Oxite – plataforma de blogging OpenSource da Microsoft

Oxite

E quando hoje escrevi a falar do interesse da Microsoft em relação ao OpenSource, parece que não disse nada que não fosse verdade.

Ao que parece, a Microsoft lançou hoje uma plataforma de blogging opensource. Oxite é o nome do gestor de conteúdos lançado pela Microsoft sob a Microsoft Public License.

O software integra a API do Gravatars, tem pingbacks e tracksbacks, RSS feeds, comentários e a MetaWebLog API que permite a utilização de um cliente de blogging para escrever directamente para um blog desenvolvido na plataforma Oxite.

O único senão desta plataforma é o facto de ser desenvolvido em ASP.net como seria de esperar, o que impossibilita correr um blog com Oxite em servidores Linux (pelo menos sem recorrer a ferramentas de virtualização ou emulação da línguagem).

O Oxite está disponível no novo site CodePlex.

Alojamento Web

YeahReader: o melhor amigo do blogger

Qual a prática habitual de quem tem um blog? Ler outros blogs e publicar posts no seu blog. Para isso, qualquer blogger costuma utilizar uma aplicação ou serviço para ler as suas subscrições, e uma aplicação ou serviço para publicar os posts.

YeahReader é um programa para Windows que combina as subscrições e a publicação de posts num só local. O utilizador pode ler as feeds em RSS, RDF e Atom, é notificado da chegada de novos itens e pode configurar a frequência de actualização.

Enquanto lê as feeds, o utilizador pode publicar posts no seu blog. Os tipos de blog suportados são o LiveJournal, WordPress.com, Blogger.com, WordPress alojado pelo utilizador ou qualquer sistema de blog que suporte a MetaWeblog API.

A junção desta duas funcionalidades, leitor de feeds e cliente de blogging, fazem do YeahReader o melhor amigo de qualquer blogger hardcore – e mesmo dos copinhos de leite.

YeahReader, via appscout.com