DreamLinux 3.5

DreamLinuxA equipa de desenvolvimento por detrás do projecto DreamLinux anunciou ontem o lançamento do DreamLinux 3.5.

Baseado em Debian 5.0 Lenny, o DreamLinux 3.5 contra-se em unificar um sistema operativo pronto para qualquer uso, dando especial atenção à facilidade de instalação em portáteis e netbooks através de pens USB.

Tem ao seu dispor dois ambientes gráficos pré-instalados, Gnome e Xfce e ainda vários programas que lhe permitem utilizar o sistema de uma forma estável e completa.

O DreamLinux é acompanhado também por uma ferramenta que permite remasterizar o sistema operativo apenas com o que necessita, óptimo para criar um sistema para utilizar numa rede escolar ou empresarial, onde o software utilizado nos computadores é praticamente o mesmo.

Alojamento Web

Debian 5.0 – Lenny

DebianFoi exactamente no dia dos namorados que foi lançada a nova versão da distro Debian.

Debian 5.0, com nome código Lenny, foi lançada dia 14 de Fevereiro de 2009, 22 meses depois do começo do seu desenvolvimento.

Esta distribuição tem suporte para 12 arquitecturas de processamento e inclui vários ambientes gráficos, incluindo KDE, Gnome, xfce e LXDE.

Para além disso, o Debian 5.0 Lenny apresenta também uma nova versão do desktop GNUstep 7.3, Xorg 7.3 o Kernel Linux 2.6.26  e as mais recentes versões de software como PHP, Apache, Samba, Python, Perl Emacs, Nagios, Xen Hypervisor, OpenJDK, Gimp, Iceweasel, Icedove, PostgreSQL, MySql, gcc, Asterisk, Emacs, Inkscape e Openffice, bem como mais de 23.000 pacotes de software.

A distribuição Debian é compatível com a maioria dos netbooks e é totalmente livre. Existe inclusive uma comunidade Portuguesa de utilizadores Debian que pode ser encontrada em DebianPT.org.

A comunidade Debian decidiu dedicar esta versão a Thiemo Seufer, um programador Debian que faleceu no passado dia 26 de Dezembro num acidente de viação.

Alojamento Web

Meebo já suporta áudio e vídeo

O Meebo adicionou suporte para chat de áudio e vídeo ao seu serviço e posso garantir que é muito porreiro! Consegui encontrar uma webcam que andava perdida cá por casa, liguei-a ao meu computador com Debian Lenny instalado, acedi ao Meebo e, em 5 segundos, estava a ver a imagem da webcam. A vítima da experiência foi o cenourinha.

Agora, com o Meebo, é possível fazer chamadas de áudio e/ou vídeo através do serviço TokBox, realizar uma chamada em conferência usando o TalkShoe, fazer um "live stream" com o UStream ou um simples chat de áudio com o Pudding Media; basta, para isso, clicar no ícone com forma de foguetão, escolher qual a funcionalidade que pretende utilizar e ter o flash instalado. Se o contacto com quem pretendemos iniciar, por exemplo, uma vídeo-chamada não estiver a utilizar o Meebo nesse momento, ele ou ela receberá um convite, em forma de link, onde terá que clicar para iniciar a vídeo-chamada. Aos que estiverem a utilizar o Meebo nesse momento aparecerá um novo campo, na janela de chat, onde poderão ver a imagem da webcam.

Aplaudo a escolha de serviços externos para oferecer mais funcionalidades. O Meebo pode assim implementar funcionalidades sem que, para isso, tenha que sacrificar a velocidade e estabilidade do serviço.

Alojamento Web

Fluxbox 1.0

Ao fim de quatro anos e meio, foi finalmente lançada uma versão estável do gestor de janelas Fluxbox! Esta release marca a introdução de novos temas e de um novo tema por omissão, actualizações de várias traduções (entre elas o português e o português brasileiro) e adição do utilitário fluxbox-remote (permite aceder aos comandos do Fluxbox através de scripts).

Estava a ver que nunca mais chegava uma nova versão estável deste excelente gestor de janelas. Agora só falta chegar aos repositórios do Debian Lenny, para eu poder desfrutar das novidades.

Download da source