Inovação tecnológica vs. invasão de privacidade

A cada dia que passa novas e melhores tecnologias são desenvolvidas. Quem diria há alguns anos atrás que um equipamento GPS se tornaria um equipamento banal em grande parte dos carros e telemóveis que transportamos diariamente?

Ou que teríamos disponível à distância de uns cliques uma visão de 360 graus sobre a cidade de Lisboa e outras cidades no mundo?

No entanto, os investigadores da Georgia Institute of Technology querem ir mais longe. Esta equipa desenvolveu uma impressionante tecnologia que consegue recolher informação em tempo real e aplicá-la no Google Earth e Microsoft Virtual Earth.

Basicamente, esta tecnologia recorre a vídeos de câmaras de vigilância ou de trânsito e detecta pessoas, veículos e até o movimento das nuvens. A partir daí analisa e calcula o seu comportamento e velocidade de movimento e faz uma projecção 3D do objecto no mapa da Google ou Microsoft mostrando o seu movimento em tempo real. Esta tecnologia também permite identificar as horas do dia e alterar a cor do céu depente disso.

O grande inconveniente desta tecnologia é que está sempre dependente do número de câmaras de vídeo disponíveis no local.

Embora todos os dados obtidos sejam anónimos, não podemos deixar de pensar no seguinte: E se alguém com acesso a esta ferramenta arranja uma maneira de nos seguir e controlar todos os nossos passos? O site Gizmodo relembra, e bem, o caso de Inglaterra, onde existem câmaras de vigilância por todo o lado (CCTV) e onde não seria muito difícil seguir uma pessoa de um sítio para outro.

Certamente que a nível tecnológico é fantástico e inovador no seu sector, mas a nível social poderá trazer problemas diversos. É claro que se forem aplicadas medidas de segurança apertadas em volta desta tecnologia, em princípio ninguém sairá prejudicado.

No entanto esta dúvida permanece, e é neste ponto em que a linha que separa a inovação tecnológica da invasão de privacidade de cada um de nós se torna muito ténue.

Alojamento Web

Vodafone anuncia o Google Phone: HTC Magic

android-magic

A Vodafone, Operadora móvel que actua em Portugal, acabou de anunciar o esperado lançamento do HTC Magic, o novo modelo da HTC equipado com o Google Android. O novo telemóvel, é até ao momento, o único a aproveitar a nova funcionalidade chamada de “Cupcake” com teclado virtual e algumas coisas mais.

O aparelho entrará em circulação no mercado do Reino Unido (em Abril), Espanha, Alemanha e Itália. Da mesma forma como ocorreu com o G1, o Magic terá esta exclusividade temporariamente, e poderá ser vendido futuramente por outras operadoras.

Processador: Qualcomm MSM7201a, 528MHz.
Memória: 512MB ROM, 192MB RAM.
Dimensões: 4.45 x 2.17 x 0.45-inches.
Peso: 118 gramas com bateria.
Rede: HSPA/WCDMA 900 / 2100MHz com 2Mbps up, 7.2Mbps down; quad-band GSM / GPRS / EDGE 850 / 900 / 1800 / 1900MHz.
Ecrã: 3.2-inch TFT-LCD HVGA 480×320
Conectividade: Bluetooth, WiFi, mini USB, e GPS
Input: Trackball com botão Enter, Capacidade touchscreen com Teclado Virtual (em portrait ou landscape)

Veja Mais algumas Imagens:


Via: Engadget
Alojamento Web

iradarEurope: Proteja-se de radares de velocidade

iradarEurope é um novo aplicativo disponível na Appstore que como o próprio nome diz indica a presença de radares de velocidade fixos e móveis e os semáforos nas proximidades.

Também mostra através do GPS a velocidade a que esta viajando.

É um bom utensílio, para não ser surpreendido a qualquer altura pela policia e assim evitar multas, que não são assim tão baratas.

Este tipo de aplicativos se derem as informações certas acredito que pegaram moda, e que vão dificultar bastante as autoridades, para bem dos automobilistas.

iradarEurope é o primeiro aplicativo do género para iPhone a desempenhar três funções num só.

Fomos testa-lo e embora desse as informações corretas, acha-mos que ainda esta um pouco instável, nada que com uma actualização não se resolva.

Se tiver com ideias de compra-lo, o preço na App Store é de 19.99€.

No AppleTuga é de graça

Alojamento Web

Conheça o iXvirgin

Toda a gente sabe que o Iphone é o telemóvel da moda, tem tudo: GPS, guitarras, pianos, flautas, monitores cardiacos, vibradores, enfim so não fabrica dinheiro.

Agora foi descoberta uma nova função muito util para os pais.

–  iXvirgin- O iXvirgin ajuda você a contar para o seu papa que acabou de perder a virgindade:

lizzy-frisinger.jpg picture by deskmodpt

Esta jovem da foto chama-sse Elisabeth Frisinger, uma estudante de uma escola de Cleveland, OHIO.

Ela é conhecida por lizzy e estava de viagem com a turma, quando foi enviar uma SMS a sua amiga dizendo que tinha acabado de perder a virgindade, porém acidentalmente enviou a mensagem para o seu própio pai.

Alem de se tornar uma celebridade e sabermos que ja não é virgem foi o fim da viagem para ela.

lizzy-frisinger2.jpg picture by deskmodpt

Segue uma tradução das mensagens

“Meu Deus! Acabo de ter minha primeira vez na praia. Muito bom! Gostaria que você estivesse aqui”

Em sequida as 2 respostas do pai

“Eu suponho que quisesses mandar esta mensagem a outra pessoa Lizzy”

“A viagem escolar terminou. Amanhã 7h10 AM Delta #xxx. Use meu cartão de crédito para pagar o táxi”

iphonexperience

Alojamento Web

Dream G2 com google android

Uma cópia descarada (inclusive do nome) do próprio T-Mobile G1, da HTC —, o aparelho não oferece nem teclado virtual e nem muito menos um keypad QWERTY físico. Ao que tudo indica, ele possui apenas um teclado numérico tradicional para chamadas, que nem sequer suporta texto! É isso mesmo: os usuários terão que baixar um app de teclado touchscreen do Android Market, e isso quando um for lançado por lá.

Tirando isso, o Dream G2 oferece uma tela de 2,8 polegadas sensível ao toque, Wi-Fi, Bluetooth, rádio FM, câmera de 4 megapixels e 50MB de memória interna (com suporte a cartões microSD de até 16GB). Ele não possui, todavia, 3G (sim, somente GSM/EDGE) ou GPS. Duvido muito que este produto seja exportado para qualquer lugar fora do seu país de origem. Seu preço estimado é de 1.200 yuans chineses (cerca de 170 euros).

Alojamento Web

ZON@FON – Maior rede de hotspots em Portugal?

Zon@FonSegundo consta o blog oficial Inglês da comunidade Fon, Martin Varsavsky ( CEO da Fon ) e Rodrigo Costa ( CEO da ZON Multimédia ), fizeram recentemente um acordo para o lançamento de uma rede de hotspots gratuitos em Portugal.

Todos os clientes da ZON vão poder então optar ou não por partilhar a sua ligação à Internet via Wifi.

Com este acordo, estima-se que a ZON consiga criar a maior rede wifi em Portugal.

A Zon vai disponibilizar novos routers sem custo adicional para os clientes de forma a estes poderem partilhar a sua ligação.

Graças ao acesso por cabo, a Zon vai poder separar o tráfego em dois diferentes canais e assim permitir com que a velocidade normal do cliente se mantenha, mesmo quando este partilhar o acesso.

Segundo Martin Varsavsky, a ZON@FON vai aumentar o uso de uma nova geração de equipamentos, como são o caso das consolas de jogos, Sistemas de Posicionamento Global ( GPS ), telemóveis, PDA’s e iPhones, para além do tradicional portátil.

Se a ZON não tinha vantagens em relação ao serviço MEO, penso que a partir deste momento já tem uma grande vantagem.

Resta-me dar os parabéns ao Rodrigo Costa pela excelente manobra e pela excelente ideia que certamente irá aumentar os acessos sem fios em Portugal.

Alojamento Web

Acordo do iPhone SDK Proíbe Aplicações de Rotas por GPS

Segundo o Engadget, o acordo do iPhone SDK proíbe as aplicações que façam calculo de rotas em tempo real e com base em GPS e que indiquem o percurso.

Este acordo poderá fazer com que a Apple não aprove as aplicações da TomTom e suas concorrentes, uma vez que estas violam os termos do acordo.

No entanto, é referido que os termos para as aplicações que usam as API de localização são quase copiados na integra dos termos do Google Maps, pelo que aplicações que usem mapas próprios não deverão ter problemas.

Para ver se estas aplicações serão aprovadas ou não teremos que esperar pela abertura da App Store, portanto até lá.

Alojamento Web

TomTom Produzirá App GPS para o iPhone

A TomTom anunciou em comunicado que a sua famosa aplicação de GPS estará disponível para o iPhone, e que até já corre neste.

No entanto, o representante da TomTom não informou quando estaria esta aplicação à venda para o iPhone nem quanto custará.

Esta jogada pode ser vista como uma tentativa de combater o Nuvifone da Garmin, a sua principal concorrente, usando o iPhone, dispositivo contra o qual o Nuvifone concorre.

Alojamento Web

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Alojamento Web

Apple Apresenta iPhone 3G na WWDC

 

A Apple apresentou hoje ao Mundo, pela mão de Steve Jobs, a sua nova geração do iPhone, denominada iPhone 3G.

Esta nova versão do dispositivo altamente aguardado da Apple brinda-nos com tudo aquilo que já foi apresentado em Março no evento do Roadmap do iPhone e umas alterações menores em Software como a calculadora científica quando em modo Landscape.

Em termos de Hardware, o novo iPhone inclui conectividade 3G, até 2 vezes mais rápido que EDGE e 35% mais rápido que outros smartphones 3G, aliada a um A-GPS (GPS assistido pelas antenas de telemóvel, tecnologia que a Apple já utilizava sem o GPS).

O sistema de GPS do iPhone permite detectar a localização e possivelmente indicar o percurso a decorrer (esta função não é confirmada pois não está referida em qualquer documento da Apple).

Em termos de bandas, o iPhone suporta 4 bandas dentro do GSM e 3 dentro do UMTS/HSDPA, fazendo dele virtualmente compatível com qualquer mercado do Mundo.

Em termos de bateria (e sim, ela continua a ser fixa), o novo iPhone permite 10 horas de conversação em GSM, 5 horas em 3G, 5 a 6 horas em navegação Web, 7 horas em vídeo e 24 horas em música.

O preço desta nova versão é exactamente metade na versão de 8GB, ou seja, 199$ e 299$ na versão de 16GB, que terá também uma versão em branco pelo mesmo preço.

O novo iPhone sairá para o Mundo a 11 de Julho, juntamente com o iTunes 7.7 e o iPhone OS 2.0.

Durante toda esta notícia usei a palavra Mundo. E não, não me enganei. A Apple vai lançar o iPhone em 70 países este ano, 22 dos quais já a 11 de Julho. Portugal encontra-se no lote dos que receberá o iPhone a 11 de Julho.

O iPhone em Portugal estará disponível pela Vodafone e Optimus. Por parte da Vodafone já está confirmada a existência de tarifários pré-pagos (o sistema que Portugal se orgulha de ter inventado) para o iPhone. A Optimus ainda não informou que tipo de tarifários irá disponibilizar.

O preço destes mesmos tarifários também é desconhecido, devendo ser revelado nos próximos dias.