Ubuntu 9.04

Acabou de ser lançada a mais recente versão do Sistema Operativo Ubuntu, a versão 9.04 (Abril de 2009).

Como alguns de vocês devem saber, esta versão esteve em beta publico há uns tempos, depois há coisa de 2 semanas passou para RC (Release Candidate) e agora foi para GOLD (versão final).

Há 2 maneiras de terem acesso ao Ubuntu 9.04:
1- Fazer download da Imagem de CD do Ubuntu e depois gravar
2- Ou podem mandar vir um CD com o ubuntu totalmente a borla em https://shipit.ubuntu.com/ (nesta opção têm de esperar algum tempo que o CD chegue a vossa casa, mas alem do CD vêm também uns autocolantes com o logo do Ubuntu)

O ubuntu 9.04 existe em 3 versões. A versão Desktop Edition, para PC’s “normais”, a versão Server Edition para servidores e ainda a versão Netbook Remix Edition para mini-portateis com baixas resoluções e optimizado para processadores Intel Atom.

Alojamento Web

App Store: Potenciais Receitas e Preços

 

Uma pesquisa levada a cargo pela empresa Piper Jaffray concluiu que a maioria das aplicações disponibilizadas na App Store poderá ser gratuita.

Numa pesquisa levada a cargo junto de 20 programadores no final da keynote de Steve Jobs concluiu-se que 50% desses programadores iriam programar só para o OS X iPhone e os outros 50% para OS X iPhone e OS X Leopard.

Em relação aos preços, a pesquisa diz que a grande maioria das aplicações será disponibilizada a menos de 3$ e 70% das aplicações a custo zero.

15% das aplicações serão orientadas para empresas, 10% para entretenimento e outros 10% para jogos, sendo que 15% das aplicações deverão usar os serviços de localização do iPhone.

Este estudo indica ainda que 70% dos contactados programaram noutras plataformas e que 70% das suas aplicações apenas estarão disponíveis no iPhone.

Por outro lado, pessoas próximas dos gestores da App Store avançam com uma data para a abertura da mesma, e preços escalonados, ao invés de totalmente livres.

A App Store deverá abrir no dia 11 de Julho, data de lançamento do iPhone 3G, com o limite de tamanho de aplicação de 2GB. As aplicações deverão ser submetidas através de uma interface Web no site da Apple.

O preço deverá ser escalonado, podendo o programador escolher o preço entre os definidos pela Apple, até 999$.

Entretanto, a mesma empresa que fez o estudo com os programadores calculou que a App Store pode tornar-se num negócio de 1,2 mil milhões de dólares em 2009.

Estes cálculos são feitos com base nas estimativas de iPhones vendidos em todo o mundo até ao fim de 2009 e com estimativas de uso da App Store, calculados pelo uso de outros serviços oferecidos pelo iPhone.

 

Alojamento Web

Gráfica ATI Radeon HD 3870 no Mac Pro até Maio?

Rumores avançados pelos sites Barefeats e Xlr8yourmac indicam que a placa gráfica ATI Radeon HD 3870 deverá ser incluída no Mac Pro até ao final de Maio.

A ATI deve fornecer uma versão retail da placa acima referida com 512MB DDR4 que correrá em todos os Mac Pro e deverá suportar CrossFire. A 9 de Abril, a loja da Apple em Singapura mostrava esta placa como uma opção no Mac Pro.

Segundo alguns benchmarks, a 3780 é entre 2 e 3 vezes mais rápida que a 2600XT, 2600 essa que faz renders em Core Image melhor que a Nvidia 8800GT.

Alojamento Web

Apple Event no final de Fevereiro?

Corre o rumor que a Apple poderá realizar um pequeno evento no final de Fevereiro, há até quem aponte o dia 26, para a apresentação de novos produtos.
Entre os vários assuntos que se podem abordar neste evento estão a introdução do iPhone SDK, que irá permitir a produção de aplicações externas para o iPhone. Outra das novidades esperadas é o novo Macbook Pro que deverá incluir um trackpad multi-touch e actualizações nos processadores.

O software da Apple TV e o novo update ao Leopard poderão ser também lançados nesse evento.

[Fonte]

Alojamento Web

Novo Final Cut Express 4

Continuando com a leva de updates da Apple, outra das aplicações que levou um update foi o Final Cut Express, que não foi apenas um upgrade mas sim uma nova versão dela.

Entre as funções desta nova versão encontra-se a “Open Timeline” que permite que os utilizadores misturem vídeos de várias fontes e de vários formatos numa única timeline. Alem disso, na versão para Intel suporta AVCHD, e em todas as outras suporte para importação de projectos do iMovie ’08 e novos e mais sofisticados efeitos.

A nova versão está disponível pelo preço de 199$ (menos 100$ que a versão anterior) ou 99$ para upgrades de versões anteriores.