UptimeRobot – Monitorizar o Uptime dos sites

UptimeRobot

UptimeRobot é uma aplicação web que lhe permite monitorizar de forma totalmente gratuitos até 50 sites com um intervalo de verificação de 5 minutos e receber alertas por e-mail e SMS quando o site se encontrar offline. Em breve estarão também disponíveis as opções de receber notificações via RSS ou Twitter.

Mais uma excelente aplicação a ser adicionada à nossa lista “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site“.

Alojamento Web

Exame Informática TV – Episódio 1

A Exame Informática TV é um programa de entretenimento com destaque para as novas tecnologias que fará parte do Sic Notícias.

“Com duração de seis minutos, haverá dois magazines novos por semana: ao sábado às 09:30, com repetições às 15:45 H e 00:45 H, e à quarta-feira às 20:00 H, com repetições às 03:30 e sexta-feira às15:30 H.”

Fique com o primeiro episódio:

Alojamento Web

Crie o seu mini robot

Encontrei no blog de um amigo, uma maneira de como fazer robôs.

Primeiro, necessitamos da cabeça de uma escova de dentes para ser o corpo do Robôzinho:

É recomendado optar por uma escova de dentes nova, alias, tem que ser uma nova…

Agora precisará de um motorzinho, que pode ser daqueles brinquedos vibradores que as mulheres usam…

Agora como o motor irá funcionar? Precisamos de uma mini-bateria, preferêncialmente uma muito forte pra fazer o robô ir mais rápido e que seja uma nova!

Agora basta uni-los com um pedaço de fita espuma, colar na cabeça da escova de dentes de forma a obter o seguinte resultado:

Agora fixe o motor e a bateria na fita:

Agora veja o vídeo abaixo e surpreenda-se com o resultado do seu pequenino robôzinho:

Via: Infows
Alojamento Web

O que é o wget?

O que é o Wget

Para quem nunca ouviu falar e não sabe para que serve, o wget é uma ferramenta para a linha de comandos que permite efectuar o download de ficheiros ou páginas web através dos protocolos FTP, HTTP e HTTPS, recorrendo a várias opções.

Para além disso, o wget não tem um interface interactivo, correndo totalmente na consola, o que permite a possibilidade de o executar em background, sem a necessidade de existir um utilizador logado para que o programa efectue as suas operações.

O wget permite fazer o download total de páginas web em HTML e XHTML, reconstruindo a estrutura base das mesmas e respeitando a informação que lhe é fornecida pelo robots.txt.

Neste artigo vou exemplificar algumas das opções de transferência que o wget permite e que são, a meu ver, bastante úteis.

Continuar um download

Se necessitar de parar uma transferência e pretender continuar novamente mais tarde, deverá usar a opção -c:

wget https://www.webtuga.com/download -c

Traffic shaping / Limitar a velocidade de transferência

Para aquelas pessoas que têm uma ligação à Internet lenta ou de pouca capacidade, esta é a melhor opção para usar o wget sem perturbar as restantes ligações à Internet. Tudo o que necessita é de usar a opção –limit-rate para limitar a velocidade a que a transferência vai ser realizada.

wget https://www.webtuga.com/download –limit-rate=20k

Deixar o wget a continuar a trabalhar depois de sair da conexão SSH

Muitas das vezes necessitamos de efectuar transferências de ficheiros de um servidor para o outro, usando para tal o wget. No entanto, para não haver a necessidade de estarmos conectados ao servidor enquanto o download continua, podemos usar a opção -b ( background ):

wget -b https://www.webtuga.com/download

Guardar os registos ( logs ) num ficheiro

Esta opção é bastante útil, pois permite-nos depurar problemas ocorridos durante a transferência, verificando os registos criados num ficheiro externo.

wget https://www.webtuga.com/download -o $HOME/logstransferencia.txt

Para além destas opções existem muitas mais, que poderão ser encontradas mais detalhadamente no man wget.

Alojamento Web

MessengerTV para Windows Live Messenger

A partir do dia 8 de Maio, o Windows Live Messenger recebeu uma nova actividade chamada MessengerTV ( ver aqui ).

O MessengerTV permite aos utilizadores do serviço, visualizarem vídeos do portal MSN Video em simultâneo com os seus contactos.

Para tal deverá adicionar o utilizador robot do MessengerTV ( messengertv@live.com ) e em seguida enviar uma mensagem a esse mesmo contacto, que irá convidar-lo para iniciar a actividade de MessengerTV.

Aparecerá uma widget na sidebar, tal como aparece em baixo:

Curiosidade: Algum dos desenvolvedores da Microsoft, responsável pelo site do MessengerTV esqueceu-se de retirar o lorem ipsum… 😛

Alojamento Web

MIT desenvolve robô capaz de expressar emoções

nexiO MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com a Xitome Design, desenvolveram o Nexi: um robô que consegue movimentar a cabeça em quatro direcções, reproduzir expressões faciais e deslocar-se à mesma velocidade dos humanos.

Para se movimentar à mesma velocidade que um humano, é usada uma base semelhante ao Segway em vez de pernas, o que lhe permite uma movimentação rápida e também um equilíbrio automático.

A face do Nexi, desenvolvida em parceria com a Xitome Design, consegue expressar 15 diferentes expressões faciais e movimentar as sobrancelhas, boca, olhos, etc, para realçar essas mesmas expressões. Quatro microfones permitem localizar a origem do som, um outro é usado para a captura de voz e um altifalante é utilizado para sintetizar a fala. Cada olho tem uma câmara que captura imagens a côr e um sensor de infravermelhos para detectar e evitar obstáculos, mesmo num local sem luminosidade.

As expressões faciais, movimento, visão, sintetização de voz, comunicação sem fios e outras funções são controladas através de um computador embebido que utiliza GNU/Linux, sendo possível controlar o Nexi remotamente.

Este robô, à primeira vista, pode parecer assustador. Mas, para mim, é fascinante, porque tem a capacidade de reproduzir expressões faciais e manter uma conversa, mesmo que ainda seja um pouco artificial.

Vídeo do Nexi, via Exame Informática e Daily Tech

Alojamento Web

BBClone 0.4.9c – Um web analytics gratuito

BBclone é um contador de visitas em PHP que fornece informações detalhadas de cada visita como o browser usado, o país e o IP.

Esta é uma ferramenta bastante util para webmasters que querem saber mais informações sobre quem anda a visitar o seu site, podendo assim melhorar as suas estratégias para aumentar as visitas.

O BBclone guarda as seguintes informações de cada visita:

  • Endereço de IP
  • Hostname,
  • Sistema Operativo
  • Robots
  • Navegador ( Browser usado )
  • Referer (de onde é que a visita vem)
  • Data da visita
  • Número de vezes que visitou determinada página
  • Número de visitas
  • Páginas mais visitadas
  • Ultima página visitada
  • Motor de busca e palavra pesquisada
  • Ranking dos países mais frequentes, referers, sistemas operativos, browsers, robots e hostnames

Homepage: BBclone

Alojamento Web

Weblog faz 10 anos

aniversário do conceito weblogHoje, o conceito Weblog, faz 10 belas primaveras. Quase na adolescência, e ainda tem um hype pujante!

Weblog é um conceito criado por Jorn Barger em 1997, quando este pôs em prática uma forma de actualizar as links que apareciam no seu diário online – daí a palavra weblog: web + log.

Ainda hoje, o primeiro Weblog se mantém online, neste endereço.

Hoje em dia, o weblog chama-se blog, designação que recebeu no ido ano de 1999, e é a ferramenta de eleição dos geeks portugueses para "flamar" tudo e todos (eu incluído).

ps: Obrigado ao tiagotex por me ter chamado a atenção para esta data.

Alojamento Web
Alojamento Web

O robô voador

Com o Natal aí à porta – e a febre consumista a seu lado -, uma empresa decidiu lançar aquela que é, muito possivelmente, a sensação deste inverno: o Flying R/C Robot. Este pequeno robô é capaz de andar em terra, de voar a uns impressionantes 48Km/h e ainda de imitar o som de lançamento de misseis.

A 48Km/h, qualquer piloto menos experiente é capaz de fazer uma aterragem menos boa ou testar a integridade do robô contra uma parede. Para evitar isso, o Flying R/C Robot foi construido com materiais resistentes ao choque.

O Flying R/C Robot está disponível em dois modelos diferentes: um vermelho a 27MHz e outro azul a 49MHz. Ambos custam €44 ($64,99) a unidade e prometem horas de brincadeiras parvas e divertidas.

{Fonte: Uber Gizmo}