Encontro de utilizadores do Ubuntu, em Lisboa

Na lista portuguesa do Ubuntu, o João Miguel Neves anunciou o próximo encontro de utilizadores do Ubuntu, que irá decorrer mais uma vez em Lisboa. Qualquer questão deve ser colocada na mailing list do Ubuntu e não aqui.

Segue-se o anúncio:

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008, 18h30 (3ª quinta-feira do mês)
Local: Sala de reuniões da Intraneia – R. Almirante Barroso, 54B
http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=110620717485280382518.00000112ff6b995b99718&ie=UTF8&z=17

Metro mais próximo: Picoas (Linha Amarela), Arroios (Linha Verde)
Estacionamento mais perto:
1) Na rua, os parquímetros são vigiados regularmente, pelo que costuma haver lugar.
2) Parque Fontana Parque Hotel na mesma rua.
3) Parque Spark na Av. Casal Ribeiro.
4) Parque do Centro Comercial Saldanha Residence.
5) Parque do Centro Comercial Atrium Saldanha.

Há autocarros, mas não me lembro os números. O Saldanha fica perto.

Há projector disponível para quem queira mostrar ou demonstrar qualquer coisa. Quem quiser trazer o seu computador para corrigir algum problemazinho relacionado com Ubuntu também será bem vindo.

Alojamento Web

Portolinux 2008

Servidores de correio electrónico, MTA’s e (anti)SPAM é o tema do próximo encontro técnico do Portolinux. É já no próximo Sábado, dia 25 de Outubro, a partir das 15 horas na Sala de eventos do DEEC, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Estão previstas as seguintes apresentações:

  • Exim, por Ruben Leote Mendes (Netureza);
  • Postfix, por Daniel Leite (ANSOL);
  • Qmail, por Nuno Fernandes (Eurotux).

No final das apresentações será feito um pequeno debate, procurando responder a questões levantadas pelo público. A  moderar este debate estará Nuno Dantas.

Como sempre este evento é de acesso completamente livre. Mas informação pode ser encontrada na página do Portolinux dedicada ao encontro.

Chegar à FEUP é fácil, basta seguir as indicações estas indicações. A sala I -105 também é fácil de encontrar e tem um parque mesmo ao lado – reparem no lado esquerdo da página a localização do edifício no Campus da Faculdade (com mais detalhe aqui).

Alojamento Web

Ubuntu-PT – Encontro em Lisboa – Quinta-feira, 16/10, 18h30

Dado o sucesso do último encontro e o desejo expresso pelos presentes em continuar, aqui vai o convite:

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008, 18h30 (3ª quinta-feira do mês)

Local: Sala de reuniões da Intraneia – R. Almirante Barroso, 54B [ver no Google Maps]

Metro mais próximo: Picoas (Linha Amarela), Arroios (Linha Verde)

Estacionamento mais perto:

  1. Na rua, os parquímetros são vigiados regularmente, pelo que costuma haver lugar.
  2. Parque Fontana Parque Hotel na mesma rua.
  3. Parque Spark na Av. Casal Ribeiro.
  4. Parque do Centro Comercial Saldanha Residence.
  5. Parque do Centro Comercial Atrium Saldanha.

Há autocarros, mas não me lembro os números. O Saldanha fica perto.

Há projector disponível para quem queira mostrar ou demonstrar qualquer coisa. Quem quiser trazer o seu computador para corrigir algum problematizo relacionado com Ubuntu também será bem vindo.

{”gamado” do blog do João Neves, presidente da ANSOL}

Alojamento Web

Encontro de utilizadores do Ubuntu

Na próxima quinta-feita, dia 25 de Setembro, pelas 18:30, vai decorrer um encontro de utilizadores do Ubuntu na Intraneia. Podem fazer apresentações ou aproveitar para pedir ajuda na resolução de algum problema que estejam a ter com esta distribuição do GNU/Linux.

Os interessados devem dirigir-se à Sala de reuniões da Intraneia, na Rua Almirante Barroso, 54B, Lisboa [ver localização no Google Maps]. Se o evento tiver alguma participação, poderá ser repetido na terceira semana de cada mês. Podem ir de metro até ao local (Picoas (linha amarela), Arroios (verde)) ou então levar o carro. Se levarem o vosso automóvel, deixem-no num dos vários estacionamentos da zona, porque a EMEL costuma “atacar” muito esta zona.

Caso este evento se prolongue até à hora do jantar, ele poderá ser continuado num restaurante ou cadeia de fast food de um dos shoppings da zona.

Se tiverem alguma dúvida, enviem um email para a lista portuguesa do Ubuntu. Não se esqueçam que têm que se inscrever primeiro na lista.

Alojamento Web

ThePlanet – Explosão na DataCenter H1

Como devem ter reparado, o WebTuga tem estado off desde há alguns dias. Tudo isto deve-se ao facto da DataCenter em que temos o nosso servidor dedicado alocado, ter tido um curto-circuito que fez com que não só o servidor do WebTuga ficasse sem energia, mas também 9000 outros servidores.

Felizmente ninguém ficou ferido e nenhum dos servidores ficou danificado, no entanto a equipa de incêndio aconselhou/não permitiu que o sistema de backup de energia fosse ligado de forma a não provocar outras pequenas réplicas deste problema.

A equipa ThePlanet tem estado a reunir esforços de forma a normalizar a situação. No meio de tanto azar, o Dragon ( nome que dá-mos ao nosso servidor/bicho de estimação ) estava localização no segundo piso da DataCenter, chamado de Phase 2, que já tem o problema resolvido, entre outros 6000 servidores. No entanto, os restantes 3000 servidores localizados na Phase1 estão ainda a ser alimentados por uma fonte de energia de backup, situação que deverá ser temporária e que irá provocar algum tempo de downtime nos próximos dias.

No meio disto resta-me pedir a compreensão de todos os clientes e utilizadores do WebTuga, pedimos desculpa se de alguma forma não fomos ao vosso encontro para vos esclarecer a situação, mesmo tendo sido tendo sido criado um blog temporário que substituiu a homepage do WebTuga Hosting.

Resta-me também dar o meu apoio a toda a equipa ThePlanet, que apesar de todo o azar, tem tentado resolver a situação de forma a diminuir os prejuízos a todos os seus clientes.

O mais difícil já está resolvido e pensemos pela positiva, em vez de serem 9000 servidores sem energia, poderiam ter sido 9000 servidores danificados.

E agora, vamos lá rapaziada que isto sem blogar durante 2 dias não dá com nada…

Alojamento Web

DRM – e os teus direitos? – por Marcos Marado

No passado dia 5, em Coimbra, foi realizado o Tecnonov, um encontro sobre tecnologia. Um dos organizadores deste evento é o Marcos Marado, um dos fundadores do DRM-PT.info e que mantém um blog em mindboosternoori.blogspot.com.
Eu fui a este encontro. Os temas interessavam-me bastante e era uma oportunidade para fazer um convite ao Marcos, algo que já andava para fazer à uns tempos. No final do Tecnonov abordei o Marcos e desafiei-o a escrever um guest-post no Webtuga sobre DRM. Ele aceitou e então combinámos que, assim que pudesse, ele me enviaria o texto.
Ontem, recebi o artigo do Marcos. É um texto muito bem escrito e que explica, de uma forma muito boa e simples, o que é o DRM e quais os malefícios desta tecnologia para os consumidores.

Deixo o meu agradecimento público ao Marcos pela disponibilidade em escrever um texto sobre o DRM.

Clica aqui para leres o artigo do Marcos.

Alojamento Web

DebianDayPT – 15º Aniversário da Distribuição Debian


No dia 16 de Agosto de 2008 a distribuição GNU/Linux Debian festeja o seu 15º aniversário.

Para festejar, a Comunidade Portuguesa de Utilizadores de Debian GNU/Linux vai organizar um encontro em Aveiro para todos aqueles que usem esta distribuição, sejam utilizadores Linux ou estejam apenas interessados em saber mais do mundo Linux.

Para além de festejar os 15 anos da distribuição, este evento tem também o objectivo de divulgar o GNU/Linux e de divulgar a troca de conhecimentos e experiências no mundo Linux.

No decorrer do evento vão haver várias palestras e workshops.

Para mais informações visitem a página oficial da comunidade DebianPT.

Página Oficial: DebianPT

Alojamento Web

Ubuntu Hardy Heron Install Fest

Como tinha prometido ao Fernando Pereira, aqui fica a divulgação do Ubuntu Hardy Heron Install Fest, um encontro que irá decorrer no LinuxKafe [1], durante a tarde do dia 26, Sábado. Neste encontro, serão feitas instalações da nova versão do Ubuntu nos computadores dos interessados, de forma gratuita.

Aproveita esta iniciativa para te veres livre desses certos e determinados sistemas operativos que são um disco de petri para a criação de malware e black, blue e red screens of death.

[1] Localização

Alojamento Web

Nova oferta da Caixa Mágica 12 no e-escolas

A Caixa Mágica, em parceria com a Inforlândia, vai lançar um portátil com a Caixa Mágica 12 pré-instalada para o projecto e-escolas. O anúncio foi feito no sexto Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta.

Esta parceria surge devido ao descontentamento do projecto Caixa Mágica em relação à iniciativa e-escolas. De acordo com Paulo Trezentos, a não permissão da diferenciação de preço da oferta livre e a fraca promoção tornam as coisas muito difíceis.

Este computador portátil custará também 150 euros, uma vez que não é possível alterar o preço, e será integrado nas ofertas da TMN.

Se estão a ponderar a aquisição de um portátil através do projecto e-escolas, recomendo-vos vivamente a compra de um modelo com a Caixa Mágica. Quando o utilizarem, vão perceber.

via Tek.sapo.pt

Alojamento Web

Bill Gates afirma que o Windows 7 chegará já no próximo ano

Num encontro de negócios em Miami, o ainda presidente da Microsoft, Bill Gates, disse que a próxima versão do Windows deverá ser disponibilizada já no próximo ano.

Estas afirmações de Bill Gates deitam por terra a data que tinha sido anteriormente mencionada pela Microsoft para o lançamento do Windows 7: 2010. E também mostram que a Microsoft também vê o Windows Vista como um falhanço, apesar de dizer que as vendas deste sistema operativo são boas.

O Windows 7 será o sistema operativo sucessor do Windows Vista e estará disponível em versões de 32bit e 64bit.

Infelizmente, Bill Gates não disse se a versão disponibilizada já em 2009 será uma versão final, uma versão de testes possivelmente pública ou uma RTM (release to manufacturing).

via news.com e inforworld.com