Python 3.0

Python

A tecnologia evolui e tudo em redor dela necessita também de evoluir. Sem a evolução da tecnologia, não existem novos horizontes, o que limitam o progresso da mesma.

A linguagem de programação Python, uma das mais conhecidas linguagens de desenvolvimento, viu a sua sintaxe de certa forma renovada na ultima versão.

O Python é uma linguagem de programação dinâmica orientada por objectos, utilizada actualmente para desenvolvimento de bastante aplicações desktop e web.

A linguagem é multi-plataforma, sendo possível correr em Windows, Linux ou qualquer outro sistema Nix*, macOSx, OS/2, AmigaOS, Palm ou telemóveis Nokia. Para alem disso é possível corre-la em máquinas virtuais Java e .Net.

A nova versão Python 3.0 veio dar seguimento a esta excelente linguagem de programação e existem várias alterações a nível de sintaxe, como mudança de operadores, entre outros.

Alojamento Web

Wine 1.0 rc1

wine

A primeira release candidate do Wine, o emulador que não é emulador, mas uma implementação do Windows em sistemas *nix, foi disponibilizada ontem.

O que há de novo nesta release candidate, que dentro de pouco tempo se tornará na versão 1.0? Bem, muita coisa, mesmo muita coisa. Se quiserem saber quais são, terão que ler o comunicado oficial.

Caso queiram experimentar já esta versão quase final do Wine, podem descarregar o código-fonte e compilá-lo (sudo ./configure; sudo make; sudo make install) ou então verificar se o vosso sistema operativo está na lista de sistemas com binários disponíveis.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Hardy Heron disponível para download

Ubuntu Hardy Heron
A nova versão do Ubuntu está a partir de hoje disponível para download.

As novidades do Ubuntu 8.04 não são apenas a nível de melhorias segurança e estabilidade do sistema operativo, mas também na implementação de novas ferramentas que facilitem o uso da distribuição por parte de um novato no mundo Linux.

Esta nova versão tem o nome de Hardy Heron, apresentando o gestor de janelas Gnome 2.22, o Xorg 7.3 e tem como núcleo o kernel linux 2.6.24.

Algumas das novidades que facilitam o utilizador são:

  • Wubi, que permite a instalação da distribuição linux através do Windows, sem necessidade de criar ou editar partições no disco;
  • PolicyKit, para facilitar a gestão de permissões de acesso a ficheiros ou pastas em sistemas Unix based;
  • Likewise Open que possibilita a interacção entre redes ActiveDirectory através do Linux;
  • KVM ( Kernel Virtual Machine ) que possibilita virtualizar outros sistemas;

Para fazer download pode usar um dos mirrors ou então fazer a transferência através de Bittorrent.

Download: Get Ubuntu

Alojamento Web

Demonoid reabriu

O Demonoid, qual Fénix, vai renascer das cinzas, agora com um novo administrador. Ao que parece, este novo administrador é um amigo pessoal do antigo administrador, Deimos.

Este renascer do Demonoid é bem capaz de lhe valer o estatuto de herói das redes de partilhas de ficheiros e dar-lhe uma boa quantidade de tráfego, tráfego esse que poderá ser a razão para o próximo fechar de portas.

via Torrentfreak.com

Alojamento Web

Nexuiz 2.4 foi lançado e vem com muitas novidades

nexuiz

Quem disse que não há jogos bons para GNU/Linux?! Vejam o Nexuiz, por exemplo. Este é um dos first-person shooters livres mais populares. E apesar de ser livre, é um jogo capaz de "viciar" muitos utilizadores.

Ontem, foi lançada a versão 2.4 deste jogo. O menu foi recriado; foram adicionados dois novos mapas; os modelos dos itens e armas foram actualizados; a performance gráfica e de rede foram optimizadas, assim como a inteligência artificial; o consumo de memória foi melhorado; e os gráficos do jogo, como os reflexos da água, estão mais "pipi".

Se são fãs deste tipo de jogos, o Nexwiz é uma boa alternativa à emulação de títulos conhecidos, dentro deste género de jogos, para Windows.

Download

via Phoronix.com

Alojamento Web

Jackfield: widgets da dashboard do OS X em GNU/Linux

Jackfield é uma aplicação que permite utilizar as widgets do Windows Vista, Opera, Yahoo! widgets e Mac OS X dashboard em GNU/Linux.

Este programa ainda não é estável, por isso várias widgets não vão funcionar. E a sua instalação também não é a mais simples para o utilizador comum. Mesmo assim, se quiserem experimentar esta aplicação, força nisso.

Jackfield

Alojamento Web

Leva o poder das ferramentas GNU ao Windows com o UnixUtils

Wget, ls, grep, man, mkdir, ps. Quem utiliza alguns sistemas livres conhece estes pequenos programas: são utilitários presentes em distribuições de GNU/Linux como o Ubuntu, Fedora ou Caixa Mágica, que dão bastante jeito.

Em Windows era possível utilizar as versões para GNU/Linux através do Cygwin. Mas as aplicações do UnixUtils, que são mais de 100, são binários nativos de Windows – executáveis normais de Windows.

Se, quando utilizam Windows, sentem falta das ferramentas GNU, o UnixUtils é uma lufada de ar fresco.

UnixUtils, via Lifehacker.com

Alojamento Web

Compiz 0.7.0 lançado

Aí está ele. O Compiz, a aplicação que adiciona aqueles efeitos todos xpto aos sistemas livres, chegou à versão 0.7.0.

As grandes novidades são o suporte para dois ou mais monitores, um novo sistema de plugins e suporte para a nova versão do KWin (o gestor de janelas do KDE) incluída no KDE 4.

Há mais novidades, como a actualização das traduções e correcções de vários bugs. Mas como são muitas, prefiro deixar-vos a link para o anúncio oficial.

Anúncio oficial, via phoronix.com

Alojamento Web

Pai do Unix tornado Open Source

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) fez algo bastante inesperado: publicou o código fonte do MULTICS, com o compilador PL/1 incluído.

Para quem não sabe (eu só soube depois de pesquisar), o MULTICS é considerado o pai do Unix. Não por o ter feito, porque seria necessário uma "sistema operativa", mas porque os conceitos que criou e explorou serviram de base para o Unix.

Por enquanto, o MULTICS precisa de hardware muito específico para correr, mas como o código-fonte já está à vista de todos, depressa poderá ser instalado nas várias plataformas existentes. É este o poder do software livre! Agora vou ver a jeitosa da Jennifer Love Hewitt a falar com os mortos, algo sempre interessante.

Alojamento Web

Nixstaller 0.3

O Nixstaller é um projecto que se quer tornar no instalador universal para GNU/Linux. Apesar disso ser um pouco complicado, é um projecto interessante que já tem nova versão.

A nova versão, 0.3, tem um novo interface em GTK+2 (o mesmo do GNOME), suporte para OpenBSD 4.1, NetBSD 4.x e Solaris 10 e adição de novas widgets.

Download do Nixstaller