o GetHost4You.

Todas as informações relacionadas com este passatempo podem ser encontradas no blog oficial do WebTuga Hosting.

Só precisa de um minuto para participar e se habilitar a ganhar uma conta de alojamento para o seu novo site.

Alojamento Web

Como criar um blog – parte 1

Como criar um blog

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog pessoal, no entanto muitas pessoas apenas têm o seu blog num dos serviços gratuitos e estão limitados de certa forma e existem outros que querem ter um blog, mas não sabem como o fazer.

Neste artigo vou explicar quais os passos para iniciar um blog e levá-lo ao sucesso.

Quero mesmo um blog? Tenho tempo para ele?

Antes de criar um blog, é necessário saber se necessitamos mesmo de um blog e se vamos ter tempo para o actualizar.

Muitas das vezes as pessoas criam um blog, mas este nunca é mais actualizado, talvez devido à falta de tempo, ou devido à perca de interesse por não ter comentários ou visitas.

No entanto, não espere que as visitas lhe vão cair do céu, é necessário esperar.

Portanto certifique-se de que está preparado para começar um blog e tem tempo para o levar em frente.

Qual o tema do blog?

Se vai criar um blog pessoal, deve avançar para o próximo tópico. Na realidade. a maioria dos blogs de hoje não são pessoais, acabando por falarem sobre algum tema, como o WebTuga que fala um pouco de tudo, o Tugatrónica que fala sobre gadgets e electrónica, o AppleTuga que fala sobre as novidades da Apple, o Boorlix que cobre a Web 2.0, entre outros.

Se vai criar um blog, necessita de definir bem a sua temática, só assim poderá orientar-se no que vai escrever.

Escolher nome do blog

Agora que escolheu o tema, deverá escolher o nome para o seu blog.

Se vai ser um blog pessoal, deverá escolher algo que identifique a sua pessoa, como o seu nome, uma alcunha ou um nick utilizado na Internet, ou poderá escolher um nome aleatório e que seja engraçado.

Se por outro lado, o seu blog vai ser temático, deverá procurar um nome que contenha as palavras chave no seu conteúdo, podendo misturar nomes em línguas diferentes, mas que faça com que a pessoa saiba a temática do seu site, mesmo antes de entrar nele.

Por exemplo, alguém que ouça falar no AppleTuga, vai sempre associar a um site acerca da Apple, ou MobileTuga, vai associar a telemóveis ou gadgets móveis ou o GameTuga e o TugaSport que sugerem jogos e desporto.

Escolha sempre um nome que atraia ao publico alvo, isso fará com que o publico alvo reconheça o seu blog.

Escolher plataforma do blog

Deduzindo que já tem um tema e um nome para o seu blog, está na hora de entrar em acção e procurar a sua ferramenta para blogging.

Apesar de existirem várias plataformas self-hosted para a criação de blogs, a minha sugestão recai sobre o WordPress, visto ser opensource, gratuita e existirem centenas de recursos gratuitos para a mesma.

No entanto, poderá sempre optar por Movable Type, Expression Engine, LiveJournal, LifeType, b2evolution, NucleusCMS, entre muitas outras.

Escolher domínio para o blog

Este é um passo importantíssimo na criação de um blog ou de qualquer tipo de site.

O endereço deverá ser o mais curto possível, no entanto deverá ter ou o nome do site na sua constituição, ou então uma palavra chave que suscite a atenção ao publico alvo.

Quanto ao sufixo do domínio, se deseja apenas atingir atenção para a população de utilizadores de Internet de apenas um país, deverá procurar um domínio local, como por exemplo o .com.pt ou o .pt para os Portugueses ou o .com.br ou .br para os Brasileiros. Caso contrário, se deseja que o seu site atinja todos os utilizadores da Internet, deverá procurar um domínio que seja reconhecido internacionalmente, como por exemplo o .com, o .net, o .org entre outros exemplos.

Escolher alojamento para o blog

Este é um passo bastante importante na criação de um blog. Convém saber bem a quem vai confiar o alojamento do seu site, pois existem por aí o que se pode chamar mesmo de “Empresa na hora”. O que quero com isto dizer, é que existem auto-denominadas Service Providers que nem sequer 1 mês de idade completam, acabando em poucos dias.

Existem também aquelas empresas que lhe oferecem 1000GBs e 1TB de espaço, com batata frita e arroz solto a acompanhar… Será que há alguém que acredite que lhe vão “dar” 2 discos de 500GBs por mês, por uns meros dólares/euros?

Estas empresas baseiam-se no overselling e muitas das vezes arranjam desculpas descabidas para terminar-lhe o serviço.

Antes de se decidir por uma empresa de alojamento, deverá procurar feedback de outros clientes alojados na mesma, procurar saber onde estão localizados os servidores e verificar se esta faz backups, para não haver problemas de perca de dados.

Verifique os planos que temos para lhe oferecer no WebTuga Hosting, com servidor em DataCenter Nacional, Backups diários para um segundo disco e ainda para um servidor remoto e com um suporte rápido e experiente.

Instalar o blog (WordPress)

Deduzindo que escolheu a minha sugestão e quer o WordPress como a sua plataforma de blogging, sugiro-lhe a verificar o meu tutorial de “como instalar o wordpress“.

A instalação é bastante fácil e pouco demorada, pelo que deve ter um blog simples em poucos minutos.

Esta é a primeira parte de muitas deste artigo. Em breve irei completar este artigo com informações relativas a como escolher o theme para o seu blog, quais os plug-ins necessários, como optimizar o seu blog para os motores de busca e ainda como e onde divulgar o seu blog.

Deixo aqui também algumas dicas adicionais que o vão ajudar a aumentar a sua motivação para continuar com o seu blog.

Uma das coisas que aprendi no mundo do blogging é que não devo escrever só por escrever, ou seja, não devo escrever por obrigação, mas sim por gosto.

Outra situação que normalmente levaria à desmotivação a várias pessoas, é o facto de não ter visitas ou comentários. Quando isso acontece, não deve desistir do seu blog, porque não é o facto de não ter comentários, que prove que as pessoas não leiam o seu blog.

Nunca desista!

Veja a primeira parte do tutorial: Como criar um blog – parte 2
Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 12/05/08 – 18/05/08

Top posts

Olá a todos, hoje é Domingo e por isso mesmo vou deixar aqui a lista dos posts mais interessantes desta semana.

Esta semana contámos com o relançamento do TugaSport, o nosso blog de desporto e ainda com a abertura da secção Electrónica no nosso fórum.

Tem sido também uma semana de reorganização de toda a equipa do WebTuga, que está a preparar novidades para breve, fiquem atentos. Deixo-vos com os nossos melhores posts da semana.

Até já…

Alojamento Web

FCCN – Liberalização dos domínios .pt adiada ( e vão 3 )


Lembram-se deste artigo do Bruno que falava do facto de a "Liberalização dos domínios .pt ter sido adiada novamente"? Então trago-vos novidades.

Supostamente a liberalização dos domínios .pt entrava em vigor ontem, dia 1 de Maio, no entanto a FCCN fez saber que a liberalização foi adiada mais uma vez, sem data de previsão.

Este processo tem-se arrastado ao longo dos anos e demonstra a lentidão com que Portugal trata de certo tipo de assuntos.

Enquanto muitos esperam pela liberalização dos domínios .pt ( é melhor arranjarem um banquinho ), nós por cá pensamos no que havemos de fazer ao WebTuga.pt

Alojamento Web

Rumor: Imagens Dos Novos MacBook/Pro

Já muito se falou sobre um novo design nos MacBook/Pro, agora surgem novos rumores.

As imagens que podem ver em baixo foram retiradas de uma conta .MAC que está associada a uma conta de iTunes com um correio @apple.com (contas utilizadas por trabalhadores da Apple).

macbook concept

Concept do MacBook

macbook concept

Concept do MacBook Pro

Estas imagens vêm de encontros ao rumores que apontavam os MacBook com chassis em alumínio e com trackpad multitouch.

Nas imagens na conta .MAC estavam ainda um teaser do iTunes 8.0 com a data de 10 de Julho e um banner que anuncia a chegada do iPhone à Austrália, com a nova opção de 32GB.

Pessoalmente acho que estes concepts não têm grande validade, especialmente o segundo, que apresenta um teclado muito pequeno desproporcional com o resto.

Via MacRumours

Alojamento Web

Problemas Com Os Gráficos dos Macbook/Pro Com Penryn

Vários utilizadores dos novos MacBooks e MacBooks Pro equipados com os processadores Penryn estão a reportar que têm problemas com os gráficos.
Os problemas surgem quando se utiliza o QuickTime e também no Safari e Mail, curiosamente ambos utilizam o mesmo Webkit.

Os problemas devem estar no software, visto que os dois Mac têm gráficas diferentes e os problemas começaram a aparecer após a última actualização dos gráficos para o Leopard que vinha junto com o 10.5.2.

Estes problemas devem ser corrigidos na próxima versão de gráficos ou vir incorporada na 10.5.3.

Via Appleinsider

Alojamento Web

Concept: MacBook touch

À uns dias tínhamos feito um artigo sobre a nova patente da Apple de um ecrã táctil de dupla face. Os leitores do Gizmodo meteram mãos à obra e fizeram um concept, de seu nome MacBook touch, que dá uso à nova patente da Apple.

Quando fechado o ecrã de dupla face será transparente e quando aberto, este sofrerá uma polarização dos cristais que fará aparecer um teclado e um trackpad.

O problema apontado por muitos é que este teclado é plano e sem sensação táctil, pelo que será cansativo se utilizado por um período prolongado.

O problema que eu coloco é que este concept tem um ecrã transparente onde devia ter a motherboard, bateria… Onde vai ficar essa parte? A tecnologia existente para já não permite resolver este problemas, inviabilizando o desenvolvimento deste concept, mas esperemos que esta evolua para vê-lo sair do papel.

Cliquem ai lado para ver as restantes imagens: Continue reading “Concept: MacBook touch”

Alojamento Web

Apple vende 14% dos computadores nos USA

A Apple nos últimos anos tem vindo a ter um crescimento fantástico, neste momento está a vender 14% dos computadores nos USA.

Os últimos dados revelam que em fevereiro a Apple tece um crescimento de 60% comparando com igual período do ano passado, isto representa também um crescimento de 67% dos lucros. De destacar que PCs apenas cresceram 9%.

Ao contrário do que se apregoava o MacBook Air não veio roubar vendas aos MacBooks e MacBooks Pro, mas sim conquistar mais clientes.

Alojamento Web

WebTuga Hosting Blog – Alojamento grátis, profissional e muito mais!

Foi à cerca de um mês que relançamos o nosso serviço de Alojamento Gratuito, com novos planos gratuitos e pagos, incluindo planos de revenda.

Hoje temos o prazer de anunciar um novo plano, ao qual chamamos de Pack Domínio, com 50MB de espaço e domínio *.com, *.net, *.org ou *.info por apenas 10€/ano.
Este novo pacote serve para os clientes menos exigentes e para quem está a iniciar o seu site e não quer gastar muito dinheiro. É uma quantia simbólica a nosso ver, pois assim poderá ter um site ou blog considerável por apenas 0.83€/mês.

É um prazer também anunciar a abertura de um blog onde serão colocadas todas as informações do nosso serviço de alojamento.
Nesse blog poderá encontrar as estatísticas do nosso serviço, o estado do nosso servidores e actualizações feitas aos nossos servidores, manuais e tutoriais para uma melhor gestão do seu site, formas de promover e ganhar uns trocos com o seu site e ainda dicas de optimização para motores de busca ( SEO – Search Engine Optimization ).

Em relação ao nosso servidor premium, temos a informar que este mesmo possuí agora o PHP 5.2.4 e a versão 2.2.6 do Apache, pelo qual deverão notar grandes diferenças na velocidade de carregamento das páginas.

Esperamos que estas novidades sejam do vosso agrado e contamos com o vosso feedback para melhorar os nossos serviços.



Estendemos também os nossos meios de contacto para um melhor suporte ao cliente, contacte-nos a qualquer momento através dos seguintes meios:

Imagem Telemóvel: 934757463
Imagem Skype: webtuga
Imagem Area de Clientes: Tickets
Imagem MSN & Jabber: webtuga at gmail dot com
Imagem Caixa de correio:

    ImagemGeral: admin at webtuga dot com
    ImagemSuporte: suporte at webtuga dot com
    ImagemDepartamento Comercial: comercial at webtuga dot com
    ImagemInformações: info at webtuga dot com

Imagem IRC: #webtuga @ pt.irczone.org
Imagem Fórum: WebTuga



Homepage: WebTuga HostingAlojamento grátis
Blog: WebTuga Hosting Blog

Alojamento Web

FCCN – Mas que vem a ser isto?

Neste artigo venho demonstrar o meu desagrado com a FCCN, identidade responsável pela gestão do ccTLD (country code Top Level Domain) Portuguesas, ou seja, é a entidade competente pelo registo de dominios *.pt em Portugal.

Fiquei surpreendido ao ler no blog afterdark, que já existem dominios *.pt com domain parking, ou seja, utilizados apenas com fins monetários.

Mas mais grave ainda é o domínio ter o nome de uma organização open-source, o Moodle, que tem como fim, a criação de um gestor de conteúdos optimizado para sistemas e-learning que já usado pela maior parte das instituições de ensino em Portugal.

Portanto o domínio Moodle.pt foi comprado por um cidadão, que está a facturar através do serviço Parked.com, mas se esta comunidade quisesse avançar com o registo de um domínio para sua identificação como projecto nacional, não o poderia fazer!

Para a próxima é melhor saber implementar regras!

Existe um regulamento para o registo de domínios/subdomínios .pt, façam-no cumprir!