YouTorrent3 – Source-code do YouTorrent

Youtorrent3
Hoje nas minhas leituras diária no Google Reader. deparei-me com um post do Remixtures que fala sobre o YouTorrent3.

Já aqui tinhamos falado do YouTorrent , um motor de busca para ficheiros que usem o protocolo bittorrent, tendo sido até referido um dos clones do YouTorrent. Também foi referido que o YouTorrent passou apenas a indexar torrents de fontes legais.

Foi então que Aleksander decidiu criar o YouTorrent3, um clone open-source do YouTorrent, protegido sob a licença BY-SA 2.5 da Creative-Commons, que permite a qualquer pessoa em poucos segundos criar um motor de busca personalizado ao seu gosto.

Para já, o script apenas tem um simples frontend, no entanto em poucas semanas será lançado um backend que permitirá uma maior personalização do motor de busca.

Página Oficial: YouTorrent3

Alojamento Web

Comissário quer saber o que pensam os europeus das taxas pela cópia privada

O Comissário Europeu do Mercado Interno, Charlie McCreevy, decidiu saber qual a opinião dos europeus em relação às "levy systems".

As "levy system" são uma taxa aplicada aos sistemas de armazenamento e reprodução de conteúdos, como CDs, DVDs, leitores de MP3, fotocopiadoras, etc). O valor recolhido por essa taxa é, na teoria, distribuido pelos criadores dos conteúdos.

Como parte do processo de consulta, Charlie McCreevy está a recolher respostas e comentários acerca deste tema junto de todos os interessados. Em Portugal, a ANSOL (Associação Nacional pelo Software Livre) e o DRM-PT.info (projecto nacional que alerta as pessoas para os problemas do DRM) estão a preparar as respostas a enviar.

Se têm algo a dizer sobre este assunto ou querem ajudar a ANSOL e o DRM-PT.info a redigir as respostas, visitem a página do DRM-PT.info dedicada ao tema. Podem, também, responder a um questionário feito no blog da ANSOL.

via mail enviado pelo Marcos Marado e Remixtures.com

Alojamento Web

Distribuição baseada no Ubuntu detecta traffic shapping

Ontem, o blog português Remixtures.com fez menção a uma ferramenta que permite saber se o teu ISP está a fazer traffic shapping à tua ligação à net.

Esta ferramenta é uma variante da distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, disponível em 2 liveCDs que se conectam entre si através da internet, utilizando o protocolo bittorrent, para verificarem a existência de traffic shapping. O primeiro CD funciona como semente e o segundo como cliente bittorrent.

Depois de descarregados os dois CDs, o utilizador tem que inserir cada um deles num computador diferente e iniciar sessão. De seguida, tem que executar a aplicação Gemini-Tool, disponível nos dois CDs, e inserir o ip do outro computador. Feito isto, resta aguardar alguns minutos até o teste estar feito e o relatório ser apresentado.

Alojamento Web

Sony vai disponibilizar músicas através de subscrição

O presidente da Sony BMG, Rolf Schmitz-Holtz, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, anunciou que a empresa irá distribuir todas as suas músicas através da internet por uma taxa fixa mensal.

O valor desta taxa, que deverá oscilar entre os seis e oito euros, permitirá aos utilizadores efectuar o download de todo o catálogo músical da editora.

As músicas, diz Rolf Schmitz-Holtz, serão disponbilizadas num formato compatível com todos os leitores portáteis, incluindo o iPod. Presumo que se esteja a referir ao formato MP3.

Curiosamente, hoje soube-se que esta editora e a Warner Music disseram sim a uma parceria com o MySpace, que se especula que ande a preparar uma plataforma musical sem DRM. As receitas desta plataforma do MySpace serão distribuidas entre o site e as editoras participantes.

via O Publico, Alley Insider e Remixtures

Alojamento Web

Mininova está a testar streaming de vídeo através de bittorent

O popular tracker Mininova.org começou a testar um serviço de streaming de vídeos através do muito odiado e amado bittorrent.

Este serviço, desenvolvido em colaboração com a Universidade Técnica de Delft e a Universidade Vrije de Amesterdão, será apenas integrado com a plataforma do Mininova e estará disponível a todos os que quiserem partilhar livremente os seus conteúdos.

Para acederem a este serviço, os utilizadores terão que utilizar a aplicação opensource Swarm Player, desenvolvida pelo projecto Tribler, já que a tecnologia empregue na plataforma difere um pouco do tradicional bittorrent.

A distribuição dos conteúdos através do bittorrent permitirá aos interessados poupar nos custos da distribuição e da manutenção da plataforma, já que os conteúdos são distribuidos e partilhados entre os utilizadores.

via Remixtures.com