Finanças alertam para roubo de dados

O Ministério das Finanças e da Administração Pública emitiu um alerta para o facto de estarem a circular na Internet mais mensagens fraudulentas, que tentam enganar os utilizadores e recolher dados sensíveis ou instalar malware.

Tal como já tinha sido reportado pelo organismo nas últimas semanas, as mensagens em questão são assinadas pela Direcção-Geral dos Impostos, mas na verdade são enviadas por “entidades desconhecidas”, como caracteriza um comunicado.

 

“Salienta-se, uma vez mais, que estas mensagens são falsas e têm por objectivo a instalação de software fraudulento na máquina de quem recebeu a mensagem de correio electrónico”, alerta o MFAP.

No comunicado das finanças é também indicado que o ataque já está a ser investigado pelas autoridades competentes.

As mensagens que estão a circular por correio electrónico exibem este aspecto:

Alojamento Web

Vírus que disfarçam-se de Windows Update

Páginas web falsas do Windows Update estão a ser utilizadas para levar os utilizadores a descarregarem malware.
A informação é da Sophos, que desenvolve software de segurança. De acordo com o blogue desta empresa, os criminosos estão a utilizador novas formas para convencer os utilizadores a instalar antivírus falsos.

A técnica mais recente passa por criar páginas que imitam quase na perfeição o Windows Update. Aparentemente, a página falsa só é aberta através do Firefox, o que deve levar os utilizadores a suspeitarem, já que o Windows Update da Microsoft só funciona através do Internet Explorer.

 

Como evitar falsos antivírus

  • Os falsos antivírus que são, na realidade, vírus ou outro tipo de malware, normalmente utilizam a técnica de apresentar falsos alertas de segurança ao utilizador a partir de alguns sites Web. Estes avisos habitualmente oferecem a instalação de antivírus gratuitos ou a remoção de supostas infeções que foram detetadas no sistema.
  • Quando o utilizador aceita a referida instalação, o falso antivírus toma conta do sistema, podendo pedir determinados pagamentos para remover vírus, que na realidade não existem, e até para ser desinstalado. Outros programas deste tipo roubam dados do utilizador, como palavras-passe.
  • Nunca aceite a instalação de programas ou actualizações, sobretudo relacionadas com aplicações de segurança, a partir de páginas Web. Para instalar um antivírus, aceda directamente aos sites dos produtores para descarregar o programa. E só o faça quando tem a certeza que está no site certo.

 

Alojamento Web

USB WriteProtector 1.1

USB Write Protector

USB Write Protector é o nome dado a uma ferramenta que impede que uma pen USB seja infectada por vírus ao conectar a um computador.

Desta forma não terá problemas com malware a propagar-se em outros computadores onde ligar a sua drive USB, evitando assim tornar a sua pen numa fonte de distribuição massiva de virose.

O USB Drive Protector é bastante leve e é totalmente gratuito, podendo ser descarregado aqui.