SWITCHconf Coimbra 2010

SWITCH

SWITCH é uma conferência com duração de 2 dias que irá decorrer na Universidade de Coimbra nos próximos dias 15 e 16 de Maio e que irá contar com a participação de vários empreendedores, cientistas, thinkers, do-ers e outros intelectuais pelo meio.

O objectivo é promover a partilha de conhecimento e ideias e discutir os temas do presente e do futuro de uma forma descontraída e divertida. A diversidade irá marcar presença nesta conferência, uma vez que os participantes fazem parte de áreas de investigação distintas.

A partilha de conhecimento é sem dúvida o objectivo principal deste evento e para tal, nada melhor que juntar alguns nomes nacionais conhecidos como José Fontainhas (WordPress/Automattic), Celso Martinho (CTO/Co-Founder Sapo), Paulo Querido (Jornalista/Blogger), Fred Oliveira (WBS), entre outros… mas também nomes internacionais como é o caso de Laurent Haug (Lift Conference), Andrea Vascellari (iTive), Stephanie Booth (Freelance Blogging Consultant), entre outros.

Para além da participação dos anteriores speakers, vai existir também uma Startup Competition levada a cargo pela equipa do Webreakstuff, onde todos os participantes terão a oportunidade de apresentar o seu projecto/ideia aproveitando a situação de estar presente perante uma audiência de empreendedores.

Se esteve atento à rede WebTuga nos últimos tempos, deve ter notado que nós temos apoiado este evento. Pois é, o WebTuga é um dos Media Partners deste evento, tal como o Vimeo, CanalMail, Zwame e Diario2. Para além dos Media Partners, existem também os Silver Sponsors onde poderá encontrar nomes como Amiando e Leaseweb e os Bronze Sponsors como o Netvibes, Ideiateca e outros.

Caso pretenda marcar presença no evento, poderá usar os nossos códigos de desconto na compra do seu bilhete. Para o bilhete de estudante poderá usar o cupão “webtuga-student” e para o bilhete standard pode usar o código promocional “webtuga-standard”. No site oficial deste evento pode encontrar mais informações relativas à localização do evento, bem como contactos dos organizadores e outras informações.

Alojamento Web

NetVibes com suporte para OpenSocial

NetVibes

O NetVibes tem sido para mim um dos projectos mais bem conseguidos na Web 2.0.

Desta vez o NetVibes apresenta uma interface redesenhada e o suporte para OpenSocial.

No NetVibes poderá agregar a partir de agora não só notícias de blogs/sites por RSS, ou conteúdo das Widgets disponíveis no UWA, mas também colocar na sua página inicial informação acerca dos seus contactos das redes sociais em que participa.

Com o OpenSocial poderá juntar o MySpace, Hi5, Orkut, FaceBook e o Friendster numa única página em conjunto com as notícias dos blogs que lê.

Deixo aqui um conjunto de vídeos que representam e demonstram algumas das novidades do NetVibes.

NetVibes: Canvas View

NetVibes: Feed Views

NetVibes: OpenSocial + UWA

NetVibes: Layout Flexível

Junte-se ao Universo WebTuga no NetVibes.

Alojamento Web

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle

Alojamento Web

TwitterFox – Tweets a partir do Firefox

O cada vez mais popular Twitter pode ser acedido e utilizado de uma miríade de formas. Podem ser enviadas mensagens a partir da linha de comandos, de uma quantidade bastante grande de aplicações para o desktop, de redes de chat, de vários websites (netvibes é um exemplo) e até do browser.

Um browser com várias ferramentas que permitem aceder ao Twitter, sem ter que visitar o Twitter.com ou um site que interaja com este serviço, é o Firefox. Existem várias extensões para o integrar com este serviço de microblogging. Uma delas é a TwitterFox, uma pequena extensão que adiciona um ícone à barra de estado deste browser e notifica – pode utilizar um aviso sonoro – o utilizador das novas mensagens dos seus contactos.

Esta extensão faz mais que notificar; ela também permite enviar tweets. É compatível a última beta do Firefox 3.0 e vem em vários idiomas – infelizmente, o português, seja europeu ou brasileiro, não é um deles.

TwitterFox, via geekbargainbins.com

Alojamento Web
Alojamento Web

Convites para a nova versão do Netvibes – Ginger

Aqui está o presente do Webtuga: 100 convites para a nova versão, ainda em teste, do Netvibes. Para serem um dos 100 sortudos, só precisam de ter uma conta criada no Netvibes, aceder ao endereço ginger.netvibes.com e utilizar o código promocional WEBTUGA100.

Não se esqueçam de deixar uma palavra de agradecimento ao Cenourinha, porque foi ele quem conseguiu os convites.

Alojamento Web

Mais novidades da nova versão do Netvibes

ginger

O Netvibes está a preparar, já à algum tempo, uma nova versão, que terá uma forte componente social. No inicio de Dezembro falámos dela aqui no Webtuga. Entretanto, foram conhecidas algumas novidades que passo a enumerar:

– Qualquer conteúdo que seja adicionado, seja uma feed, uma imagem ou uma música, fica a fazer parte do vasto leque de conteúdos partilhados do Netvibes e poderá ser partilhado, recomendado e discutido pelos nossos contactos.

– É possível seguir a actividade dos nossos contactos, num sistema semelhante ao do twitter. Essa actividade pode ser uma simples uma simples adição de widgets, publicação de um artigo, etc.

– As widgets do Netvibes são multi-plataforma. Podem ser usadas no Windows Vista, OS X Dashboard, iGoogle, iPhone, My Yahoo. Também poderão ser adicionadas widgets de outros serviços ou aplicações ao Netvibes.

– É possível criar universos: páginas onde se podem partilhar diversos conteúdos, como os contactos de várias redes sociais, feeds, widgets, fotos, etc. Será um cartão de visita com muita informação.

Na minha opinião, estas novidades do Netvibes são extremamente interessantes, mas considero que há um exagero na componente social e na falta de privacidade que advém do forte lado social do serviço. Mas será que vai ser mesmo assim?

Alojamento Web

Netvibes Ginger entra em fase beta privada

A nova face do Netvibes, Ginger, já aqui anunciada, entrou em fase beta privada. Ao mesmo tempo, o Netvibes anunciou mais algumas funcionalidades da nova versão:
– mais de 150 premium widgets
– possibilidade de ouvir streams de rádios
– 2GB de espaço para todos os utilizadores
– sistema de favoritos para posts, imagens, vídeos e outros itens, que podem ser públicos ou privados

Alojamento Web

Netvibes vira-se para o social

O Netvibes prepara-se para apresentar uma nova versão.

Ginger

Na conferência sobre  web2.0 que decorreu em Berlim, o Netvibes apresentou aquela que será a sua nova versão: Ginger.

O Ginger integrará vários serviços externos através de widgets, sejam eles internacionais ou regionais, suportará mais linguagens e permitirá a importação da lista de "amigo" de várias redes sociais.

A importação dos "amigos" de outras redes sociais é apenas uma parte da nova incursão do Netvibes. Será possível manter um registo das últimas actividades dos "amigos" e criar páginas públicas.

A primeira fase – beta privada – da nova versão do Netvibes será lançada durante a conferência Le Web 3, em Paris.

Alojamento Web

WebTuga com 1000+ subscritores

É com imenso prazer que informo a toda a comunidade que mais de 1000 pessoas recebem diariamente as noticias do WebTuga entrarem no site, ou seja, temos mais de 1000 subscritores da nossa RSS Feed.

Segundo o serviço de gestão de rss feeds e estatisticas usado pelo WebTuga, o feedburner, a maioria dos utilizadores usa o leitor online web-based NetVibes e em seguida está o Google Reader, como podem ver no seguinte gráfico: Obrigado a todos os utilizadores que subscrevem a rss feed, um abraço forte para eles de toda a equipa do WebTuga.

Se ainda não subscreve a rss do WebTuga, então faça-o escrevendo-se no formulário para receber em forma de newsletter, ou escolhendo um dos seguintes serviços:
Google Reader or HomepageAdd to My Yahoo!Subscribe with BloglinesSubscribe in NewsGator OnlineAdd to My AOLConvert RSS to PDFBlogarithmgritwireAdd to Technorati Favorites!Add to netvibesAdd to your phone

Opcionalmente poderão usar um leitor de rss feed de desktop, subscrevendo o seguinte rss: http://feeds.webtuga.com/webtuga

Technorati Tags: , , , , ,