Google Gears para Safari

Google GearsA partir de agora é possível utilizar as potencialidades do Google Gear no Safari.

O Google Gears é uma aplicação do Google que permite navegar nos sites em modo off-line, utilizando para tal um servidor de cache local que oferece suporte ao acesso JavaScript, Imagens e HTML e uma base de dados de informação também esta local.

Para além desses servidores, existe também o WorkerPool que torna as aplicações bastante mais eficazes, utilizando uma sincronização consistente.

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

Google Docs disponível offline

bender"Good news everyone". É com esta típica fala do professor Farnsworth, uma das personagens da excelente série animada Futurama, que tenho o prazer de anunciar que o Google Docs já permite a edição offline de documentos.

Para editarem os vossos documentos do Google Docs sem estarem ligados à net, apenas precisam de instalar a extensão do Google Gears, disponível para Firefox e Internet Explorer. Esta extensão sincronizará as alterações feitas aos documentos da próxima vez que se ligarem à net, mas infelizmente não permite a criação offline de ficheiros.

Para ficarem a saber como funciona a edição offline de documentos do Google Docs, vejam este vídeo disponibilizado pela equipa do Google Docs.

Alojamento Web

Google Calendar poderá ficar offline

Ao que parece, o Google está a preparar-se para permitir o acesso offline ao Google Calendar – a minha fiel agenda que nunca falha – através do Google Gears.

Esta novidade foi "micada" pelo autor do blog Digital Streets, que viu esta funcionalidade activa na sua conta.

Como aquando do IMAP para as contas do Gmail, esta funcionalidade está, ao que parece, a ser disponibilizada a conta gotas.

Para saberem se uma gota vos caiu em cima, vão às opções do Google Calendar e procurem o separador chamado Offline. Se ele estiver presente, parabéns, podem instalar o Google Gears. O problema é que, de acordo com o downloadsquad.com, ainda não é possível guardar os dados offline.

Alojamento Web

gOS 2.0 Rocket na CES 2008

A CES 2008, Consumer Electronics Show, começa dia 7 de Janeiro e acaba três dias depois em 10 de Janeiro.

Durante este evento a decorrer em Las Vegas, esperam-se grandes novidades no mundo electrónico em geral, mas o que aqui nos interessa é o lançamento da segunda versão do gOS.

A nova versão da distribuição linux gOS tem como nome gOS 2.0 Rocket e promete grandes avanços, sendo um deles a pré-instalação do Google Gears, permitindo assim o acesso à informação da sua Google Account, mesmo estando offline.

Será também melhorada a integração de aplicações web como é o caso da rede social Facebook e também o disco online virtual powered by Box.net.