Ubuntu 8.10

Bem, o Ubuntu 8.10 saiu e não fui bombardeado com um tsunami de posts sobre isso. Que se terá passado? Bem, o que se passou não sei, sei é que vou dar o meu contributo para esse bombardeamento de posts.

Intrepid Ibex é a mais recente versão do Ubuntu, esta popular distribuição do GNU/Linux. Para além do Ubuntu, os restantes membros da família *buntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e UbuntuStudio atingiram uma nova versão.

A grande novidade do Ubuntu 8.10 é, talvez, o novo tema. Eu já vi alguns screenshots deste novo tema e, pessoalmente, acho-o bem mais agradável que o anteior. Outra novidade é o uso do GNOME 2.24, que traz consigo separadores para o Nautilus – algo que pode ser bastante útil se estiver bem feito.

No Kubuntu, destaca-se a inclusão do KDE 4.1.2. No Xubuntu vão encontrar novamente o Xfce 4.4.2. O UbuntuStudio 8.10 é o Ubuntu normal com mais uns “pozinhos” para o tornar uma distribuição virada para a criação de conteúdos multimédia.

Se usam um *buntu e não estão certos em relação à actualização, talvez seja melhor aguardarem um pouco e irem lendo algumas análises ao *buntu que pretendem usar. Se quiserem passar a utilizar a mais recente versão, vejam como podem actualizar o Ubuntu 8.04 para o 8.10 ou descarreguem uma imagem da distribuição.

Download:
Ubuntu 8.10 (bittorrent)
Kubuntu 8.10 (bittorrent)
UbuntuStudio 8.10 (bittorrent)
Xubuntu 8.10 (bittorrent)
Edubuntu (bittorrent)

Alojamento Web

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Beta 1

A versão 8.04 do Ubuntu e respectivas variantes chegou finalmente à primeira beta. A versão final deverá chegar em Abril.

Na beta 1 do Ubuntu Hardy Heron foi incluído o Xorg 7.3 com um utilitário de configuração da resolução e de um segundo monitor, o Linux 2.6.24-12.13 com um novo scheduler, um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome 2.22 e o Firefox 3.0 beta4.

Download da família Ubuntu:
http://releases.ubuntu.com/releases/8.04 (Ubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/edubuntu/8.04 (Edubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/kubuntu/8.04 (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-kde4/releases/8.04/beta (Kubuntu com KDE4)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/8.04/beta (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/8.04/beta (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/8.04/beta (UbuntuStudio)
http://cdimage.ubuntu.com/mythbuntu/releases/8.04/beta (Mythbuntu)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

OpenSource naTuaEscola pretende divulgar o software livre no sistema de ensino

Anunciar iniciativas relacionadas com software livre é um dos pequenos prazeres que tenho. Por isso, é com prazer que anuncio uma dessas iniciativas: o projecto OpenSource n’aTuaEscola (OSNTE).

O OSNTE é um projecto pretende sensibilizar os estabelecimentos de ensino para a utilização de software e sistemas operativos livres nos mesmos. Para isso, este projecto estabeleceu uma parceria com o Kerodownloads, por forma a disponibilizar as aplicações aconselhadas em servidores nacionais.

Todo o software recomendado pelo projecto é compatível com GNU/Linux.

Uma vez que existem várias distribuições de GNU/Linux direccionadas para o ensino, este projecto decidiu escolher o Edubuntu, uma variante do Ubuntu com muito software didáctico.

Para manter os utilizadores a par das novidades, o projecto criou uma lista de discussão no Google Groups. Basta aderirem a ela para ficarem a saber as últimas do OpenSource n’aTuaEscola.

Se tiverem alguma questão sobre este projecto, podem contactar os seus responsáveis através do seguinte email: neopt.projectos@gmail.com.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Alpha 2

Ubuntu LogoA distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, já tem a segunda versão alpha – Tribe, como a sua comunidade lhe chama – disponível para download e consequente teste.

Nesta segunda Tribe poderão encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24-rc5 e o daemon de som PulseAudio, bem como mais alguma estabilidade em relação à anterior versão alpha.

Para além do Ubuntu, e seguindo a linha de lançamentos habitual da Canonical, os restantes membros da família também estão disponíveis para download.

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-2/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Canonical disponibilizou a primeira alpha do Ubuntu 8.04

O Ubuntu já começou a partilhar o primeiro resultado da sua caminhada para a próxima versão LTS (Long Time Support), versão 8.04, com o lançamento da primeira alpha, ou Tribe 1.

A maior novidade do Ubuntu 8.04 Tribe 1 é, sem dúvida, a inclusão do Xorg 7.3, para uma melhor configuração automática do monitor, placa gráfica e outro hardware suportado por esta aplicação, através do DBus.

Como sempre, estão disponíveis imagens para o Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, mas também Gobuntu, Ubuntu Studio e Ubuntu JeOS (a versão do Ubuntu optimizada para máquinas virtuais).

Os utilizadores do Ubuntu 7.10 poderão actualizar o seu sistema para esta versão Alpha executando o comando sudo update-manager -d. Mas tenham em atenção que isto é apenas recomendado a utilizadores que desejem contribuir, entre outras coisas, com detecções de erros. Esta não é a versão final, nem sequer está estável o suficiente para uso diário.

Façam o download do Ubuntu 8.04 Tribe 1.

Alojamento Web

Instalar o KDE 4.0 RC1 no Ubuntu 7.10

KDE 4.0 RC1

São utilizadores de uma das distribuições da Família Ubuntu 7.10 (Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu) e querem instalar a primeira "release candidate" do KDE 4.0? Então sigam este tutorial do blog de Richard Bradshaw e desfrutem de um desktop muito eye candy, onde se pode ver o excelente trabalho do português Nuno Pinheiro.

Alojamento Web

Ubuntu Shipit já aceita pedidos do Ubuntu 7.10

Apesar da nova versão do Ubuntu, Ubuntu Gusty Gibbon, ainda não ter sido lançada, já é possível fazer pedido de CDs pela ShipIt.

Como de costume, é  possível fazer pedidos de CDs com Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu; no entanto, não é possível encomendar CDs do Xubuntu.

A nova versão estará disponível dentro de 10 dias. A partir dessa data, a Canonical irá começar a realizar o envio dos pedidos.

Podem começar a fazer as vossas encomendas e a distribuir os CDs pelos vossos familiares e amigos.

Homepage: Ubuntu ShipIt

Alojamento Web

Ubuntu 7.10 beta1

A primeira beta dos Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Ubuntu Server 7.10 foram disponibilizadas hoje pela Canonical.

O Ubuntu 7.10 vem com o recém-lançado GNOME 2.20 como gestor de desktop, kernel 2.6.22 do Linux, Compiz Fusion activado por definição – caso o computador tenha os requisitos para correr programa e com o utilitário gráfico para definir as configurações do X.org (resolução, driver da gráfica, etc).

O NTFS-3G, o driver que permite o acesso de leitura e escrita a partições NTFS, vem activo por definição. Isto é particularmente útil para quem tem dual-boot com Windows, ou deixou recentemente Windows mas mantém algumas partições em NTFS.

Download Ubuntu 7.10 beta1
Download Ubuntu Server 7.10 beta1
Download Kubuntu 7.10 beta1
Download Xubuntu 7.10 beta1
Download Edubuntu 7.10 beta1

{Fonte: Desktop Linux}