Sapo OpenID Header para WordPress

Sapo OpenIDRecentemente o Sapo lançou o OpenID Sapo, como tal o António Campos começou a usá-lo no entanto continuava a ter o mesmo problema de não se recordar do endereço do OpenID.

Para resolver tal problema decidiu criar o Sapo OpenID Header, que permite detectar a nossa conta OpenID do Sapo no nosso blog wordpress.

Poderá configurar a sua persona no painel de administração do WordPress. O que o autor não revelou, mas o Edgar Durão o fez, foi que o plug-in pode ser utilizado em praticamente todos os serviços de OpenID, bastando fazer pequenas alterações no código a colocar no header.

Alojamento Web

BarCamp Portugal 2008

Barcamp Portugal 2008

O ano passado realizou-se a segunda edição do BarCamp Portugal em Coimbra e este ano a equipa do WeBreakStuff quer dar continuidade ao evento, tendo portanto já criado o site com as informações sobre o mesmo e divulgado as informações relativas à data e localização.

BarCamp Portugal 2008

O BarCamp Portugal 2008 vai ter lugar no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra no dia 6 (Sábado) e 7 (Domingo) de Setembro e vai contar com a participação de alguns nomes conhecidos na blogosfera Portuguesa.

Durante o evento será possível ver algumas apresentações de projectos dos intervenientes, workshops e ainda demonstrações.

Até ao momento já existem 110 pessoas inscritas e várias sessões propostas. A inscrição pode ser realizada usando o OpenID e depois de efectuado o login poderá discutir as sessões propostas e sugerir novas.

Um evento onde provavelmente poderemos encontrar a maior concentração de geeks Portugueses por metro quadrado.

Alojamento Web

WebTuga – 3º aniversário

WebTuga Logotipo

Hoje o WebTuga está de parabéns! Completa o seu 3º aniversário e nada melhor do que começar uma nova época com uma nova imagem.

O WebTuga foi transferido da plataforma Joomla para WordPress e apresenta agora um design único e validado segundo os standards da W3C, funcionando perfeitamente em quase todos os browsers que sigam tais regras ( IE not included ).

A página individual dos artigos tem informações detalhadas do blogger e do post e apresenta uma listagem de artigos relacionados e comentários. Para além disso poderá avaliar os posts e ainda comentar usando a sua conta OpenID.

Pode filtrar os resultados por tags, por autor, categoria ou data e ainda efectuar pesquisas dentro de todo o blog.

Para os mais g33ks, peço que passem pela página 404 para se rirem um bocado.

Caso detectem algum problema, agradecemos que entrem em contacto connosco.

A partir de hoje começa então uma nova temporada de novidades no WebTuga.

Espero que todos tenham gostado e fiquem atentos pois durante a próxima semana serão divulgadas outras novidades.

PS: Para aqueles que me seguem no Twitter, está prometido um post sobre “Why does Joomla Sucks so hard”.

Alojamento Web

Yahoo! está a integrar o Del.icio.us no seu motor de busca

O Yahoo! está novamente a inovar. Depois de se ter tornado um provider de OpenID, agora está a testar a integração do seu serviço Del.icio.us no seu motor de busca.

Esta integração está a ser feita através da adição do ícone do serviço no final de cada resultado. Ao lado do ícone estará o número de pessoas que adicionaram esse endereço à sua conta no Del.icio.us.

Esta novidade, pelo menos para mim, é muito bem-vinda. O Del.icio.us é um serviço com muitos utilizadores e um óptimo local para pesquisar informação. E agora que está a ser adicionado a um motor de busca, ainda melhor se torna.

Fonte: TechCrunch.com

Alojamento Web

Google também se tornou provider de OpenID

Logo após o anúncio do Yahoo! como OpenID provider, o Google anuncia que o Blogspot também será um provider de OpenID, passando os utilizadores deste serviço a poder utilizar a link do seu blog como identidade OpenID no cada vez maior número de serviços que suportam esta framework de identidade.

De momento, apenas os utilizadores da versão beta do Blogspot poderão utilizar esta nova e muito bem vinda funcionalidade, que necessita de ser activada no perfil do utilizador.

Fonte: Wired Compiler

Alojamento Web

Yahoo! implementa OpenID

Para além do software aberto, eu sou apoiante dos formatos abertos. E o OpenID é um desses formatos. Por isso fiquei bastante agradado ao saber que o Yahoo!, serviço onde tenho conta de email de backup, implementou a versão 2.0 deste serviço.

Isto significa que uma única conta – a conta do Yahoo!, neste caso – pode ser usada em vários – várias centenas, talvez até milhares – sites, deixando de ser necessário criar uma conta para cada um deles.

O Yahoo! não é o primeiro gigante a fazê-lo. Já antes o Google tinha implementado o OpenID 2.0 no Blogspot. O WordPress.com há muito que o suporta. Mesmo assim, não deixa de ser uma boa notícia.

Fonte: Download Squad

Alojamento Web

Six Apart torna o Movable Type open source

A Six Apart, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de gestão de conteúdos Movable Type, decidiu tornar o projecto open source.

A empresa defende que só tem a ganhar ao tornar a plataforma open source, pois acredita que isto será um incentivo para os programadores e designers, que criarão novos mods e templates, tornando o sistema mais rico a nível de tecnologias e mais personalizável.

A plataforma actualmente está optimizada para blogging, tendo no seu núcleo o sistema de TrackBack, Atom e OpenID.

Numa época em que quase todos os blogs correm a plataforma WordPress, será que o Movable Type vai ganhar força com esta iniciativa?

Agora falta colocar a plataforma 100% PHP e eliminar a necessidade do uso de Perl.

Alojamento Web

OpenID 2.0

O serviço de identificação universal da Internet, o OpenID, lançou a versão 2.0 do serviço. As novas especificações já são suportadas pelo serviço de blogging do Google, Drupal e um vasto número de bibliotecas para Java, PHP, Python e Ruby.

Estas novas especificações foram criadas com o apoio da comunidade e de várias empresas, como a AOL, Six Apart, Sun, Verisign, Microsoft e Yahoo!.

Mais informações no blog oficial deste projecto.

Alojamento Web

BarCamp Portugal 2007

BarCamp Portugal

Ontem (Sábado) e hoje realiza-se a segunda edição da BarCamp Portugal 2007 em Coimbra.

Este evento tecnológico, organizado pela equipa criadora do WeBreakStuff e patrocinado pela Delta, pela WaveWeb e pela Safira.

Neste evento são apresentados vários projectos desenvolvidos por individuais e empresas portuguesas e também são apresentados alguns workshops.

Por exemplo, Fred Oliveira da equipa do WeBreakStuff vai ou já apresentou, uma workshop sobre as tecnologias OpenID e Microformats em conjunto.

Apesar de a população participante ser na sua maioria bloggers, este evento é direccionado a qualquer pessoa, pois os seus conteúdos contêm dicas de como levar empresas a ter sucesso, etc…

Poderá ver mais informações sobre este evento na wiki oficial.

http://barcamp.org/BarCampPortugal2007