Alojamento Web

Google Labs: Pré visualização do YouTube, Flickr, Picasa, Yelp e Undo Send

Gmail Labs

Nos últimos dias o Google tem adicionado algumas novas features ao Gmail. O Gmail é para além de uma caixa de correio, uma ferramenta de trabalho e colaboração online, possibilitando integrar os restantes serviços do google na sua Inbox.

Desta vez o Google adicionou novas funcionalidades no Labs que permitem pré-visualizar conteúdo dos seus e-mails sem ter que seguir os links, como por exemplo vídeos do YouTube, fotos do Picasa e Flickr e ainda análises do Yelp.

Para além disso lançaram uma nova funcionalidade chamada “Undo Send” que permite cancelar o envio de uma mensagem até 5 segundos depois de a enviar, bastante útil quando se arrepende ou esquece de conteúdo na mensagem depois de clicar no botão “Send”.

São pequenos pormenores que fazem do Gmail aquilo que ele é hoje. Obrigado Google.

Alojamento Web

Mozilla Labs – Concept Series

Mozilla Concept Series

A Mozilla quer melhorar a experiência entre o utilizador e a Web, criando assim um browser com novas capacidades.

É então essa a razão pela qual o Mozilla Labs está a juntar ideias, mockups e protótipos e a aceitar apresentações de novos Concepts num projecto ao qual lhe dão o nome de Mozilla Labs Concept Series.

Para já está disponível uma amostra criada pela Adaptive Path para a criação de um browser fullscreen, sem qualquer tipo de toolbars ou barras de endereços, funcionando num ambiente 3D e com várias docks à volta do ecrã.

Aqui fica o primeiro vídeo com uma versão do browser, chamado Aurora, orientada para os desktops:

E no segundo vídeo podemos encontrar a versão para dispositivos móveis, controlada pelo toque.

Alojamento Web

Gmail Labs – Novas ferramentas para o Gmail

Gmail Labs é a ultima ferramenta disponível na nova versão do Gmail, o serviço de e-mail do  Google.

O Gmail Labs permite aos utilizadores decidir se querem testar novas ferramentas para o Gmail e enviar o feedback para os developers do Google de forma a estes obterem as opiniões das ferramentas.

Isto faz-nos pensar que em breve também será possível a nós, utilizadores, criarmos pequenas ferramentas adicionais para o nosso e-mail.

Poderá activar as ferramentas disponíveis no Labs, na aba Labs do menu "Settings" da sua conta Gmail.

Alojamento Web

Como construir um computador Linux com 150$

tux webtugaJose Fermoso, um dos editores do blog Gadget Labs da Wired, escreveu um excelente artigo que o ensina como construir um computador "Powered by Linux" por apenas $150 dólares.

A motherboard que já inclui CPU , tem suporte para até 6 portas USB, uma porta LAN 10/100 e duas portas SATA. A acompanhar, temos uma memória ram de 512MB que poderá ser expansível até 1GB ( máximo que a motherboard suporta ), um disco de 80GB da Seagate, um leitor de CDs 52x. Tudo isto dentro de uma caixa branca e simples.

E claro, o motor de tudo isto será uma distribuição Linux, que custa niclas.

Como sugestão, o blogger aconselha também a comprarem o livro "Building a PC For Dummies".

Para os interessados, fica aqui a referência ao artigo.

Alojamento Web

Google lança nova versão do cliente de chat Google Talk

google talkA equipa responsável pelo desenvolvimento do Google Talk lançou, finalmente, uma versão actualizada deste cliente de chat do Google.

A nova versão do Google Talk, chamada Google Talk Labs Edition, permite conversações em grupo; tem novos emoticons; e notifica o utilizador da chegada de novos emails, de novo eventos do Google Calendar e novas mensagens do Orkut.

Funcionalidades como a transferência de ficheiros ou as conversações com voz ficaram de fora desta nova versão – experimental – do Google Talk., disponível apenas para Windows.

Download, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Adobe lança AIR para GNU/Linux

A versão para GNU/Linux do Adobe Integrated Runtime, mais conhecido como Adobe AIR, já está disponível para download.

O AIR é uma tecnologia da Adobe que utiliza o Flash para aproximar a web do desktop.

Juntamente com o lançamento do AIR para GNU/Linux, a Adobe vai disponbilizar uma noa versão do Flex Builder 3 para este sistema operativo. Esta nova versão irá suportar a criação de aplicações para o Adobe AIR.

via readwriteweb.com

Alojamento Web

Battle of the Bands: o barómetro online da música

A startup inglesa Songkick lançou o Battle of the Bands, um serviço semelhante ao Alexa mas para bandas e artistas – um barómetro de popularidade.

Para a medição da popularidade, o Battle of the Bands utiliza as contas das bandas e artistas no MySpace com 50 ou mais contactos, de onde recolhe informação sobre o número de vezes que as músicas foram tocadas e o número de contactos. O calculo também é feito através das menções em 1500 blogs e do número de vendas que as bandas presentes no MySpace têm no Amazon.

Por enquanto, este serviço pouco mais permite que ver como está a popularidade das bandas e dos artistas presentes no MySpace. Futuramente, de acordo com o techcrunch.com, será possível inserir os gráficos em qualquer website.

Songkick Battle of the Bands

Alojamento Web

Spam do Gmail dobrou desde o início do ano

Nos primeiros dois meses deste ano, o spam proveniente do Gmail passou dos 1.3% para os 2.6%, de acordo com um relatório da empresa de segurança MessageLabs.

De acordo com a empresa, este aumento no número de spam enviado a partir de contas de email do Gmail deve-se ao facto dos spammers terem desenvolvido software capaz de identificar correctamente os sistemas CAPTCHA.

O mesmo relatório faz menção às tendências geográficas do spam e dos vírus informáticos, e ao crescente aumento no número de ataques virtuais que envolvem trojans.

via PCWorld.com

Alojamento Web

Mozilla lança versão 0.9 do Prism


A Mozilla disponibilizou a nova versão do Prism – uma versão mais simples do Firefox que permite utilizar um serviço web como se fosse uma aplicação para o desktop.

A grande novidade deste lançamento prende-se, não com o próprio Prism, mas com a versão 3 do Firefox, ainda em desenvolvimento. Os utilizadores do Firefox 3 poderão instalar uma extensão que fará com que este browser aceda a um serviço web – definido pelo utilizador – como se fosse o Prism.

Outras novidades do Prism são a possibilidade do utilizador poder, finalmente, escolher um ícone para cada atalho e de criar um perfil para cada serviço web.

Download da extensão para o Firefox 3
Download do Prism