La Fonera 2.0

Fonera

A Fon lançou esta semana a nova La Fonera 2.0 que não é mais apenas um simples router, mas sim um potente router.

A La Fonera 2.0 tem agora uma porta USB que permite conectar um disco externo e criar assim o seu próprio “Time Capsule” sem ter que pagar valores adicionais. Esta porta USB poderá ser utilizada ainda para utilizar uma Impressora de rede via Wi-Fi.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de correr software no router, como por exemplo um cliente Bittorrent e fazer assim o download, mesmo quando não tem o seu desktop ligado. O software corre num sistema com kernel Linux, permitindo criar outras funcionalidades devido a ser um sistema modular.

Para além disso a nova Fonera permite partilhar não só a sua ligação ADSL, mas também a sua ligação 3G, bastando para isso apenas ligar a sua Pen 3G USB ao router La Fonera 2.0.

O preço da La Fonera 2.0 é de 49.95€, o que são trocos comparado com aquilo que se pode fazer com este router, sendo uma excelente opção ao Time Capsule que custa 200 e tal euros e apenas permite efectuar backups, ou tem como principal objectivo, os backups de um Mac.

Tenho a dizer que já tive várias La Foneras, uma La Fontenna e também lhes adquiri um adaptador USB Wireless da SMC e nunca tive qualquer tipo de problemas, são productos bastante bons, além de ter uma comunidade bastante engraçada por detraz do projecto.

Verifique o vídeo com os comentários e testes do CEO da Fonera, Martín Varsavsky:

PS: Ele também diz backapes (será que o pessoal da Exame-Informática tem razão? #lol)…

Alojamento Web

ZON@FON – Maior rede de hotspots em Portugal?

Zon@FonSegundo consta o blog oficial Inglês da comunidade Fon, Martin Varsavsky ( CEO da Fon ) e Rodrigo Costa ( CEO da ZON Multimédia ), fizeram recentemente um acordo para o lançamento de uma rede de hotspots gratuitos em Portugal.

Todos os clientes da ZON vão poder então optar ou não por partilhar a sua ligação à Internet via Wifi.

Com este acordo, estima-se que a ZON consiga criar a maior rede wifi em Portugal.

A Zon vai disponibilizar novos routers sem custo adicional para os clientes de forma a estes poderem partilhar a sua ligação.

Graças ao acesso por cabo, a Zon vai poder separar o tráfego em dois diferentes canais e assim permitir com que a velocidade normal do cliente se mantenha, mesmo quando este partilhar o acesso.

Segundo Martin Varsavsky, a ZON@FON vai aumentar o uso de uma nova geração de equipamentos, como são o caso das consolas de jogos, Sistemas de Posicionamento Global ( GPS ), telemóveis, PDA’s e iPhones, para além do tradicional portátil.

Se a ZON não tinha vantagens em relação ao serviço MEO, penso que a partir deste momento já tem uma grande vantagem.

Resta-me dar os parabéns ao Rodrigo Costa pela excelente manobra e pela excelente ideia que certamente irá aumentar os acessos sem fios em Portugal.