Sequoia – O Super-Computador

A IBM está a desenvolver uma nova tecnologia de forma a criar o seu novo super-computador.

Desenhado para o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (EUA, USA ou EEUU para aqueles que não têm capacidade para tal), este novo super-computador será utilizado em 2011 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

Com o nome “Sequoia”, este novo super-computador terá uma potência de 20 petaflops, o que se traduz numa totalidade de poder superior a todos os 500 top super-computadores juntos.

Os processadores utilizados no Sequoia serão PowerPC 45-nm de 16 núcleos/chip com um total de 1,6 milhões de núcleos com a ajuda de 1,6 petabytes de memória.

Alojamento Web

MP3 com 500 Terabytes de espaço

iPod

Hoje em dia já começa a ser normal o uso de discos rígidos com capacidade de 500GB ou 1 Terabyte.

Ainda sou do tempo em que 4GB de espaço era um luxo e muitos dos nossos leitores ainda se devem lembrar dos primeiros computadores com capacidades 1000 vezes menores que estas.

Agora imaginemos ter um MP3 com 500 Terabytes de espaço, ou seja, 500 mil Gigabytes. À primeira vista parece ser um absurdo, mas segundo indica o Digital Trends, os cientistas da Universidade de Glasgow criaram uma nanotecnologia que poderá aumentar a capacidade de espaço em 150.000 vezes mais.

Para além disso, os cientistas dizem poder levar esta capacidade até 4 Petabytes.

Com estas novidades, começo a acreditar no Woz que afirma que o iPod está para “morrer”.