Abre o Firefox dentro do Firefox

Mozilla Firefox

É isso mesmo, abra o Firefox dentro do seu próprio Firefox. O browser Firefox interpreta a linguagem XUL da Mozilla possibilitando a criação de plugins e extensões para o navegador da web, no entanto é possível também abrir o próprio browser como que se uma página tratasse.

Para obter este feito, basta que na barra de endereços do Firefox digite o seguinte endereço:

chrome://browser/content/browser.xul

E pronto, o resultado será algo deste género:

Firefox inside Firefox

Nada que seja útil, apenas uma brincadeira para mostrar aos amigos 😉

Alojamento Web

Opera 9.6

OperaFoi lançado o novo Opera 9.6, um dos browsers mais rápidos, mais limpos e com menos consumo de processamento.

O Opera 9.6 apresenta-nos melhorias no Opera Link, que permite sincronizar para além dos favoritos, das notas e do Speed Dial, todos os motores de busca personalizados e o histórico das navegações.

É possível agora verificar as RSS Feeds antes de as subscrever, graças ao Feed Preview e ainda foram implementadas algumas medidas no Opera Mail de força a reduzir o consumo de tráfego e de processamento.

Alojamento Web

Safari 4 Distribuído aos Programadores

A Apple enviou aos membros da ADC a versão 4 (5526.11.2) do navegador Safari, aquele que é aclamado pela Apple como o melhor browser do Mundo em Mac e Windows.

Esta nova versão tem como principal bandeira o aumento de rendimento em Javascript de até 53%, graças ao novo motor SquirrelFish do WebKit. Este aumento vai permitir que as aplicações Web 2.0 (nomeadamente o Mobile Me) funcionem de uma forma mais fluida.

Esta nova versão também permite gravar páginas web como aplicações web, um pouco como o Prism e o Fluid fazem.

Com o novo Safari 4, o Acid3 é passado, atingindo os 100/100 e uma visualização fluida da animação em Javascript.

Esta nova versão foi distribuída para Windows, Tiger e Leopard, e fará parte do Snow Leopard.

Alojamento Web

Flock e Opera actualizados

surfar na webEu estava para escrever dois posts separados, mas como o assunto é semelhante, vou tudo no mesmo. Assim é mais prático para vocês e para mim.

O Flock, o browser social que utiliza o cóigo do Mozilla Firefox, está na versão 1.1.1. Esta actualização do navegador incorpora as correcções do Firefox até à versão 2.0.0.13, e tem os erros de login no Facebook para qualquer idioma que não o inglês e o registo de todos os componentes no sistema corrigidos.

O Opera, provavelmente o browser mainstream mais amigo dos recursos do computador, também foi actualizado e está agora na versão 9.27. Alguns bugs de transferência de torrents foram corrigidos e três falhas de segurança foram emendadas.

Download do Flock
Downoad do Opera

Alojamento Web

Microsoft disponibiliza primeira beta do Internet Explorer 8

A Microsoft disponibilizou uma beta pública da próxima versão seu browser, Internet Explorer 8. Este lançamento destina-se a receber feedback da aplicação e a mostrar o desenvolvimento que o navegador está a ter.

A maior novidade do Internet Explorer 8 é o bom (ou quase bom) suporte para padrões web. Isto é uma excelente notícia para os webdevelopers e webdesigners, que passarão a fazer menos kung-fus para conseguir por um site a fazer render correctamente no browser da Microsoft.

Alguns serviços web da Microsoft estão integrados no browser. Exemplos disso são o MSN Weather, MSN Encarta e Windows Live Hotmail. Mas vários serviços externos à Microsoft também estão presentes no IE8, como o Facebook ou o Ebay. Estas funcionalidades chama-se Activites.

Os WebSlices são outra novidade presente nesta nova versão, ainda em desenvolvimento, do Internet Explorer. Isto é semelhante à barra de marcadores do Firefox, onde podem ser adicionadas feeds e atalhos para qualquer site, mas com maior versatilidade.

Parece que a Microsoft está finalmente a adoptar os padrões web. Mas, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Vamos lá ver se isto é apenas fogo de vista ou um bom primeiro passo dado pela empresa.

Download

Alojamento Web

BBClone 0.4.9c – Um web analytics gratuito

BBclone é um contador de visitas em PHP que fornece informações detalhadas de cada visita como o browser usado, o país e o IP.

Esta é uma ferramenta bastante util para webmasters que querem saber mais informações sobre quem anda a visitar o seu site, podendo assim melhorar as suas estratégias para aumentar as visitas.

O BBclone guarda as seguintes informações de cada visita:

  • Endereço de IP
  • Hostname,
  • Sistema Operativo
  • Robots
  • Navegador ( Browser usado )
  • Referer (de onde é que a visita vem)
  • Data da visita
  • Número de vezes que visitou determinada página
  • Número de visitas
  • Páginas mais visitadas
  • Ultima página visitada
  • Motor de busca e palavra pesquisada
  • Ranking dos países mais frequentes, referers, sistemas operativos, browsers, robots e hostnames

Homepage: BBclone

Alojamento Web

Pesquisar dentro de Podcasts

O site Pluggd permite a pesquisa dentro de podcast, possibilitando o acesso a conteúdo de áudio online que normalmente é restrito.

Mas o que é um podcast? Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod – um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 – e broadcasting (transmissão de rádio ou tv). Assim, podcast são arquivos de áudio que podem ser acedidos pela internet. Estes áudios podem ser actualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos directamente no navegador ou baixados no computador. Quando pesquisa no Pluggd é criado um heatmap da pesquisa na timeline, criando assim uma forma nova e inovadora de pesquisar áudio.