RIP GeoCities

26 de Outubro de 2009 fica na história como o dia em que o serviço GeoCities da Yahoo foi encerrado.

Quando foi lançado em 1994, o serviço permitiu a milhares de cibernautas criarem as suas páginas pessoais e afins e partilhá-las com o resto do mundo. Muito por culpa das redes sociais, o GeoCities chegou ao fim.

Sem dúvida que marcou uma geração e nos foi muito útil. Quem não se recorda das já míticas páginas com fundos berrantes, das imagens animadas em .gif a piscarem por todo o lado ou das clássicas páginas com conteúdos escolares de onde retirávamos (por vezes, integralmente) os resumos dos textos para trabalhos da escola?

Independentemente disto, a Yahoo, que já encerrou os registos para o GeoCities há algum tempo atrás, também irá apagar todos os dados das páginas GeoCities.
E é por esta razão que uma equipa de arquivistas está a tentar recolher o máximo de páginas possíveis para que toda esta informação não desapareça sem deixar rasto.
A título de curiosidade, a equipa estima conseguir recolher cerca de 10 terabytes de dados.

RIP GeoCities e obrigado pelas vezes que nos safaste!

Alojamento Web

Raul Solnado (1929-2009)

Raul Solnado

Morreu Raul Solnado (80 anos), actor e humorista conhecido e respeitado pelas suas obras, morreu hoje no hospital de Santa Maria, onde se encontrava internado.
Muitos de vocês devem achar o nome estranho e provavelmente não conhecem, mas certamente já ouviram “a guerra de 1908“, um dos seus trabalhos mais conhecidos.

Rest In Peace

Alojamento Web

RIP Think Secret: 1998-2007

thinksecrettombstonephp.jpg

Morreu hoje, a 20 de Dezembro de 2007, um dos familiares da grande família de blogs sobre Apple. Trata-se de um dos avós desta família, o Think Secret.

Deixando agora estas tentativas de fazer humor e passando à notícia, o site fechou hoje após 2 anos em tribunal com a Apple por violação de segredos da empresa americana. O esta acção judicial acabou em acordo entre as duas partes. Nick Ciarelli, o escritor por trás do site, comprometeu-se a fechar o site caso a Apple aceitasse a não divulgação das fontes e assim se fez. Em declaração no Think Secret, Nick Ciarelli diz estar satisfeito com o acordo e que agora pode avançar com os estudos universitários.

Perdeu-se hoje aquele que para mim era o mais credível dos sites de rumores sobre a Apple.

Imagem retirada do TUAW

Errata: parece que afinal a data de início deste site não foi em 1999 mas sim em 1998. O link não foi alterado para não prejudicar os leitores da feed RSS.