JaikuEngine – código fonte do Jaiku (opensource)

JaikuEngine

O JaikuEngine, código fonte do serviço de microblogging Jaiku comprado pelo Google, já está, como prometido, disponível gratuitamente e distribuído como opensource sob a licença Apache 2.0 no Google Code.

Uma vez que o Google não irá mais desenvolver o Jaiku, poderá correr o JaikuEngine no Google App Engine ou em qualquer servidor que tenha suporte para Python 2.4 ou Python 2.5.

Para além disso foi criado um grupo de discussão para o JaikuEngine no Google Groups onde os utilizadores poderão discutir e continuar a desenvolver o projecto.

Alojamento Web

OpenSource naTuaEscola pretende divulgar o software livre no sistema de ensino

Anunciar iniciativas relacionadas com software livre é um dos pequenos prazeres que tenho. Por isso, é com prazer que anuncio uma dessas iniciativas: o projecto OpenSource n’aTuaEscola (OSNTE).

O OSNTE é um projecto pretende sensibilizar os estabelecimentos de ensino para a utilização de software e sistemas operativos livres nos mesmos. Para isso, este projecto estabeleceu uma parceria com o Kerodownloads, por forma a disponibilizar as aplicações aconselhadas em servidores nacionais.

Todo o software recomendado pelo projecto é compatível com GNU/Linux.

Uma vez que existem várias distribuições de GNU/Linux direccionadas para o ensino, este projecto decidiu escolher o Edubuntu, uma variante do Ubuntu com muito software didáctico.

Para manter os utilizadores a par das novidades, o projecto criou uma lista de discussão no Google Groups. Basta aderirem a ela para ficarem a saber as últimas do OpenSource n’aTuaEscola.

Se tiverem alguma questão sobre este projecto, podem contactar os seus responsáveis através do seguinte email: neopt.projectos@gmail.com.

Alojamento Web

Google implementa sistema de perfis gerais

Google Profiles

O Google criou um sistema de perfis que permite manter uma identidade coesa através dos seus serviços e chamou-lhe…. Google Profiles. O nome é tudo menos original, mas a ideia é bem vinda.

O Google Profile vem extinguir a necessidade de criar um perfil para cada serviço do Google, seja o Google Groups, Orkut ou Blogger, havendo apenas um perfil único para todos os serviços.

Todos os perfis serão públicos e irão conter a informação que o utilizador desejar: pode ser uma foto, um pequeno texto ou mesmo ítens partilhados do Google Reader.

Esta uniformização de perfis é bem vinda, mas vem tarde. Quando o Google começou a disponibilizar os seus serviços, deveria ter disponibilizado também o Google Profiles. Mas lá diz o ditado: "Mais vale tarde, que nunca". Agora, resta esperar que todos os serviços do Google comecem a utilizar o Google Profiles.

Alojamento Web

Qual o melhor web rss reader?!

As feeds já fazem parte da vida de qualquer blogger, e os leitores são muitos. Mas qual o melhor webservice para ler feeds?

Eu uso o Google Reader, mas há quase uma semana que ando a ter problemas com ele, porque não actualiza as feeds devidamente.

Por exemplo, subscrevi as feeds do Lifehacker, mas a actualização das mesmas demora bastante tempo, isto quando as actualiza…

De manhã visito o Lifehacker para ver as novidades, depois visito o Google Reader; mas só à noite é que as feeds no Google Reader, relativas ao Lifehacker, são actualizadas.

E quantas vezes não é só no dia seguinte…

Aproveito este post para saber as vossas opiniões e para encontrar um feed reader temporário, enquanto estes problemas com o Google Reader não estiverem resolvidos.

edit: Estive a ver o bloglines e a versão online do newsgator, e parecem ser interessantes mas apenas o newsgator parece ser interessante; o bloglines só mostra 200 artigos, no máximo, para cada feed. BUHH para o bloglines. Mas será o newsgator vale a pena? Digam de vossa justiça.

Parece que é mesmo problema do Google Reader. Fiz uma pesquisa nos Google Groups e vários utilizadores queixam-se do mesmo.