Oracle compra Sun Microsystems

Sun e Oracle

Lembra-se dos rumores acerca da IBM estar interessada em comprar a Sun Microsystems? Então esqueça… não vai acontecer.

A Oracle anunciou a compra da Sun pela fantástica quantia de cerca de 7 biliões de dólares.

Ao adquirir a Sun, o destino de ferramentas como MySql, Java, Netbeans, OpenSolaris/Solaris e VirtualBox fica assim nas mãos da Oracle.

O impacto desta aquisição já se fez sentir na bolsa, resta-nos esperar por futuros desenvolvimentos nas alterações que irão decorrer.

Poderá ver o press-release e mais informações no site da Sun.

Alojamento Web

openSuse 11.1 beta 2

openSuseNa segunda feira recebi uma carta para levantar uma carga nos CTT vinda da Alemanha.

Achei estranho, pois não me lembrava de ter encomendado nada, muito menos vindo da Alemanha e ainda por cima uma carga que era gratuita e estava descrita como volumosa.

Como os CTT estiveram dois dias de greve e como ontem era Quinta-Feira, dia de feira aqui em Barcelos, decidi adiar a minha ida para hoje.

No carimbo da carta, indicava para levantar nos CTT de Arcozelo, no entanto quando cheguei aos CTT indicados, disseram-me que se tinham enganado no carimbo e portanto teria que me deslocar aos CTT de Barcelos para fazer o levantamento da carga.

Lá me desloquei até aos CTT de Barcelos e ao levantar a encomenda apercebi-me logo que eram CDs/DVDs com Linux, mais propriamente Linux OpenSuse.

Já tinha pedido à algum tempo DVDs do OpenSuse, no entanto não me lembrava de os ter pedido e nunca pensei que viessem da Alemanha.

Foram ao total 40 DVDs com o sistema operativo OpenSuse 11.0, totalmente gratuitos que se vão juntar aos outros CDs com Ubuntu e OpenSolaris que por aqui tenho para distribuir em Lan Parties e outros eventos sociais tecnológicos que visito.

O OpenSuse 11.0 é a ultima versão estável desta distribuição, no entanto aproveito a boleia para anunciar que o OpenSuse 11.1 beta 2 foi lançado hoje e pode ser descarregado dos repositórios oficiais.

Aqui fica uma lista das principais mudanças no OpenSuse 11.1 beta 2:

  • Live CDs para GNOME e KDE com tamanho reduzido
  • VirtualBox 2.0.2
  • OpenOffice.org 3.0RC2
  • GNOME 2.24.0
  • KDE 4.1.2
  • Mono 2.0 RC 3
  • Compiz 0.7.8

Queria deixar aqui o meu agradecimento à Novell pelo excelente trabalho na personalização da distribuição e também pelo envio dos DVDs.

Alojamento Web

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Alojamento Web

KDE 4.1 Alpha – Deliciem-se com as novidades

Recentemente a comunidade KDE lançou um Press-Release a anunciar a disponibilidade imediata do KDE 4.1 Alpha que nos traz novidades fantásticas.

Segundo nos é dito na Press-Release, esta versão serve apenas para fazer um preview ao que será lançado em Julho com a versão final do KDE 4.1.

Algumas das principais novidades do KDE 4.1 são:

Akonadi, uma ferramenta que irá armazenar informação das aplicações de Gestão de Informação Pessoal (PIM), integrando aplicações como o KOrganizer, KMail e Evolution e interligando-as com o sistema de armazenamento através da API do KDE e Gnome.
Windows, MacOSx e OpenSolaris – Enquanto que o KDE 4.0 está apenas disponível para plataformas X11, o KDE 4.1 vai também estar disponível para Windows, macOSx e OpenSolaris. No entanto os ports ainda não estão completos.
Qt 4.4 – KDE 4.1 Alpha1 é baseado na framework de desenvolvimento Qt 4.4 que complementa melhorias no desempenho e nas funcionalidades do KDE 4.1.

O KDE 4.1 Alpha não está ainda preparado para ser usado no dia a dia, por isso use apenas como plataforma de testes.

Alojamento Web

Deixem jogar o Windows XP

Se já era sabido que o Vista é mais um falhanço, esta notícia vem confirmá-lo: em 36 horas, mais de 12 mil utilizadores assinaram uma petição da InfoWorld, chamada "Save XP", para a Microsoft não deixar de comercializar o Windows XP.

A InfoWorld, com esta petição, pretende manter o XP indefinidamente. Não percebo porquê, já que o Windows XP não é grande sistema operativo e o que não faltam são sistemas operativos a sério e modernos: GNU/Linux, FreeBSD, TrueBSD, OpenSolaris, Mac OS X, etc! Talvez fosse altura desta gente conhecer um sistema operativo a sério, digo eu.

"We’re going for the loud-and-clear option. Join us, and tell Microsoft that you want to keep XP available indefinitely. Not for another six months or a year but indefinitely. "

Se vocês têm o bom senso de não quer utilizar o Windows Vista, mas preferem manter um sistema sistema arcaico e mau (lamento, mas é esta a opinião que tenho), assinem a petição.

Fonte: Tek.sapo.pt

Alojamento Web

X.org 7.3 finalmente disponível

O X.org 7.3 afinal saiu mais atrasado do que se esperava. O lançamento tinha sido re-agendado para o dia 5 de Setembro, por falta de tempo do responsável pelos lançamentos do projecto, mas só saiu ontem, dia 9 de Setembro.

A nova release do X.org vem com o Xorg server 1.4 – que incluí o RandR 1.2, melhor suporte para hotplug e monitores touchscreen, suporte para DTrace no OpenSolaris e melhoramentos no KDrive e na plataforma de aceleração gráfica EXA -, adição de dois novos drivers (xf86-video-glide e xf86-video-vermilion), novas man pages para as APIs do software, suporte Xft adicionado ao xdm e inclusão de uma nova aplicação: xblacklight.

Podem fazer o download do X.org no site oficial do projecto ou então aguardar que ele chegue aos repositórios da vossa distribuição.

Alojamento Web

Nova versão do BeneliX

BeneliX

A equipa do BeneliX lançou a versão 0.6.1.

Nesta versão, a equipa centrou-se principalmente em corrigir bugs encontrados na versão 0.6, mas nem tudo foram correcções.

A versão do kernel do OpenSolaris foi actualizada para a build 67 e o GIMP para a versão 2.2.16.

O BeneliX vem com muito software popular, como o Compiz 0.5.0, o XFCE 4.4.1, o Xorg 7.2, o Firefox 2.0 e o Samba 3.0.21b.

É uma distribuição a experimentar um dia destes.