Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Alojamento Web

Vídeo da Instalação do Windows Se7en


(Vídeo: Instalação Windows Se7en)

Ontem decidi inscrever-me no programa de beta testing publico para o Windows Se7en. Fiz o download sem qualquer dificuldade, ao contrário de algumas pessoas que tiveram dificuldades na transferência da imagem do Windows 7. No entanto não percebo porque é que a Microsoft não utilizou tecnologia Bittorrent para disponibilizar o ISO do Windows 7, tal como sugerido pelo Carlos Martins.

Para instalar o sistema operativo necessitava de uma drive de armazenamento com algum espaço e não podia ser USB, portanto lá pesquisei e encontrei um vídeo onde explicava como abrir o WD MyBook e retirar o disco rígido. É bastante fácil, basta um pouco de esforço para retirar a capa exterior e por dentro temos o disco rígido (green product), e um adaptador Sata -> USB.

Inscrevi-me no programa beta do Windows 7, foi-me dada uma chave e fiz o download do iso pelo Macbook e lá gravei a imagem para um DVD. Em seguida retirei o disco Sata do meu computador e substitui-o pelo disco do Western Digital.

Coloquei o DVD na drive dvd, liguei o computador e arranquei pelo DVD. Formatei uma das partições que tinha no disco em Fat32, o que foi um pouco confuso devido ao gestor de partições. A instalação foi bastante rápida, apesar de ao início demorar a descompactar os ficheiros.

Ao fim de alguns minutos tinha o Windows 7 instalado e a correr perfeitamente. A primeira coisa que me lembro de acontecer ao entrar no sistema pela primeira vez foi ver uma tooltip de aviso. Abri a tooltip e o Windows Se7en já tinha detectado que não tinha nenhum Anti-vírus instalado e portanto estava-me a sugerir procurar alguns online.

A barra de tarefas cá no fundo está um pouco diferente, no entanto é um bocado estranha pois junta as aplicações abertas com as aplicações favoritas.

O menu iniciar está bastante semelhante ao Windows Vista, nada a apontar. Quanto ao Windows Explorer tem agora mais opções de organização, ocultar ou não detalhes, mostrar título da pasta na parte superior e ocultar barras laterais.

Se existe algo que melhorou no Windows 7 foi mesmo o Paint, que agora tem brushes e Shapes e está muito mais rico a nível visual e de ferramentas.

Existe também agora um novo jogo, onde o jogador é colocado no papel de um Pasteleiro e tem que fazer o bolo como o cliente pediu. Engraçado, mas o nível de dificuldade do jogo é zero, o que irá facilmente aborrecer pessoas com mais de 10 anos.

Uma coisa que me chamou à atenção foi o Windows Update, que agora não se limite a mostrar actualizações para o software Windows, mas também nos mostra actualizações disponíveis para as drivers e firmware do nosso hardware (placa gráfica, monitor, placa de rede, placa de som, etc).

Internet Explorer 8 parece estar mais estável, faz a renderização das páginas muito melhor, tem um scrool bastante mais leve e tem uma feature bastante interessante, Sites Relacionados. Penso que utiliza uma API do Google ou do Alexa para verificar isso, ou então é algo inside Microsoft.

Gostei também da PowerShell v2, uma aplicação simples que nos permite escrever pequenos scripts shell, bastante útil para executar pequenos comandos quando necessário.

Ao clicar-mos nos periféricos de rede, temos a possibilidade de ver o software que está a correr na rede e a porta que este está a utilizar.

Pouco de novo apresenta, no entanto parece fazer uma melhor gestão dos recursos. Vamos ver o que a Microsoft nos revéla em próximas beta releases.

Alojamento Web

WebTuga compatível com IE 5, IE 6, IE 7, IE8 e IE 4 ( quase )

WebTuga no IEComo deve ser do vosso conhecimento, eu estou completamente a marimbar-me para o Internet Explorer, no entanto, a falta de conhecimento de alguns dos nossos leitores (e a teimosice de outros) não pode ser a razão de eles não virem cá, portanto se o WebTuga aparentemente funcionar nesta espécie de browser, melhor para eles e melhor para nós.

Estava portanto a verificar as novidades da extensão Web Developer para o Firefox, quando decidi então resolver os problemas aqui do theme com o IE ( ou o contrário… ). Posso dizer que no Internet Explorer 5, 7 e 8 ficou perfeito, no entanto no IE 4 e 6 ainda apresenta algumas falhas, apesar de ser possível a leitura sem qualquer problema.

Assim já não se podem queixar que o cenourinha é um anti-microsoft, anti-ie ou anti-la-o-que-quer-que-isto-seja…

Como o WebTuga é para todos, bem-vindos utilizadores do IE! Boas leituras…

Alojamento Web

Levantando um pouco o véu ao Internet Explorer 8

Acho que, pela primeira vez, o Internet Explorer promete. Mas só a versão 8, que ainda se encontra em desenvolvimento.

O que me faz dizer isto é este browser suportar, por defeito, os padrões web. Eu não me recordo de utilizar uma versão do Internet Explorer que conseguisse esse feito. Bem, mas eu só utilizei o IE a partir da versão 5.

Outras novidades são a adição de uma barra de marcadores, suporte para subscrições de feeds na barra de marcadores, recuperação automática de um crash e um filtro anti-phishing melhorado. Estas são funcionalidades já vistas à muito tempo no Firefox.

Outra, esta não vista no Firefox, permite ao utilizador seleccionar uma palavra ou frase e fazer uma pesquisa sobre ela em diferentes serviços: por exemplo, procurar uma morada num serviço de mapas.

Os utilizadores interessados, podem descarregar a versão beta do Internet Explorer 8 e testar este browser. Mas não se esqueçam que esta não é uma versão estável, por isso ponderem bem a sua instalação.

Download, via Bink.nu