Porque é que os projectos web falham?

Projectos Web

O WebTuga existe à quase 4 anos e tem tido os seus altos e baixos, no entanto nunca pensei em desistir deste projecto pois mesmo que existam pessoas que não apreciem o projecto, sei que existem outras que o apreciam e ao mesmo tempo sei dar valor ao trabalho que tem sido desenvolvido por mim e por algumas pessoas da equipa WebTuga.

No entanto, não é acerca do WebTuga que eu quero falar, mas sim acerca dos projectos que nascem e morrem de um momento para o outro sem deixar rasto. Quando comecei a trabalhar no projecto WebTuga, lembro-me de existirem várias comunidades, vários sites e vários projectos e pessoas individuais e pequenos grupos. Alguns desses sites faziam parte das minhas visitas diárias, no entanto com o passar do tempo esses projectos morrem, alguns deles ainda existem, se bem que não têm manutenção à anos. Posso avançar que cerca de 90% dos sites que à dois anos tinham qualquer tipo de parceria ou amizade com o WebTuga, já não mais existem.

É uma triste realidade que infelizmente acontece ainda hoje. Vejo pequenos projectos, blogs, fóruns que passado um mês do seu lançamento, são deixados ao abandono ou simplesmente vendidos a outras pessoas que não sabem o que fazer com aquilo.

Na vossa opinião, qual é a principal razão que leva à “morte” destes projectos? Será que as pessoas se iludem por pensar que um projecto alcança o topo logo nos primeiros dias?

Deixo referência a alguns dos projectos aos quais me refiro: TucowsPT, FRevolution, Imagem do dia, Speedway Informática, entre outros…

Alojamento Web

O WebTuga deseja-lhe um bom 2009

WebTuga

Durante este ano o WebTuga teve os seus altos e os seus baixos, conseguimos alcançar vários objectivos e alguns deles que não eram esperados.

Esperamos que 2009 seja um ano com sucesso tanto para o WebTuga como para todos os projectos dos nossos membros e leitores.

A partir da meia-noite vamos desvendar uma grande novidade, que é o primeiro projecto do WebTuga para 2009. Por isso não se esqueçam de passar por aqui, que a novidade vai ser grande.

Umas boas entradas para todos vocês e para os vossos familiares e que 2009 seja um ano com tudo de bom.

Alojamento Web

SAPO Summerbits

O SAPO e a Associação Ensino Livre lançam hoje dia 8 de Julho o programa SAPO Summer Bits. Neste programa são oferecidas bolsas a estudantes, de todos os graus de ensino ou proveniências (maiores de 18 anos e com vínculo a Escola/Universidade Portuguesa), para que desenvolvam código para projectos de Software Livre, já existentes ou completamente novos. As ideias com maior impacto tecnológico e social serão financiadas com 2500€ ao longo de três meses.

A ambição do SAPO Summer Bits é, acima de tudo, o de se tornar um programa de referência no meio académico e junto das diversas comunidades de software livre que fervilham por todo o país, mostrando simultaneamente ao mundo toda a capacidade criativa dos nossos estudantes.

Na 1ª Edição serão financiados até 10 projectos. As candidaturas são feitas
electronicamente pelos orientadores que vão acompanhar o aluno ao longo dos três meses e estarão abertas até dia 19 de Julho de 2008. Para mais informações visite a página oficial do projecto.

Alojamento Web

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Alojamento Web

Android será 100% Open Source

Logo do android

Segundo diz o Google, ao contrário do que se tem dito, a plataforma Android, bem como todos os seus componentes e bibliotecas necessárias para fazer o port da plataforma para novos dispositivos, serão totalmente opensource para uso comum.

A licença usada será a ASL v2, ou seja, Apache Software License v2, usada também em projectos como o servidor HTTP Apache, o Tomcat e muitos outros grandes projectos opensource, existindo apenas duas excepções como é o exemplo do software que já está actualmente coberto por licenças, como é o caso do kernel Linux que usa a GPL ( Gnu Public License ) e ainda no que toca ao software Eclipe, que será licenciado pela licença Eclipse Public License (EPL).

O que poderá não ser open-source, serão as aplicações 3rd party criadas por desenvolvedores, que poderão ao abrigo da licença ASL v2, escolher qual será o licenciamento a proteger o seu software. Ou seja, o desenvolvedor poderá escolher se deseja ou não partilhar o código.

Alojamento Web

Portugal @ Programar festeja 3º aniversário

Portugal @ Programar

Apesar de não ser uma comunidade onde tenha participação activa, o projecto Portugal @ Programar tem sido um ponto de referência para todos os programadores portugueses.

Um dos projectos levado a cabo pelo P@P que mais admiro é a revista online PROGRAMAR, com artigos sobre os mais diversos tipos de linguagens de programação e técnicas que podem ser usadas no dia a dia do uso das mesmas.

Para além da revista PROGRAMAR, a equipa LinTeam também é um ponto alto desta comunidade. Equipa esta que fora anteriormente de outra comunidade e da qual fazia parte com alguns membros que ainda hoje a constituem.

O fórum conta com uma participação positiva entre os membros que se dedicam à entreajuda, à critica e à partilha de informação.

O Portugal @ Programar realiza hoje o seu 3º Aniversário, resta-me a mim desejar-lhes a todos os parabéns e que continuem com o excelente projecto que têm realizado até ao dia de hoje.

Parabéns Portugal-a-Programar
Alojamento Web

Este blog não me sai da cabeça

WebTuga na cabeça

Pois é, o WebTuga foi condecorado com o selo de "Este blog não me sai da cabeça" pelo Glob-PT, pelo TugaTrónica e pelo AppleTuga.

[ironica mode on]
O WebTuga tem sido um projecto que me tem roubado bastante tempo e não me admira nada que esse blog não vos saia da cabeça, pois é o melhor blog do mundo, quiçá Portugal.
[/ironic mode on]

Cavalo que pensa

Agora que dei um bocado de treta, chegou a minha vez de pegar no ferro quente e marcar os blogs que não me saem da cabeça.

2.0 Webmania – A Web encontra-se numa fase de mudança de vertentes, ao qual se tem dado o nome de Web 2.0, como tal, não podia deixar de referir este excelente blog que faz cobertura das novidades e principais mudanças da Web presente e futura.

Obvious – Se o WebTuga é o melhor blog do mundo, quiçá Portugal, este é o melhor blog do Universo, quiçá via Láctea. O adquirimento de conhecimento cultural através deste blog é-nos atribuído via pequenas curiosidades que despertam a nossa atenção e o nosso interesse. Simplesmente genial.

Software Livre @ Sapo – Todos os dias recebemos noticias sobre os progressos da comunidade open-source em todo o Mundo. Este blog do Sapo, faz-nos chegar informações acerca de projectos e eventos Open-Source em Portugal. Um blog a seguir.

Estes são apenas 3 blogs em muitos que sigo diariamente através da RSS ( segundo o Google Reader, cerca de 700 ). Cada um tem o seu valor, cada um tem a sua temática, mas todos seguem o espírito do blogging.

Obrigado pelo selo.

Alojamento Web

WebDesigner – uma revista para webdesigners…

Pela mesma equipa que edita a revista iCreate, chega-nos a revista WebDesigner, uma revista onde o publico alvo são especialistas em desenvolvimento web.

A revista oferece ao leitor tutoriais interactivos que lhe explicam como gerir projectos no DreamWeaver, Flash, Photoshop e ainda introduzem ferramentas como a base de dados MySql e a linguagem de programação web, PHP.

Contemplando as últimas notícias  da Indústria de Software, a WebDesigner
reflecte tudo o que há de novo sobre a produção de conteúdos – representando a melhor e única escolha neste tipo de meio.

Quer acompanhar as novidades da web 2.0 e começar a desenvolver os seus próprios projectos na Web? Então esta é a revista perfeita para si.

Homepage: Revista Web Designer

Alojamento Web

Mozilla contrata designers

A Mozilla contratou três especialistas em interfaces gráficos da empresa Humanized para trabalhar no interface de vários projectos da empresa, entre eles o Firefox. Um desses membros é Aza Raskin, fundador da empresa. Os nomes dos restantes não foram divulgados.

Fonte: Wired Monkeybites

Alojamento Web

OpenSource naTuaEscola pretende divulgar o software livre no sistema de ensino

Anunciar iniciativas relacionadas com software livre é um dos pequenos prazeres que tenho. Por isso, é com prazer que anuncio uma dessas iniciativas: o projecto OpenSource n’aTuaEscola (OSNTE).

O OSNTE é um projecto pretende sensibilizar os estabelecimentos de ensino para a utilização de software e sistemas operativos livres nos mesmos. Para isso, este projecto estabeleceu uma parceria com o Kerodownloads, por forma a disponibilizar as aplicações aconselhadas em servidores nacionais.

Todo o software recomendado pelo projecto é compatível com GNU/Linux.

Uma vez que existem várias distribuições de GNU/Linux direccionadas para o ensino, este projecto decidiu escolher o Edubuntu, uma variante do Ubuntu com muito software didáctico.

Para manter os utilizadores a par das novidades, o projecto criou uma lista de discussão no Google Groups. Basta aderirem a ela para ficarem a saber as últimas do OpenSource n’aTuaEscola.

Se tiverem alguma questão sobre este projecto, podem contactar os seus responsáveis através do seguinte email: neopt.projectos@gmail.com.