UptimeRobot – Monitorizar o Uptime dos sites

UptimeRobot

UptimeRobot é uma aplicação web que lhe permite monitorizar de forma totalmente gratuitos até 50 sites com um intervalo de verificação de 5 minutos e receber alertas por e-mail e SMS quando o site se encontrar offline. Em breve estarão também disponíveis as opções de receber notificações via RSS ou Twitter.

Mais uma excelente aplicação a ser adicionada à nossa lista “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site“.

Alojamento Web

GlobPT reforça Rede WebTuga!

GlobPT

A partir de hoje a Rede de Blogs WebTuga conta com mais um elemento, o GlobPT, tornando assim os assuntos discutidos nos nossos blogs mais amplos.

Como podem reparar, o WebTuga há já algum tempo que tem uma categoria chamada “Random Stuff” que engloba uma variedade infinita de assuntos. O GlobPT é de certa forma um projecto que tem esse objectivo, ou seja, discutir assuntos aleatórios e diversos num único local, tendo como principal blogger o carismático João Silas.

O GlobPT apesar de só agora integrar a rede WebTuga, não é novo por estas andanças do blogging, sendo já subscrito por mais de 400 leitores via RSS e marcando presença nas redes sociais como o Twitter (@globpt).

Para além da entrada na rede WebTuga, foi criado também o novo logótipo do projecto que será integrado em breve no site, quem sabe também com uma nova aparência.

Está portanto assim oficialmente oficializada a oficialização oficial da entrada do GlobPT para a Rede WebTuga.

Esperamos que todos tenham gostado da surpresa natalícia que vos reservamos e pedimos que fiquem atentos porque em 2010 haverá mais! 😀

Alojamento Web

Is My Blog Working?

Is My Blog Working

Is My Blog Working é o nome de um novo web service que lhe permite verificar o estado do seu blog, se o mesmo está online, que plataforma utiliza, qual o nome do theme utilizado, qual o tempo de resposta, se o rss feed está acessível, se existe um robots.txt, quantos resultados são encontrados no Google e muito mais.

Poderá também subscrever o RSS feed do estado, possibilitando-lhe o acompanhamento do estado do seu blog através do seu leitor de RSS Feeds.

So, Is My Blog Working?

Click here for to learn more about how to start a blog.

Alojamento Web

Notícias do WebTuga no seu site

WebTuga Noticias

A partir de agora é mais fácil adicionar as noticias do WebTuga no seu site, bastando adicionar o seguinte código em qualquer pagina do seu site:

<script src="https://widgets.webtuga.com/widgetrss.php" type="text/javascript"></script>

Poderá personalizar o widget via css, alterando os atributos da id “webtugarss” e criar um widget que se integre no seu design, veja este exemplo:

WebTuga Widget RSS Green

Espero que gostem e que usem… cliquem aqui para ver uma demonstração.

Alojamento Web

Streamy – Agregador de RSS online

StreamyQuem quer estar a par de tudo, necessita de ter fontes de informação, no entanto existem tantas fontes de informação que é quase impossível acompanhar todas as fontes.

Para resolver, ou pelo menos diminuir a carga deste problema, existem as RSS feeds que permitem exportar toda a informação para um único local utilizando um agregador de RSS para desktop, como por exemplo o YeahReader ou o RSSOwl, ou então um agregador de RSS online como o Google Reader, que é a solução que eu utilizo.

O Streamy é um agregador de rss online que para além de lhe permitir agregar RSS feeds, permite-lhe juntar vário conteúdo numa página dinâmica e partilhar informação com outros utilizadores do serviço.

Poderá adicionar a sua conta Twitter, Facebook, Digg, Flickr e FriendFeed e ainda actualizar o seu estado nesses serviços através do Streamy.

É ainda possível encontrar novas fontes de informação graças ao Streamy, no entanto este ainda é bastante recente e não tem muito para lhe oferecer.

A página é bastante rápida de navegar graças ao uso de Ajax e torna assim muito fácil a leitura de vário conteúdo, no entanto continuo a preferir o Google Reader.

Alojamento Web

Ultimate Live no Webtuga

logoul-1

Ola leitores, hoje resolvi transferir meus visitantes pra aqui do Ultimate Live, afinal estou sem tempo, e trazendo eles para ca estou a poupar trabalho, pois escrevia no meu site, Ultimate Live e aqui no Webtuga.

Transferido:

Feed RSS

Pagerank (Links)

Nem sequer avisei ao cenourinha, espero que ele tenha  gostado, pois quero ver o Webtuga Mais grande do que ja se faz.

A linguagem de escrita nao sera um fator problematico, continuarei a escrever em pt-pt.

Tudo que vier a ser, desde agora ja se faz.

Alojamento Web

Oxite – plataforma de blogging OpenSource da Microsoft

Oxite

E quando hoje escrevi a falar do interesse da Microsoft em relação ao OpenSource, parece que não disse nada que não fosse verdade.

Ao que parece, a Microsoft lançou hoje uma plataforma de blogging opensource. Oxite é o nome do gestor de conteúdos lançado pela Microsoft sob a Microsoft Public License.

O software integra a API do Gravatars, tem pingbacks e tracksbacks, RSS feeds, comentários e a MetaWebLog API que permite a utilização de um cliente de blogging para escrever directamente para um blog desenvolvido na plataforma Oxite.

O único senão desta plataforma é o facto de ser desenvolvido em ASP.net como seria de esperar, o que impossibilita correr um blog com Oxite em servidores Linux (pelo menos sem recorrer a ferramentas de virtualização ou emulação da línguagem).

O Oxite está disponível no novo site CodePlex.

Alojamento Web

NetVibes com suporte para OpenSocial

NetVibes

O NetVibes tem sido para mim um dos projectos mais bem conseguidos na Web 2.0.

Desta vez o NetVibes apresenta uma interface redesenhada e o suporte para OpenSocial.

No NetVibes poderá agregar a partir de agora não só notícias de blogs/sites por RSS, ou conteúdo das Widgets disponíveis no UWA, mas também colocar na sua página inicial informação acerca dos seus contactos das redes sociais em que participa.

Com o OpenSocial poderá juntar o MySpace, Hi5, Orkut, FaceBook e o Friendster numa única página em conjunto com as notícias dos blogs que lê.

Deixo aqui um conjunto de vídeos que representam e demonstram algumas das novidades do NetVibes.

NetVibes: Canvas View

NetVibes: Feed Views

NetVibes: OpenSocial + UWA

NetVibes: Layout Flexível

Junte-se ao Universo WebTuga no NetVibes.

Alojamento Web

Google Reader com novo design

Google Reader

O Google decidiu presentear-nos com um novo design no leitor de RSS, o Google Reader.

Apesar de algumas mudanças serem bastante interessantes como os menus extensíveis, o Google Reader tem agora um aspecto tosco, ou seja, está com um aspecto quadrado que nada se assemelha a um site na vertente Web 2.0.

Para além das mudanças de design, é agora possível mostrar ou não os contadores de artigos ainda não lidos, minimizar os menus laterais e ainda encontrar mais facilmente novas fontes de informação.

Podem ver o anúncio oficial aqui.

Alojamento Web

Google vai lançar subscrição de pesquisas por RSS

De acordo com o Search Engine Land, o Google vai começar a disponibilizar feeds RSS para as pesquisas. Esta funcionalidade deverá ser disponibilizada dentro de pouco tempo.

A subscrição de pesquisas será parte integrante do Google Alerts, um serviço do Google que envia por mail actualizações sobre resultados de pesquisas definidos pelo utilizador.

via ReadWriteWeb