Dicas para um osx mais "linux"

Ora bons dias, ou tardes, vou publicar algo que acho que é do conhecimento de alguns, novidade para outros, como tornar o osx “mais linux”, e porquê? só por uma questão de se ambientarem, ou para os utilizadores de linux que estão a dar os primeiros passos em mac osx.

Antes de mais nada, e partindo do princípio que estamos perante uma instalação limpa de osx(neste caso usamos o tiger para exemplificar), vamos instalar o Xcode(2.x.x para Tiger, 3.0 para Leopard), instalação personalizada, porque queremos instalar o GCC e o X11. Após instalar o Xcode, basta aceder a http://www.finkproject.org/download/ e instalar a versão respectiva de fink, consoante a versão do osx. Seguir instruções. O mesmo vamos fazer para o MacPorts (antigo darwinports), http://www.macports.org/install.php, seguir as instruções do site, depois abrir o Terminal em Applications>Utilities>Terminal e digitar o seguinte:

fink scanpackages
fink index
sudo apt-get install fink
sudo port -v selfupdate

em todos eles deve pedir uma password, neste caso, introduzam a password da conta de utilizador corrente

A partir daqui basta digitarem no Terminal o que querem instalar, existe bastante software portado para mac, é uma questao de explorar.