Oxite – plataforma de blogging OpenSource da Microsoft

Oxite

E quando hoje escrevi a falar do interesse da Microsoft em relação ao OpenSource, parece que não disse nada que não fosse verdade.

Ao que parece, a Microsoft lançou hoje uma plataforma de blogging opensource. Oxite é o nome do gestor de conteúdos lançado pela Microsoft sob a Microsoft Public License.

O software integra a API do Gravatars, tem pingbacks e tracksbacks, RSS feeds, comentários e a MetaWebLog API que permite a utilização de um cliente de blogging para escrever directamente para um blog desenvolvido na plataforma Oxite.

O único senão desta plataforma é o facto de ser desenvolvido em ASP.net como seria de esperar, o que impossibilita correr um blog com Oxite em servidores Linux (pelo menos sem recorrer a ferramentas de virtualização ou emulação da línguagem).

O Oxite está disponível no novo site CodePlex.

Alojamento Web

Automattic adquire PollDaddy

Poll daddyA Automattic, empresa responsável pelo WordPress e pelo Askimet, e que recentemente adquiriu o Gravatar, fez uma nova aquisição.

Polldaddy é a nova aquisição da equipa Automattic e já foi migrado para os servidores do WordPress.com.

Actualmente o Polldaddy está disponível para os blogs do serviço gratuito WordPress.com e também para os sites que utilizam WordPress, tal como a rede WebTuga, através de um plugin.

Para quem não conhece o serviço, o PollDaddy permite a criação de pequenos inquéritos e a inclusão dos mesmos em sites.

Apesar da aquisição pela parte da equipa Automattic, o Polldaddy continua a estar disponível para outras plataformas.

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

FreshPress – Theme para WordPress com aparência da administração

Pessoalmente não gostei muito da mudança de design do WordPress, está um pouco mais confusa que a anterior, mas é a evolução, nada se pode fazer.

Para aqueles que gostaram da nova aparência, tenho excelentes novidades. Já existe um theme para o frontend do WordPress com a mesma aparência da área de administração.

Chama-se FreshPress e integra já algumas das características da versão 2.5 do WordPress:

  •   3 Colunas;
  •   3 Colunas no footer;
  •   Integração com novas características do WordPress 2.5 ( gravatars, etc… );
  •   Artigo destacado.

O theme pode ser descarregado gratuitamente aqui e pode pré-visualizar a demo aqui.