ENEI 2008

EneiO ENEI (Encontro Nacional de Estudantes de Informática) vai realizar-se novamente este ano e vai ter lugar em Aveiro.

O evento a decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Outubro vai contar com vários oradores, entre eles o Tiago Sousa da Crytek, produtora de jogos, que vai apresentar uma palestra acerca da Programação de Jogos, o Professor Carlos Ramos do ISEP/IPP da área de IA (Inteligência Artificial), o Professor José Luís Oliveira do DETI/UA na área da Bioinformática, o Professor Ricardo Simões do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com uma palestra sobre Mobilidade & RFID, o Professor Pedro Veiga, Presidente da FCCN, que irá mostrar a sua visão quanto ao Estado de Arte, e por último o Engenheiro Frederico Dinis no domínio do Empreendorismo.

As inscrições já estão abertas, não percas este evento, inscreve-te já!

Alojamento Web

Versão vietnamita do Firefox infectada com malware

Firefox

Os utilizadores da versão vietnamita do Firefox 2.x que descarregaram o browser a partir do dia 18 de Fevereiro ficaram infectados com adware. O anúncio foi feito pela Mozilla, que só agora detectou o problema.
De acordo com a Mozilla, scans para detectar a presença de malware no Firefox são efectuados antes da disponibilização de cada nova versão; mas só agora, ao fim de três meses, foi detectado o problema pelos anti-vírus. Medidas de protecção adicionais já foram garantidas.
O malware encontrado é o Xorex Trojan. Esta praga apenas mostra irritantes popups e não se consegue propagar.

Felizmente, a versão portuguesa não foi infectada. Mesmo assim, é caso para perguntar: Mozilla, andas a dormir?

via Inforworld.com

Alojamento Web

Tiny USB Office – um pacote de produtividade grande em aplicações e pequeno em tamanho

Ainda se fazem programas que cabem numa disquete. Digo mais, ainda se fazem pacotes de produtividade que cabem numa disquete. Ou melhor, faziam, porque o pacote de produtividade em causa passou de quase 1.44MB para 2.4MB.

Sim, eu sei que 2.4MB é um abuso, mas têm que compreender que são muitas aplicações.

Este pacote de produtividade, para Windows, de que falo chama-se Tiny USB Office – o nome não podia ser mais apropriado, porque ele já necessita de uma pendrive, pois ocupa uns enormes 2.4MB (lá vai o tempo em que podíamos copiá-lo para uma disquete).

Algumas das aplicações incluídas neste pacote de produtividade são o cliente de email NPopUK, o processador de texto KPad, o leitor de PDFs PDF Producer, a ferramenta de compressão 100 Zipper e o cliente de chat para a rede MSN PixaMSN. Ao todo são… muitos programas.

Tiny USB Office, via shellcity.net

Alojamento Web
Alojamento Web

OpenOffice 2.4 disponível

A versão 2.4 do OpenOffice, o famoso pacote de ferramentas de produtividade livres, foi lançada. Esta nova versão não tem as funcionalidades apregoadas para a versão 3.0, apenas algumas correcções e pequenas alterações à versão anterior. Mas não é por isso que devem deixar de utilizar esta excelente ferramenta.

De momento, apenas o site filehippo.com tem o OpenOffice 2.4 disponível para download, e somente a versão para Windows. Se utilizam outros sistemas operativos, vão visitando a página oficial do OpenOffice durante estes dias, pois a versão para o vosso sistema deverá estar disponível nos próximos dias.

Alojamento Web

Versão completa do FairUse Wizard oferecida gratuitamente

Os criadores do FairUse Wizard, uma aplicação que permite criar backups de DVDs em Windows, estão a oferecer esta aplicação gratuitamente.

Com o FairUse Wizard, o utilizador pode criar um backup de um DVD em Xvid, DivX, H.264 ou em qualquer outro formato. Também é possível escolher o tamanho do backup e utilizar perfis de backup pré-definidos.

Esta oferta é limitada. Por isso, se quiserem este programa, apressem-se a descarregá-lo. Vá, corram!

Descarregar o FairUse Wizard, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

RippWire e WinFF: dois utilitários para converter vídeo em GNU/Linux

GNU/Linux é o sistema com mais ferramentas multimédia. Isto é verdade, mesmo que muitas equipas de marketing e fãs de outros sistemas vos digam o contrário. Mas, normalmente, associam-se estas ferramentas a aplicações executadas num terminal, como é o caso do ffmpeg ou do mencoder.

Quando se trata de fazer a conversão de vídeos em GNU/Linux, as duas ferramentas que falei acima são mencionadas quase por reflexo. E isto tem uma razão: são incrivelmente poderosas. O problema é que muitos utilizadores não estão à vontade com o terminal. Por essa razão existem várias aplicações gráficas que permitem fazer a conversão de vídeos em sistemas GNU/Linux, como o RippWire e WinFF.

Para ficarem a conhecer melhor estas aplicações e como as instalar, leiam o artigo publicado no Linux.com. Boas tuxadas!

Alojamento Web

Como recuperar uma instalação do Windows Vista sem o DVD

Imaginem a seguinte situação:
Compraram um computador que trazia o Windows Vista pré-instalado. Durante muito tempo, ele funcionou (dentro do possível para este sistema); mas, a dada altura, deixaram de poder iniciar sessão.

O que fariam? Iam comprar uma cópia do Vista, para gastarem ainda mais dinheiro? Iam ao local onde adquiriram o computador, para ficarem vários dias sem ele? Descarregavam uma cópia ilegal deste sistema operativo?

Acreditem ou não, não precisam de fazer nada disto. Basta descarregarem um cd de recuperação do Windows Vista – o mesmo sistema de recuperação que costuma vir com os portáteis e vos "come" parte do espaço do disco.

Este cd de recuperação está no formato ISO. Para o gravarem, terão que utilizar uma aplicação que consiga gravar estas imagens – o CDBurnerXP, por exemplo, chega e sobra.

via CyberNetNews.com

Alojamento Web

Disco externo do tamanho de um Zippo

LaCie Little Disc
À primeira vista, parece apenas mais uma cópia de um Zippo. Mas um olhar mais atento revela um pequeno disco externo de 40GB, com um tamanho ligeiramente maior que os famosos isqueiros americanos e um design minimalista e muito atraente.

Este pequeno disco é da LaCie e o modelo chama-se, imaginem, Little Disc. Tem um interface USB 2.0, mede 67 x 43 x 17 mm e é compatível com GNU/Linux, Mac OS X 10.2 e posterior, e Windows 2000 e posterior.

LaCie Little Disc, via NotCot

Alojamento Web

Actualizar o software de uma forma simples

Depois de ter lido alguns posts, indicados pelo Cenourinha, sobre dois utilitários que ajudam o utilizador a actualizar o software que tem instalado, pus-me a pensar se alguém não teria feito uma lista com mais que duas ferramentas para este efeito (só para não ter o trabalho de o fazer).

Às 4:40 de hoje, dia 12 de Outubro de 2007, depois de acordar sobressaltado e com falta de ar (sou asmático) três horas antes, fui ler as minhas feed e reparei que o site "Make Use Of" tem uma lista com 7 formas diferentes dos utilizadores terem as suas aplicações actualizadas. A lista incluí os utilitários que já tinha visto, UpdateStar e AppSnap, mas também o AppUpdate e Version tracker para Mac OS, as feeds dos sites dos criadores dos programas e as feeds dos sites Sourceforge e Flehippo.

Esta lista é útil para quem gosta de ter sempre as últimas versões dos seus programas favoritos, mas não tem um excelente utilitário como o apt-get, wajig ou emerge.

{7 Ways to keep on top of your Software Updates}