Photoshop video tutorial #2 – Criar Gifs animados

Adobe Photoshop

Depois do primeiro vídeo tutorial onde ensinei a adicionar um efeito de brilho aos vossos textos no Photoshop, decidi seguir alguns dos conselhos dos nossos leitores.

Neste tutorial, onde ensino a criar gifs animados, decidi adicionar pequenas notas ao longo do vídeo. Para além disso, o vídeo conta agora com uma melhor apresentação, visto ter sido editado posteriormente no iMovie, onde adicionei uma introdução e uma animação no final, agora só falta mesmo o pormenor do microfone, mas penso que no próximo vídeo já vamos ter os passos em áudio graças ao iMovie.

Espero que no final deste tutorial consigam fazer pequenas brincadeiras com o Photoshop, é muito fácil utilizar o Photoshop para fazer animações em gif, basta explorar a ferramenta.

Não se esqueçam de seguir este tutorial e colocar aqui os vossos resultados e qualquer outra dica que desejem partilhar. Ah… e já agora, aceitam-se sugestões para novos tutoriais.

Alojamento Web

Universal Document Converter 4.2

Universal Document ConverterConverter documentos para outros formatos pode por vezes ser uma dor de cabeça para todos nós.

Por vezes temos a necessidade de converter documentos de texto, tabelas ou folhas de calculo para formatos como por exemplo PDF e outros formatos de imagem o que nem sempre é possível com as aplicações que usamos habitualmente.

Com o Universal Document Converter, todos os utilizadores do Windows vão ter esta tarefa facilitada. O Universal Document Converter cria uma impressora virtual que lhe permite “imprimir”, ou melhor, exportar os seus documentos em até 8 formatos diferentes com bastantes opções de escolha.

Pode utilizar este software em qualquer aplicação que permite imprimir ou usar o sistema de impressão do Windows, bastante seleccionar a impressora virtual criada pelo software e escolher o formato de output preferido.

São um total de 8 formatos possíveis, entre eles o Adobe PDF e 7 formatos populares de imagem TIFF, JPEG, PNG, PCX, DCX, GIF e BMP.

Todos os documentos são gerados em alta resolução e existe ainda a possibilidade de utilizar serviços como o Microsoft Windows Terminal Services ou o Citrix de forma a gerar os documentos remotamente.

Tudo isto é possível em poucos minutos e sem a necessidade de qualquer conhecimento técnico avançado para o utilizador.

Alojamento Web

PDF Search Engine – motor de busca para PDFs

PDF Search

Hoje em dia na Internet podemos encontrar qualquer tipo de ficheiro ou documento em variadíssimos formatos.

PDF Search Engine é um motor de busca que lhe permite, através de tags/palavras-chave, encontrar documentos com informação relevante.

Por exemplo, se procurar por "webtuga" encontrará 9 documentos no formato PDF. Alguns deles eram até desconhecidos para mim, mas graças ao PDF Search Engine, pude constatar que o WebTuga é referência em alguns trabalhos catedráticos.

Os resultados são fornecidos pelo Google, mas em vez de retornar todos os resultados, apenas retorna aqueles que estão em formato .pdf.

Agora já sabe, se está à procura de informações acerca de um determinado assunto, o PDF Search Engine pode-lo-á ajudar.

Alojamento Web

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Alojamento Web
Alojamento Web

Google Translate – Traduzir textos nunca foi tão fácil

Google Translate

Muitas das vezes necessitamos de traduzir palavras ou pequenas frases de uma língua para outra, de forma a saber o significado da mesma ou tirar dúvidas.

O Google Translate é uma das ferramentas que possibilita fazer traduções e recentemente recebeu várias novidades.

Entre as novidades, a mais importante será a adição de novas línguas no sistema, são elas o Búlgaro, Croata, Checo, Dinamarquês, Finlandês, Hindu, Norueguês, Polaco, Romeno e Sueco. Todos estes juntam-se aos que já faziam parte do sistema, Inglês, Chinês (tradicional), Árabe, Holandês, Francês, Alemão, Grego, Italiano, Japonês, Coreano, Português, Russo e Espanhol.

Não usa o Google Translate? Faça-nos saber qual a ferramenta de tradução que usa.

Alojamento Web

FireNES – Transforma o Firefox na tua consola de jogos

Nintendo Firefox
Já todos sabemos que o Firefox pode ser personalizado com milhares de extensões, mas o que não sabíamos era que podíamos transformar o Firefox num emulador de jogos.

A extensão FireNES cria uma barra lateral que permite emular uma consola Nintendo de forma a permitir jogar mais de 2500 jogos sem necessidade de descarregar alguma ROM.

O FireNES, de apenas 16KB, necessita do Firefox 1.5 ou superior e de uma versão do Java actualizada.

Alojamento Web

FireNES – Transforma o Firefox na tua consola de jogos

logo nintendo

Já todos sabemos que o Firefox pode ser personalizado com milhares de extensões, mas o que não sabíamos era que podíamos transformar o Firefox num emulador de jogos.

A extensão FireNES cria uma barra lateral que permite emular uma consola Nintendo de forma a permitir jogar mais de 2500 jogos sem necessidade de descarregar alguma ROM.

O FireNES, de apenas 16KB, necessita do Firefox 1.5 ou superior e de uma versão do Java actualizada.

Alojamento Web

Lista de alternativas ao Paypal

Hoje enquanto falava com um colega meu, ele falou-me acerca de ter ganho uns trocos no Bux.to.

Sinceramente este tipo de sites como o Bux.to, os chamados PTC ( Paid To Click ), nunca foram por mim apreciados, no entanto enquanto falava com o meu colega, lembrei-me que em tempos tinha criado uma conta lá.

O que é verdade é que quando entrei no site, reparei que tinha um balanço de 36$ na conta. Fiquei parvo, pois nunca tinha levado aquilo a sério, mas o que é verdade é que os 36$ estavam lá. Só depois é que reparei que tinha 4 referals, o que justificou esse dinheiro.

O meu próximo passo foi descarregar o dinheiro dali, antes que aquilo me tire o dinheiro ou algo do género.

Foi então que reparei que só pagavam via AlertPay ( pelos vistos o Paypal não é muito amigo deste tipo de sites ) ou então tinha a possibilidade de trocar por publicidade.

Como eu acho que a publicidade neste tipo de sites não traz nenhuma vantagem ao site, pelo contrário, dá-lhe um ar de "Spam thing", decidi criar uma conta no AlertPay e fazer payout.

Neste artigo vou deixar o Bux.to por aqui e vou continuar a falar acerca dos métodos de pagamento on-line como o Paypal, o AlertPay e o Moneybookers.

Paypal

Talvez de todos eles, o mais conhecido e mais usado. A rápida propagação do Paypal como meio de pagamento online foi de tal modo crescente que o eBay decidiu comprou o serviço de forma a integrar no seu sistema que já era utilizado por milhões de pessoas.

O Paypal funciona igualmente como as transferências tradicionais, no entanto em vez de um NIB, é usado o seu e-mail como id de conta.

Existem dois tipo de contas no Paypal, a Personal e a Business. Ambas são gratuitas, no entanto a Business não tem tantos limites como a Pessoal e são cobradas taxas maiores.

Poderá usar a sua conta para fazer pagamentos, receber dinheiro, fazer pedido de dinheiro a outros utilizadores do serviço e ainda pedir a transferência do dinheiro para a sua conta bancária.

O Paypal é usado em grandes sites como o eBay, CompUSA e muitas outras lojas de venda on-line.

MooneyBookers

Moneybookers

Trata-se de mais uma plataforma de pagamentos on-line que permite receber dinheiro sem pagar taxas e fazer pagamentos com taxas de 1% até 0.50 cêntimos.

Poderá associar o seu cartão visa para fazer os seus pagamentos e ainda poderá pedir que o seu dinheiro seja transferido para a sua conta bancária ou enviado por cheque com taxas bastante baixas.

Para quem tem lojas online, o MoneyBookers permite a integração da sua API sem ter que pagar mais por isso.

Para além disso, o Moneybookers permite ganhar até 100$ por cada referência sua.

O uBid e o Auctions Cnet são dois exemplos de sites que usam o MoneyBookers.

AlertPay



Como já foi dito acima, o Bux.to usa este serviço para efectuar os seus pagamentos online, isto até porque o AlertPay informa estar aberto para todos os negócios, logo os PTC não são excepção à regra como acontece no Paypal.

Existem três tipos de contas no AlertPay, a Personal Starter, a Personal Pro e a Business.

A Personal Starter, é ideal para quem pretende receber uns trocos dos colegas ou da família, permitindo receber até 400$ por mês e um total de 2000$ anuais. Todas as transacções são gratuitas, existe a possibilidade de ter até 2 e-mails associados à conta e pode usar o cartão de crédito para efectuar pagamentos.

Por sua vez a Personal Pro é a melhor opção para quem tem pequenos negócios na Internet como lojas online. Com taxas de recebimento de 0.25% + 0.25$ por transacção, este tipo de conta permite o uso de ferramentas de venda como subscrições e pagamentos recorrentes e ainda o envio de pagamentos em massa.

A Business permite o mesmo que a Personal Pro e ainda ter várias sub-contas para os seus vários negócios, a implementação da API com a sua aplicação, alertas instantâneos e ainda ter um número ilimitado de e-mails associado à sua conta.

Google Checkout

Esta é a actual proposta do Google como alternativa ao Paypal, no entanto ainda só está disponível nos Estados Unidos da América e no Reino Unido e exige ter um cartão de crédito associado.

Algumas lojas que têm feito sucesso com este método de pagamento são a eBuyer, a Arial e a Vodafone.

2Checkout



O 2Checkout tem um taxa única de registo de 49$ e fica com 5.5% de cada comissão mais 0.45$. Penso que não seria a melhor opção das listadas acima.

Tem a vantagem de poder ser integrado numa loja online e de possibilitar usar uma plataforma de vendas online da 2Checkout.

Para além destas plataformas de pagamento presentes no artigo, existe ainda a TrialPay, a Netteler, o e-Junkie e ainda o iKobo.

Alojamento Web

Quais são os limites da publicidade?

Já estou a ver algumas almas génias a recorrerem a isto e a ficarem com o exame anulado.

Hoje em dia a publicidade é por vezes tão abusiva que por vezes faz-nos pensar e este é um exemplo com o qual me deparei um dia destes num dos sites que visito diariamente.

Mas será que quem faz este tipo de publicidade não tem valores morais?