Vídeo Google Datacenter

Nos últimos dias o Google tem revelado alguns detalhes acerca dos seus servidores e também das DataCenters.

Recentemente lançou um vídeo que mostra uma DataCenter com 45 mil servidores distribuídos por 45 contentores.

A Sun Microsystems também já vende mini-datacenters dentro de contentores, o chamado Blackbox Project.

Alojamento Web

Rapidshare Down (offline)

Rapidshare

Ao que parece, o Rapidshare está offline ou pelo menos não está acessível via browser, pois é ainda possível enviar um ping para os servidores e obter uma resposta.

Numa pequena consulta na pesquisa do Twitter, podemos verificar que várias pessoas se queixam do mesmo problema.

O Rapidshare é uma das maiores redes de servidores de partilha de ficheiros directos por http, que permite ter as melhores velocidades de partilhas, devido às ligações dedicadas e aos servidores disponíveis em todo o mundo.

Actualização: Rapidshare está de volta, parece estar tudo a funcionar em condições.

Alojamento Web

Voxli – Teamspeak pelo seu browser

Voxli

Voxli é um sistema que permite através do seu browser iniciar uma conversa de áudio muito ao género dos servidores TeamSpeak.

O Voxli funciona via flash, no entanto necessita de um plugin adicional que tratará de se certificar que todo o sistema funciona correctamente com o seu hardware.

Poderá criar novas salas/canais de conversa, convidar os seus colegas e ainda editar uma série de preferências.

É ainda possível definir uma tecla do seu teclado para que ao ser premida o seu microfone fique activo, tal como no TeamSpeak.

O único contra neste sistema, é o facto de não funcionar em Linux, pelo menos sem algumas alterações (provavelmente bastará mudar o user-agent e o serviço já funciona em Linux).

Alojamento Web

Apache perde terreno para IIS 6 nos Estados Unidos

Um estudo realizado pela empresas Port80 Software aponta para um decréscimo do webserver Apache nos sites do Fortune 1000, em detrimento do IIS 6 da Microsoft .

De acordo com este estudo, desde Agosto de 2006 que o IIS 6 tem vindo a ganhar terreno sobre o Apache e sobre os seus congéneres ISS 5 e 7, conseguindo um aumento de 9,5% desde então. A crescer também, estão as linguagens server-side da Microsoft – Asp e Asp .net -, que totalizam 51,5% deste top.

O Fortune 1000 é uma lista de referência mantida pela revista de negócios Fortune , onde estão as 1000 maiores empresas americanas.

Como o Fortune 1000 apenas diz respeito às empresas americanas e há mais países no mundo para além dos Estados Unidos da América, é difícil dizer se realmente o Apache tem vindo a perder terreno nos servidores de todo o mundo ou se é apenas uma tendência americana.

{Fonte: Port80 && PCWorld}

Alojamento Web

Web Hosting Information

Hoje em dia não existem 10, nem 100, nem 100 empresas que prestam serviços de hosting, mas sim milhares e milhares delas.

Para além de serviços de alojamento pago, existe uma grande percentagem de ofertas de alojamento gratuito disponível pela grande rede.

Desde serviços de alojamento gratuito, alojamento pago, contas de revenda, virtual private servers a servidores dedicados, existem várias empresas a oferecerem estes serviços, tanto a nível internacional, como a nível nacional e com preços cada vez mais acessíveis ao utilizador domestico.

Nos Estados Unidos da America existem centenas de Data Centers que suportam milhares de servidores que por sua vez mantêm milhões de websites em pé. Em Portugal o mercado está a avançar e já existem umas 3 ou 4 Data Centers com qualidade para servirem os melhores sites made in Portugal.

Para as páginas mais simples, os Internet Service Providers, como o Sapo, a Clix, a NetCabo entre outros, oferecem um pequeno espaço de alojamento para páginas em html nos seus servidores.

Para páginas que necessitem de programação PHP e de acesso a base de dados, existem serviços gratuitos, como o WebTuga Hosting e também serviços pagos como o WebLusa SP. Ambos prestam bons serviços, no entanto para sites com bastantes requisitos, é recomendado ser alojado num bom servidor, para que não haja problemas em ter a conta gasta por excesso de gastos de recursos no servidor.

Para aqueles que estejam indecisos em que serviço apostar, existe uma página de seu nome Web Hosting Information que reúne os 10 melhores serviços de alojamento do ano.

O site avalia cada serviço de hosting a fundo e classifica-o, deixando todas as informações que os levaram a dar uma determinada avaliação.

É possível enviar sugestões de Service Providers que acha que valem a pena estar na lista do próximo ano e ainda é possível enviar feedback em relação a serviços que já testamos.

Se quiser obter mais informação acerca de um dos servidores do top 10, poderá contactar o webmaster do site através do formulário de contacto.

Homepage: web site hosting

Alojamento Web

“O Ubuntu é perfeito”

São palavras da Microsoft, não são minhas.
A Microsoft disponibilizou o download da versão desktop do Ubuntu, no site Windows Marketplace.

O download estava na subsecção "BIOS & System Update Downloads" e era descrito como perfeito para desktops, portáteis e servidores.

Quem lá inseriu o Ubuntu já deve ter sido recambiado para o desemprego, quase de certeza. Para os cépticos, deixo o texto original do site e um screenshot.

This is the desktop version of Ubuntu. Ubuntu is a community developed operating system that is perfect for laptops, desktops, and servers. Whether you use it at home, at school or at work Ubuntu contains all the applications you’ll ever need, from word processing and e-mail applications, to Web server software and programming tools. Ubuntu is and always will be free of charge. You do not pay any licensing fees. You can download, use and share Ubuntu with your friends, family, school or business for absolutely nothing.Version 7.04, named "Feisty Fawn," adds the Ubuntu Studio, a multimedia editing and production suite, to the distribution.

Ubuntu no Windows Marketplace

Fonte: Grawklaw

Alojamento Web

[WebTuga] Razão da manutenção


Nos ultimos dois dias o WebTuga este offline devido a problemas com o servidor onde este se encontrava.

Como todos sabem o WebTuga não tem nenhuma fonte de apoio monetário, o que nos fez a encontrar um servidor mais barato.

Mas como diz o ditado "O barato, sai caro.", o servidor novo não aguentou com o WebTuga, tendo sido a conta suspensa.

Resposta da empresa de hosting:

This account was using 20% average CPU cycles and will not be able to be hosted on our servers as it was slowing the entire Dual Xeon down.

Portanto tivemos de mudar para um novo servidor, ao qual chegamos à conclusão que a WebLusa seria a melhor opção, não apenas por ser nacional e ter um bom servidor ( Xeon Quad-Core ), mas também pelo baixo preço e pela rapidez de resposta em pedido de suporte.

Sendo assim pedimos desculpa pelo tempo sem o "bixo", mas preparem-se pois voltamos em força.

Deixo aqui algumas novidades no mundo da tecnologia.