NetVibes com suporte para OpenSocial

NetVibes

O NetVibes tem sido para mim um dos projectos mais bem conseguidos na Web 2.0.

Desta vez o NetVibes apresenta uma interface redesenhada e o suporte para OpenSocial.

No NetVibes poderá agregar a partir de agora não só notícias de blogs/sites por RSS, ou conteúdo das Widgets disponíveis no UWA, mas também colocar na sua página inicial informação acerca dos seus contactos das redes sociais em que participa.

Com o OpenSocial poderá juntar o MySpace, Hi5, Orkut, FaceBook e o Friendster numa única página em conjunto com as notícias dos blogs que lê.

Deixo aqui um conjunto de vídeos que representam e demonstram algumas das novidades do NetVibes.

NetVibes: Canvas View

NetVibes: Feed Views

NetVibes: OpenSocial + UWA

NetVibes: Layout Flexível

Junte-se ao Universo WebTuga no NetVibes.

Alojamento Web

OpenSocial já está a funcionar

O tempo não tem sido muito, e as situações desagradáveis demais, mas já estou de volta e a anunciar o lançamento da API do OpenSocial, uma plataforma social de desenvolvimento que promete revolucionar a web. Mas conseguirá o Google revolucionar um segmento da web à muito saturado?

O OpenSocial é uma plataforma que permite a integração de vários serviços, usando XML com HTML e Javascript embutidos. Isto fará com que um serviço possa ser integrado em vários sites, sem que o programador tenha que escrever um código diferente para cada site.

O primeiro site a utilizar a plataforma OpenSocial é o Orkut, a rede social do Google. Mas mais se seguirão, entre eles o MySpace, parceiro oficial do Google nesta plataforma.

Esta plataforma é apelativa, pelo menos para os programadores, que deixarão de ter algum do trabalho extra na implementação de um serviço em determinado site. Mas conseguirá, a curto prazo, fazer frente ao Facebook?