Go – A nova linguagem de programação da Google

A Google anunciou o lançamento de uma nova linguagem de programação denominada de Go. Esta linguagem de programação está ainda em fase experimental e é open source.

A Go combina a performance e segurança de linguagens com o C ou C++ com a velocidade de desenvolvimento do Python, tornando esta linguagem de programação em algo rápido, seguro e versátil, segundo a Google. A linguagem de programação é orientada por objectos e tira partido dos vários cores dos processadores actuais. Para além disto, a empresa espera que a Go venha a substituir o Javascript nos web browsers de modo a que aplicações tais como o Gmail possam usufruir deste acrescento de velocidade na sua execução.

A equipa por detrás do desenvolvimento da Go conta com o “pedigree” de Ken Thompson (co-criador do Unix), Robert Griesemer (participou no desenvolvimento do motor de Javascript V8 do Chrome), entre outros.

Para os que estranharam o animal na imagem em cima, trata-se da mascote da Go, apelidado de Gordon, o roedor.

O site oficial da Go: http://golang.org

Alojamento Web

Volery – Instalar software comum no Windows

Volery

O Volery é um aplicação web que permite a criação de um pacote de instalação com várias aplicações comuns para o utilizador instalar no seu Windows.

As aplicações disponíveis são conhecidas e instaladas com os dados default e sem lixo desnecessário como toolbars, etc.

Poderá adicionar várias ferramentas no seu pacote, incluindo Firefox, Safari, Skype, Adobe Reader, Google Chrome, Winamp, Dropbox, OpenOffice, Thunderbird, BumpTop, VLC, uTorrent, iTunes, Spotify, Songbird, Evernote, IrfanView, eMule, 7-Zip, WinRAR, KMPlayer, Avast, AVG, Notepad++, Python, RealVNC, Putty, WinSCP, plugins Flash, Foxit Reader, Gimp, Java, Opera, FileZilla, CCleaner, Picasa, Pidgin, CutePDF, Defraggler, XnView, Launchy e finalmente o Google Earth.

No final basta esperar que o pacote seja gerado e instalar.

Alojamento Web

JaikuEngine – código fonte do Jaiku (opensource)

JaikuEngine

O JaikuEngine, código fonte do serviço de microblogging Jaiku comprado pelo Google, já está, como prometido, disponível gratuitamente e distribuído como opensource sob a licença Apache 2.0 no Google Code.

Uma vez que o Google não irá mais desenvolver o Jaiku, poderá correr o JaikuEngine no Google App Engine ou em qualquer servidor que tenha suporte para Python 2.4 ou Python 2.5.

Para além disso foi criado um grupo de discussão para o JaikuEngine no Google Groups onde os utilizadores poderão discutir e continuar a desenvolver o projecto.

Alojamento Web

Pizza Party – Encomendar pizza pela linha de comandos

Pizza 2

Haverá coisa mais geek do que encomendar pizza pelo terminal do seu computador? Não sei não, mas é isso o que este projecto, chamado Pizza Party, tem como objectivo.

O projecto é desenvolvido em Perl e tem uma versão estável chamada pizza_party 0.1 beta criada em 2004. Já existe inclusive uma versão em Python chamada Pizza Py Party, desenvolvida por Travis Nickles.

Com o Pizza Party nunca foi tão fácil encomendar pizza:

  • Encomendar pizza enquanto bate tecla
  • Salvar as preferências da Pizza
  • Poderá utilizar ficheiros batch para encomendar várias pizzas
  • É fácil encomendar diferentes tipos de sobremesa
  • Corre na maioria dos sistemas operativos baseados em Unix

O Pizza Party é distribuído sob a licença GNU General Public License e poderá ser descarregado aqui. Veja um vídeo acerca do Pizza Party:

Alojamento Web

Yo Frankie! – Um jogo opensource

Yo frankie!

Yo Frankie! é um jogo opensource desenvolvido em Blender, baseado no já conhecido filme, também ele opensource e desenvolvido em Blender, Big Buck Bunny.

Desenvolvido numa plataforma OpenSource de criação de animações 3D, leia-se Blender, construído para correr em várias plataformas, gratuito, opensource, criado recorrendo ao motor 3D Crystal Space e programado em Python, este jogo é sem dúvida uma demonstração de que o Blender é tão bom ou melhor que muitas das aplicações comerciais do género.

O jogo tem uns gráficos maravilhosos e uma jogabilidade espantosa. Vejam uma demonstração do jogo:

Alojamento Web

Python 3.0

Python

A tecnologia evolui e tudo em redor dela necessita também de evoluir. Sem a evolução da tecnologia, não existem novos horizontes, o que limitam o progresso da mesma.

A linguagem de programação Python, uma das mais conhecidas linguagens de desenvolvimento, viu a sua sintaxe de certa forma renovada na ultima versão.

O Python é uma linguagem de programação dinâmica orientada por objectos, utilizada actualmente para desenvolvimento de bastante aplicações desktop e web.

A linguagem é multi-plataforma, sendo possível correr em Windows, Linux ou qualquer outro sistema Nix*, macOSx, OS/2, AmigaOS, Palm ou telemóveis Nokia. Para alem disso é possível corre-la em máquinas virtuais Java e .Net.

A nova versão Python 3.0 veio dar seguimento a esta excelente linguagem de programação e existem várias alterações a nível de sintaxe, como mudança de operadores, entre outros.

Alojamento Web

Python Regius – Ball Python

Python Regius

Ontem acolhi um novo animal de estimação, desta vez uma cobra um pouco maior. A Python Regius, também conhecida por Ball Python, é de origem Africana, totalmente inofensiva, cresce entre 1.20 a 1.50 metros e é bastante calma.

Trata-se da minha segunda cobra e também do meu segundo réptil, tendo sido a Mikas, uma cobra do milho (corn snake), a minha primeira.

Actualmente tem um tamanho de 80cm e já faz peso no braço… (graças às ratazanas! :P).

Fica aqui um vídeo da dita cuja… também vou precisar de um nome para ela, por isso sugiram pelos comentários.

Alojamento Web

Revista PROGRAMAR – 15ª edição (ASP.net / Lucene / Python / IPv6)

Revista PROGRAMAR

A Revista PROGRAMAR já vai na 15ª edição e desta vez o tema de capa é o Estado da Virtualização em ASP.net.

Para além disso existem outros artigos bastante interessantes como é o caso do “Lucene – Programar um motor de busca” que ensina a como usar a biblioteca Lucene para desenvolver um motor de busca e também demonstra uma aplicação em Python que recorre ao uso da Lucene (Pylucene).

Depois podemos também ler um artigo sobre IPv6, bastante interessante escrito por Ciro Cardoso.

Download: Revista PROGRAMAR – 15ª edição

Alojamento Web

Sweetter 2.0 – Sistema de blogging gratuito

Com a chegada do Twitter à Internet, introduziu-se também um novo conceito de microblogging.

O Twitter, com milhares de utilizadores, tem tido um tremendo sucesso muito devido também ao número de aplicações que usam a sua API.

Para aqueles que andam atrás de um sistema de microblogging para instalar no seu site ou no servidor da empresa para partilhar as suas actividades, os seus sentimentos, etc, existe o Sweetter.

O Sweetter é um serviço de microblogging gratuito escrito em Python que lhe permite não só "microblogar" como também escrever as suas listas to-do, votar nos "microposts" dos outros utilizadores e ter um Karma conforme o seu número de votos, positivos ou negativos.

Para além disso o Sweetter tem também a possibilidade de escolher plug-ins que lhe permitirão enviar as suas mensagens para o seu Twitter ou Jaiku.

Visite já o site e verifique com os seus próprios olhos. E para aqueles que pensam que podem comprar o Sweetter, leiam esta página.

Alojamento Web

Revista PROGRAMAR – 14ª Edição

Recebi à pouco um e-mail da revista PROGRAMAR a informar da edição 14.

Nesta edição poderemos ler um artigo sobre a interacção entre MySql e a linguagem Python, bem como a análise a um livro sobre a mesma.

Para além disso, a revista descreve-nos um pouco dois importantes eventos, o Festival Nacional de Robótica e o Techdays 2008.

Site: Revista Programar