Eurico Leite (Southafrikanse) – o engenheiro

Eurico LeitePois é, temos um Sr. Dr. Engenheiro na equipa WebTuga. O Eurico Leite, mais conhecido por Southafrikanse concluiu hoje o seu curso.

Blogger no Tugatronica e no seu blog pessoal Eurico Leite, o Southafrikanse concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores – Ramo de Electrónica e Computadores na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tenho “trabalhado” em equipa com o Eurico e tem sido um grande apoio no projecto WebTuga, merece de nós todas as felicidades.

Parabéns amigalhaço!

Alojamento Web

Ubuntu Free Culture Showcase: vencedores anunciados

Os vencedores do Ubuntu Free Culture Showcase, uma competição destinada a quem cria conteúdos artísticos com software livre, qe figurarão na próxima versão do Ubuntu já estão escolhidos. O anúncio foi feito por Jono Bacon, o responsável pela comunidade do Ubuntu.

Os vencedores são Adrés Vidau, um engenheiro electrónico mexicano que venceu a categoria Áudio, e Andrew Higginson, um jovem inglês de 14 anos que conseguiu o primeiro lugar na categoria Vídeo.

Estes dois trabalhos serão incluídos na próxima versão do Ubuntu. Para acederem a eles, irá bastar um simples sudo apt-get install example-content.

Alojamento Web

Apple Procura um Especialista em Câmera para o iPhone

A Apple tem uma vaga disponível para um Engenheiro Chefe para Design de Câmeras para o iPhone.

O engenheiro tem que tem experiência com câmeras, sabendo assim estudar as actuais tecnologias e o futuro CMOS e implementa-las no iPhone. Tem que saber fazer alterações para permitir que a câmera do iPhone iPhone passe a ser de 2 megapixels.

O Candidato deve também ter conhecimentos em técnicas de processamento de imagem, como o balanço de brancos automáticos e controle da exposição automático.

Esta vaga vem mostrar que a Apple está empenhada em melhorar a câmera do iPhone, querendo para isso apenas os melhores na área.

Via iPhoneAlley

Alojamento Web

Entrevista a Nuno Pinheiro, um dos responsáveis pelo interface do KDE 4

banner do KDE 4

Depois da entrevista aos responsáveis da Caixa Mágica, o Webtuga tem o prazer de apresentar a entrevista ao Nuno Pinheiro, uma das masterminds por detrás do KDE 4.

O KDE 4, recorde-se, é a nova versão do gestor de desktop KDE. Consigo trás muitas novidades, entre as quais uma nova framework multimédia e um interface brutal!

Passemos à entrevista.

Bruno: Eu segui com alguma atenção o desenvolvimento do KDE 4. Durante esse desenvolvimento, a data de lançamento da versão oficial sofreu alguns atrasos. Como lidou o projecto com eles?

Nuno: Com naturalidade, quando mudamos para este novo kde já havia uma ideia bastante clara do que pretendamos fazer, portanto enquanto a base dessas coisas não estivessem prontas não poderíamos fazer uma release.
Com este kde 4.0 as tecnologias base estão lá o que quer dizer que todo mar de aplicações KDE mas que não fazem parte do kde podem começar a fazer uso delas, sejam elas o phonon, strigi, solid, decibel ou o plasma.

Bruno: A versão 4.0 do KDE é um marco importante neste projecto, já que foram feitas várias alterações de fundo. Por essa internet fora tenho lido vários comentários que dizem que o KDE 4.0 não está pronto para produção. Qual é a tua opinião sobre isso?

Nuno: Não está claramente, dá para usar, mas não é um substituto para o 3.5 por exemplo.
Como disse na resposta anterior, esta release tem como principal objectivo os pilares do kde 4, e esses estão prontos code wise isto é o grosso do trabalho dos pilares esta feito, é a partir destes pilares que tudo o resto se vai construir, e na minha opinião de engenheiro civil são grandes e fantásticos pilares.
Acho incrível o que conseguimos especialmente que dê para usar e funcione minimamente.

Bruno: Recentemente, a Canonical anunciou que não iria suportar o KDE 4.0 na próxima versão Long Term Support do Ubuntu. Qual a tua opinião sobre esta decisão?

Nuno: Concordo acho que faz todo o sentido a Canonical tem a sua forma de funcionar e de acordo como trabalha não é possível eles de forma seria suportar o KDE 4.0.
Mais uma vez o kde tomou um risco muito sério com este 4.0 mas é um risco que acredito que era impossível de não tomar, se queremos realmente ser um desktop com capacidade de fazer frente a todos os outros, tínhamos de ser muito melhores que todos os outros m todos os aspectos. É isso que este kde promete, a capacidade de ser muito melhor que tudo o resto por aí. Não sei se vamos conseguir mas pelo menos devemos tentar.

Bruno: Eu tenho que admitir que acho o novo interface do KDE fabuloso, extraordinário. Como foi desenvolve-lo? Muito difícil, fácil, muitas dores de cabeça, muitos litros de café bebidos, muitos maços fumados?

Nuno: Obrigado.
🙂 Deixei de fumar e cortei no café a bastante tempo.
Como a maior parte das coisas do kde 4 o que se pode ver agora ainda está muito longe do que poderemos ter, sério é para ficar muito muito muito melhor, o que se vê agora aponta o caminho mas ainda tenho de trabalhar imensos aspectos e muito muito polimento das coisas.
O tema de ícones só estabilizou a cerca de dois meses.
O widget theme qt oxygen ainda precisa de muito muito trabalho até ficar perfeito.
Em relação aos plasmoids bem são mesmo muito recentes e pouquíssimo polidos, mas é normal porque o plasma é o pilar do kde que sendo mais revolucionário, também é o mais inacabado.
Mas é uma uma experiência fenomenal que me gastou a mim e a muitos outros milhares de horas e que outros milhares vai gastar.

Bruno: Os utilizadores de GNU/Linux costumam discutir, muitas vezes de uma forma pouco saudável, as virtudes do KDE em relação ao GNOME e vice-versa. Qual é a tua opinião sobre este assunto? Consideras que um é superior ao outro ou que são apenas duas escolhas entre tantas?

Nuno: Acho que muita gente que não sabe nada do assunto fala demais sobre o assunto.
Acho que o que une o gnome e o kde é muito mais do que os separa.
Acho que são diferentes.
Acho que as questões fundamentais que levaram o kde a dar um salto em frente deveram levar o gnome a também o dar. (o gnome tem questões internas muito importantes para decidir no próximo salto)
Acho que o qt 4.4 nos dá uma vantagem competitiva.
Acho a comunidade gnome fantástica.
Acho muita coisa 🙂

Bruno: Na tua opinião, achas que o GNU/Linux está pronto para o desktop ou consideras que ainda precisa de melhorar nesse campo?

Nuno: Acho que sim, eu uso em exclusivo para cima de 3 anos o kde 3.5 é completamente utilizável por qualquer pessoa. (experiência própria de por linux’s a trabalhar no mundo real com gente real de limitados conhecimentos de computadores, temos mais problemas com uma pessoa que julgue já dominar de computadores do que com aleguem que de facto não tenha grande experiencia).
O objectivo do kde 4 é colocar o kde e o Desktop Linux bem acima de outros Desktops.
Não sei se vamos conseguir mas vamos tentar. e sabemos que temos as tecnologias para o fazer.

Em nome do Webtuga, quero agradecer ao Nuno pela disponibilidade em responder a estas seis questões e desejar-lhe as maiores felicidades no desenvolvimento de interface do KDE.

Alojamento Web

Novas Oportunidades?! Onde?

Continue reading “Novas Oportunidades?! Onde?”

Alojamento Web

Novos Temas no WebTuga

Antes de mais vou apresentar-me como novo colaborador desta comunidade que visa informar os utilizadores da Web interessados (ou não) sobre as novidades informáticas do dia-a-dia .

Pintas / 17 anos / Futuro Engenheiro de Marketing e Publicidade (espero) .

Bem, como a informação nunca foi nem será demais, cá estou eu para vos transmitir mais alguma e desta vez sobre tudo o que tenha a ver com design, web design e afins .

Sem muito mais a dizer, até porque acordei agora e o meu cérebro ainda nao está em horário de trabalho, despeço-me só com um ou dois links que considero necessários/interessantes :
– Tutoriais de quase todos os programas multimédia que conheço;
– Novidades sobre WebDesign/Design

Alojamento Web

Featured Feed Netvibes Portugueses…

Netvibes Featured FeedsO site Netvibes adicionou mais uma funcionalidade ao seu serviço: as "Featured Feeds" ou "Subscrições em Destaque" em português. Este site, que permite aos utilizadores a criação de uma área pessoal onde se podem adicionar notícias, notas e uma imensidão de outras widgets, tem agora um novo módulo com as feeds de destaque de cada país. Os sites portugueses das "Featured Feeds" são os blogs 4Discovery, Lâmpada Azul, O Engenheiro, Peopleware, Wisepass, You’ve Got a Mail e o site do jornal O Público. Mas para quem não conhece o Netvibes, aqui fica a definição da Wikipédia: "Netvibes é um desktop online baseado na tecnologia AJAX e é um exemplo da chamada Web 2.0. Graças a sua tecnologia permite um alto nível de personalização, uma vez que nele é possível alterar o título da página, adicionar, mover, remover conteúdos dos mais variados etc. Entre os similares, estão o PageFlakes, o Goowy, o Live.com, da Microsoft, e os desktops do Yahoo e do Google." Os blogs da "Featured Feeds" são-me familiares, e é deles que vou falar a seguir. 4Discovery Este blog, alojado no serviço gratuito do WordPress.com, tem uma boa organização e aborda vários assuntos. Todas as notícias são actualizadas diariamente e tem alguma interacção com os seus utilizadores. Visito diariamente e tenho o gosto de o ter como parceiro do WebTuga. Lâmpada Azul Este é o blog pessoal de João Craveiro, um geek português, onde podemos saber um pouco mais das suas aventuras. Ele é programador, fã de Linux e merece os parabéns pelo trabalho demonstrado. Visitei este blog apenas algumas vezes, mas nunca fiquei sem comentar. Os três sites seguintes pertencem ao Publico.pt que. sendo um jornal, não valorizo muito pois o seu esforço é pago e não feito por amor à informação. O Engenheiro Não tenho a certeza, mas penso que é o blog pessoal de Nuno Almeida. Com conteúdo com uma boa carga de humor e crítica, é uma paragem que recomendo para que gosta de rir e esquecer o stress do dia-a-dia. Peopleware Este já devem conhecer. É um blog sobre tecnologia actualizado diariamente e com bastante aderência por parte da blogosfera portuguesa. Tem bons artigos, que primam pela originalidade e pela "pitada" de humor que cada um contém. Acho difícil fazer melhor. Os meus parabéns à equipa. WisePass Ainda estou para saber porque é que este blog aparece nas "Featured Feeds" portuguesas. Os conteúdos não estão escritos em português, e a única referência a Portugal é uma notícia sobre a ilha da Madeira. Talvez tenha sido engano da equipa do Netvibes. You’ve Got a Mail Um blog pessoal no mínimo… interessante. Se não acredita, visite-o. Tenho pena que não apareçam feeds de outros blogs conhecidos, como Zone41, o blog do Rui Moura e ainda o da Isa, mas pode ser que para a próxima apareçam…

Alojamento Web

Resumo: O Mundo Apple

Um escândalo relacionado com acções vendidas entre 1997 e 2002 fez Steve Jobs pedir desculpas aos accionistas e aos empregados. Ao mesmo tempo, o director financeiro demitiu-se. Mais uma novidade, a Apple anda à procura de um " Mobile Marketing Manager, iTunes" que trabalhará no Campus e será respnsável pelas comunicações com todas as grandes operadoras do mundo e trabalhará co a equipa de engenheiros do iTunes para adaptar a plataforma aos telemóveis.

Alojamento Web

Nokia apresenta nova tecnologia… wibree

wibree é o nome dado pela Nokia à nova tecnologia de conecção local via radio que está a ser desenvolvida no Centro de Pesquisas da Nokia. Esta tecnologia tem a iniciativa de tornar cada vez mais rápida a conecção entre dispositivos de pequeno porte, como brinquedos e acessórios de desporto, com computadores pessoais e telemóveis. Para ajuda, a Nokia tem algumas fabricantes de semicondutores a trabalhar em parceria com os seus engenheiros. Esta tecnologia que aparece agora, vem talvez substituir o Bluetooth já usado na maior parte dos telemóveis. Site | wibree