Miro – Adopte uma linha de código

Miro Adoption Center

Quase toda a gente sabe o que é o Miro, um “cliente” de vídeo que permite agregar vídeos de várias fontes num único software utilizando Rss e outras tecnologias. Este software é totalmente gratuito e é também opensource.

O Miro é mantido por uma organização sem fins lucrativos chamada Participatory Culture Foundation, que conseguiu arranjar, a meu ver, a forma mais original para arranjar donativos.

Assim, cada pessoa poderá adoptar uma linha de código do Miro, participando com 4$ por mês por linha. Para além disso, o nome da pessoa que compra a linha de código estará presente nos créditos do “About Miro”.

Apesar de à primeira vista parecer um bocado caro, é provavelmente uma das melhores ideias que já vi para rentabilizar um software livre.

Cada pessoa que comprar uma linha de código, terá ainda acesso a um widget para colocar no seu site ou blog. Saiba mais no Miro Adoption Center.

Alojamento Web

Miro 2.0

Miro

Depois de muito tempo de espera, ai está ele. O Miro 2.0, um video player gratuito e opensource que lhe permite agregar no seu desktop milhões de vídeos e inclusive subscrever rss feeds com ficheiros bittorrent para fazer o download de centenas de séries.

O Miro 2.0 tem um novo interface, bastante mais agradável e rápido e permite-lhe navegar no directório de vídeos e ver o seu vídeo numa janela externa.

Poderá adicionar serviços como o Hulu e YouTube à sua barra lateral e assim ver os conteúdos subscritos, criar playlists e ver filmes em full HD.

O Miro 2.0 é compatível com o novo e recente Miro Guide, um directório de vídeos criado especialmente para quem usa o Miro.

Infelizmente deparei-me com um facto que me deixou bastante descontente ao deslocar-me ao Launchpad, que é a tradução para português não estar completa.

Ajudem a traduzir o Miro, volto a dizer que o Miro é totalmente gratuito e Opensource.

Alojamento Web

Portugal @ Programar festeja 3º aniversário

Portugal @ Programar

Apesar de não ser uma comunidade onde tenha participação activa, o projecto Portugal @ Programar tem sido um ponto de referência para todos os programadores portugueses.

Um dos projectos levado a cabo pelo P@P que mais admiro é a revista online PROGRAMAR, com artigos sobre os mais diversos tipos de linguagens de programação e técnicas que podem ser usadas no dia a dia do uso das mesmas.

Para além da revista PROGRAMAR, a equipa LinTeam também é um ponto alto desta comunidade. Equipa esta que fora anteriormente de outra comunidade e da qual fazia parte com alguns membros que ainda hoje a constituem.

O fórum conta com uma participação positiva entre os membros que se dedicam à entreajuda, à critica e à partilha de informação.

O Portugal @ Programar realiza hoje o seu 3º Aniversário, resta-me a mim desejar-lhes a todos os parabéns e que continuem com o excelente projecto que têm realizado até ao dia de hoje.

Parabéns Portugal-a-Programar
Alojamento Web

Adobe lançou leitor multimédia

adobe media playerA Adobe lançou um leitor multimédia que permite fazer stream de conteúdos de vídeo. Chamado Adobe Media Player, está actualmente na versão 1.0 e disponível para Mac OS X e Windows.

O Adobe Media Player utiliza a tecnologia do Flash para providenciar os conteúdos aos utilizadores. A visualização dos vídeos pode ser feita através de stream ou download.

Os vídeos estão disponíveis gratuitamente. Os custos são suportados através de publicidade inserida no leitor ou nos vídeos, que poderão conter DRM (Digital Rights Restrictions Managment).

O Adobe Media Player é muito semelhante ao Miro, com a diferença de que os conteúdos não são produzidos pelos utilizadores, que têm que gramar com publicidade, e há a possibilidade dos conteúdos conterem DRM.

Adobe Media Player, via PCWorld.com

Alojamento Web

Blinkx – um serviço p2p de streaming de vídeo com reconhecimento de voz

Foi lançado mais um serviço de streaming de vídeo que utiliza uma tecnologia p2p para disponibilizar os seus conteúdos: o Blinkx.

Tal como o Miro ou o Joost, os utilizadores têm que descarregar uma aplicação para poderem aceder ao serviço. Mas esta tem uma funcionalidade que a destaca das outros: reconhecimento de voz. Esta funcionalidade não está disponível em todos os vídeos mas, nos que a têm activa, os utilizadores podem clicar numa linha do texto que aparece para saltarem imediatamente para esse ponto no vídeo.

Outra funcionalidade que poderá ser interessante é a possibilidade de pesquisar informações sobre actores no IMDB, Google ou qualquer outro motor de busca.

Se estão à espera de encontrar no Blinkx aquelas séries televisivas que costumam descarregar, esqueçam; só estão disponíveis conteúdos independentes e videocasts. E isso não quer dizer que não existam bons conteúdos disponíveis, só por serem independentes – vejam a música indie, por exemplo.

Blinkx, via portfolio.com

Alojamento Web

Miro atinge a versão 1.0

O Miro, outrora conhecido como Democracy Player, chegou finalmente à versão 1.0 e, como sempre, está disponível para várias plataformas.

Nesta nova versão destaca-se a visualização de vídeos em fullscreen, mesmo os vídeos de alta definição, a capacidade de retomar a visualização de um vídeo a partir do ponto em que se parou e suporte para quase todos os formatos existentes.

O download dos vídeos é feito através do protocolo Bittorrent e é permitida a subscrição através de RSS. É possível ainda pesquisar sites como o Youtube e Google Vídeo e guardar os vídeos que vemos.

Alojamento Web

Democracy Player chama-se agora Miro

miro

O famoso Democracy Player mudou de nome. Agora chama-se Miro e tem várias novas funcionalidades.

A Participatory Culture Foundation, criadora do programa, decidiu mudar o nome do programa por achar que este se confundia com política, em vez de ser encarado como um leitor de vídeo e televisão online.

The new name will be less confusing to everyone who thought Democracy Player was only for videos about politics.

O Miro, para além de permitir a visualização e/ou download de vídeos por HTTP, RSS e Bit Torrent, também permite a pesquisa, visualizar e fazer o download de vídeos de sites como o Youtube, Google Video e Blip.tv.

{Fonte: Arstechica}

Alojamento Web

Democracy avança com novidades

Recentemente a fundação Get Democracy, anunciou a versão 0.9.6 do seu reprodutor de multimedia e tv por internet que tem grandes novidades a acrescentar, mas a informação principal que nos deixa é a de que a próxima versão vai ter o nome de Miro, passando portanto o site principal a ser GetMiro.com.

Mas falando nas novidades do Democracy 0.9.6:

Folder Watching
Permite-lhe adicionar pastas à sua playlist e quando forem colocados novos vídeos nessas pastas, automaticamente serão adicionados à sua libraria.

Resume Playback
Esta opção memoriza a localização temporária de quando o utilizador parou o vídeo, sendo portanto mais fácil de continuar a ver o vídeo de onde parou sem ter de recomeçar.

Actualização automática no macOSx
Para quem não sabe, uma das características deste reprodutor é ser multi-plataforma e open-source, nesta versão é foi implementado um motor de actualização automática na plataforma macOSx.

Minimizar para a barra de ferramentas
Esta opção permite minimizar o reprodutor para a barra de ferramentas ao lado do relógio do sistema no Windows.

Compatível com Windows Vista
Apesar de já ser possível usar o Democracy em versões anteriores, nesta versão foram corrigidas algumas falhas para que o reprodutor fosse 100% compatível com o Vista.

Homepage: Get Democracy
Download: Democracy 0.9.6

Technorati Tags: , , , ,