Barcamp CMS – Gestão de Barcamps

Barcamp CMS

Nos últimos tempos têm surgido eventos que colocam os geeks em terreno, tirando-os da sua cadeira e colocando-os frente a frente com outras pessoas da sua espécie (geeks).

Este fim de semana que passou por exemplo, houve um evento em Coimbra chamado BarcampPT.

Organizar este tipo de eventos requer um pouco de trabalho, visto que existem sessões de apresentações e é um pouco complicado gerir quando todas as pessoas querem participar.

Para isso, uma equipa de programadores desenvolveu o BarcampCMS, um Sistema de Gestão de Conteúdos e Eventos para Barcamps, este sim baseado em WordPress, que facilita a vida a quem está a organizar o evento.

Basicamente este CMS é o WordPress artilhado com um conjunto de plugins, o que lhe permitirá ainda optar por outros plugins caso conheça.

BarcampCMS

Mais uma vez o WordPress demonstra as suas potencialidades como Content System Management, facilitando rapidamente a criação de um sistema totalmente diferente de um blog.

Poderá encontrar mais informações na página do projecto alojada no Google Code, bem como as instruções de instalação

Alojamento Web

JaikuEngine – código fonte do Jaiku (opensource)

JaikuEngine

O JaikuEngine, código fonte do serviço de microblogging Jaiku comprado pelo Google, já está, como prometido, disponível gratuitamente e distribuído como opensource sob a licença Apache 2.0 no Google Code.

Uma vez que o Google não irá mais desenvolver o Jaiku, poderá correr o JaikuEngine no Google App Engine ou em qualquer servidor que tenha suporte para Python 2.4 ou Python 2.5.

Para além disso foi criado um grupo de discussão para o JaikuEngine no Google Groups onde os utilizadores poderão discutir e continuar a desenvolver o projecto.

Alojamento Web

devunity – programação colaborativa online

devunity

devunity é o nome de uma aplicação web bastante interessante que permite a colaboração entre programadores no desenvolvimento de aplicações nas mais populares linguagens de programação.

Com o devunity os programadores podem colaborar na criação de novo código, gerir bugs encontrados, implementar APIs e até mesmo usar o version tracking server de uma conta do Google Code ou do SourceForge.

No mesmo site poderá colaborar, escrever código, gerir a sua lista “to do” e implementar as mais populares APIs.

Ainda em fase alpha, espero pelo convite para o devunity, pois certamente fará imenso jeito no que toca a tradução e colaboração online.