Debian 5.0 – Lenny

DebianFoi exactamente no dia dos namorados que foi lançada a nova versão da distro Debian.

Debian 5.0, com nome código Lenny, foi lançada dia 14 de Fevereiro de 2009, 22 meses depois do começo do seu desenvolvimento.

Esta distribuição tem suporte para 12 arquitecturas de processamento e inclui vários ambientes gráficos, incluindo KDE, Gnome, xfce e LXDE.

Para além disso, o Debian 5.0 Lenny apresenta também uma nova versão do desktop GNUstep 7.3, Xorg 7.3 o Kernel Linux 2.6.26  e as mais recentes versões de software como PHP, Apache, Samba, Python, Perl Emacs, Nagios, Xen Hypervisor, OpenJDK, Gimp, Iceweasel, Icedove, PostgreSQL, MySql, gcc, Asterisk, Emacs, Inkscape e Openffice, bem como mais de 23.000 pacotes de software.

A distribuição Debian é compatível com a maioria dos netbooks e é totalmente livre. Existe inclusive uma comunidade Portuguesa de utilizadores Debian que pode ser encontrada em DebianPT.org.

A comunidade Debian decidiu dedicar esta versão a Thiemo Seufer, um programador Debian que faleceu no passado dia 26 de Dezembro num acidente de viação.

Alojamento Web

étoilé – renascer do GnuStep


Étoilé é um ambiente gráfico baseado no GnuStep, um excelente software gratuito que surge da união do projecto OpenStep da Sun Microsystems e o NeXT (raiz do ambiente da Apple em Cocoa).

O projecto pretende dar a vida a plataformas esquecidas, tal como o Haiku fez ao BeOS.

Vão ser fornecidas frameworks de desenvolvimento, software de programação para o ambiente e bastante documentação para que todos os programadores interessados possam contribuir para o projecto.

Os interessados em saber mais informações sobre o projecto podem aceder ao site oficial, ou fazer download de uma live cd com o ambiente étoilé.

Homepage: étoilé
Download: étoilé live cd 0.2
Screenshots: étoilé UI

Alojamento Web

Debian GNU/Linux 4.0

O dia 8 de Abril (dia de páscoa) foi o dia escolhido pelo projecto Debian para lançar a nova versão do seu sistema operativo. A nova versão vem com suporte nativo para drives encriptadas, melhoramentos no gestor de pacotes deb, novo sistema de gráfico de instalação e tradução do sistema de instalação para mais de 58 línguas.

O Gnome 2.14, KDE 3.5, Xfce 4.4, GNUstep desktop 5.2 e X.Org 7.1 foram incluidos nesta release do Debian. Também a versão incluída do OpenOffice foi actualizada para a versão 2,04a. O Gimp foi actualizado para a versão 2.2.13. O Iceweasel, Icedove e Iceape estão incluidos.

A nível de servidores e programação, o Debian 4 vem com a versão 8.1.8 do PostgreSQL, MySQL 5.0.32, GNU Compiler Collection 4.1.1, Apache 2.2.3, Samba 3.0.24, Python 2.4.4 e 2.5, Perl 5.8.8, PHP 4.4.4 e 5.2.0.

O Debian Etch usa a versão 2.6.18 do kernel do Linux e tem mais de 18 mil pacotes de software disponíveis. Para mais informações e/ou download, visitem o site oficial.